Para você, microempreendedor individual que precisa, mas não sabe como alterar dados do MEI, temos uma boa notícia: você acaba de chegar no lugar certo. 

A seguir, respondemos a algumas dúvidas que são bastante comuns, por exemplo, como alterar endereço do MEI. Confira!

Qual o site oficial do MEI?

O site oficial do MEI é o Portal do Empreendedor. Através dele é possível fazer alguns processos como o pagamento da mensalidade por meio da emissão do DAS-MEI e o acompanhamento para a declaração do imposto de renda anual. 

Além disso, também é por ele que você pode alterar dados do MEI.

Ele funciona como um canal para atender com mais rapidez e facilidade os milhões de microempreendedores no Brasil.

Passo a passo para alterar os dados do MEI

No Portal do Empreendedor, acesse a área “Já sou MEI” e escolha por “Alteração de dados cadastrais”

Em seguida, será necessário optar pela opção “passo a passo para alteração” e depois em “solicitar”.

Depois de fazer o login com seu nome completo, email, CPF e telefone, você ganha acesso a um formulário para fazer as alterações nos dados do cadastro MEI.

Além de alterar o endereço de MEI gratuito, você também poderá fazer outras mudanças em seus dados, como: 

  • alterar o capital social;
  • excluir ou alterar o nome fantasia;
  • alterar ou excluir e-mail;
  • alterar a ocupação;
  • alterar telefone;
  • alterar endereço entre municípios, dentro do mesmo estado;
  • alterar endereço entre estados;
  • alterar endereço dentro do mesmo município; 
  • alterar a forma de atuação (atividades econômicas principal e/ou secundária).

Quais são as limitações para alterar os dados do MEI?

Segundo o antigo site do Portal do Empreendedor, o usuário pode efetuar até 2 acessos por dia na área de alteração de dados do cadastro. Em cada acesso que o MEI faz, ele tem direito a até 8 alterações nos campos do formulário.

Isso significa que cada microempreendedor pode mudar 16 dados em um dia, caso faça em 2 acessos, com 8 mudanças em cada. 

O Governo pede um prazo de 48 horas para mudar de fato os novos dados registrados.

​​Quais dados do MEI não podem ser alterados?

A razão social do MEI não pode ser alterada, afinal, é o nome registrado junto ao governo e outros órgãos, estando presente em todos os documentos emitidos por você.

Além disso, outros dados que não podem ser alterados pelo MEI estão: 

– Razão Social;

– CPF;

– Data de Nascimento;

– Nome da mãe; 

– Endereço. 

Posso alterar minha atividade como MEI?

Sim. Contanto que sua nova atividade conste na Lista de Atividades do MEI, você pode atualizar o registro da atividade primária e das secundárias no formulário.

Para facilitar o processo é possível acrescentar a atividade como secundária, já que a categoria do MEI permite até 16 atividades secundárias registradas.

Também é possível alterar o endereço, e a mudança de sede não afeta o seu número de CNPJ MEI, que continua o mesmo.

Como mudar a área de atuação do MEI?

Você também vai precisar acessar o Portal do Empreendedor e seguir as mesmas etapas acima, até a opção “Solicitar”. Preencha todos os dados pessoais e informações complementares. 

No campo “Dados para alteração”, você poderá escolher a ocupação principal do negócio e até 15 opções de ocupações secundárias, além do nome fantasia. 

Finalize enviando o formulário, imprima o novo Certificado de Condição de Microempreendedor.

Como adicionar atividades secundárias no MEI?

O processo é totalmente gratuito e pode ser feito diretamente no Portal do Empreendedor. Ao acessar o portal, clique em solicitar a atualização cadastral e preencher com os dados para adicionar atividades secundárias. 

É importante saber como funcionam as alterações cadastrais do MEI para eventuais mudanças. O empreendedor também pode contar com um sistema de gestão para que os processos de venda e gestão fiquem totalmente automatizados, reduzindo custos, aumentando a eficiência e facilitando o trabalho do dia a dia.

Preciso pagar para alterar a minha atividade?

Caso você queira alterar a atividade para alguma que não faça parte da lista de atividades permitidas pelo MEI, será necessário dar baixa no CNPJ MEI e se enquadrar em outra categoria que faz parte do Simples Nacional – como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Entenda quais são elas no artigo, “Lista de atividades permitidas no MEI“.

Como alterar de MEI para ME?

Quando o faturamento do MEI já não é mais suficiente para a empresa e o negócio precisa faturar mais do que o limite de R$81 mil ao ano, o empreendedor precisa pensar em alterar seu cadastro MEI para ME. 

Para isso é preciso solicitar o desenquadramento do MEI no Portal do Simples Nacional

Isso basta também caso precise alterar a natureza jurídica para EI (Empreendedor Individual). Quando o motivo da alteração é o aumento do faturamento anual, é preciso também ajustar o valor recolhido durante o ano anterior através de um novo DAS. 

Após esse processo é preciso comunicar a Junta Comercial do seu estado e comunicar o desenquadramento do Simei, podendo então atualizar os dados cadastrais nos órgãos locais como Prefeitura e demais órgãos, conforme solicitado na legislação do seu município, também devem ser comunicados, bem como a Sefaz, Secretaria de Estado da Fazenda. 

A importância de manter os dados do MEI atualizados

Manter os dados da empresa atualizados, seja MEI assim como em outra categoria de empresa, é fundamental para que a contabilidade do MEI possa ser feita de maneira correta. Isso envolve diretamente também o acompanhamento de contas para que possa facilitar alguns processos como o processo de empréstimos para MEI.

Organização para ampliar o negócio

A atualização de dados da sua empresa é sinônimo de organização.

Para isso, entretanto, é fundamental manter a gestão eficiente em múltiplas áreas, por exemplo, o controle financeiro e fiscal vai te ajudar a monitorar o faturamento e identificar o momento de mudar de MEI para ME, por exemplo.

Para isso, o ERP Bling! é a solução ideal porque oferece para os empresários que são MEI vantagens para gestão e organização do seu negócio.

Com o apoio do Bling! otimizando processos burocráticos e reduzindo os custos das operações, sua empresa vai ganhar gerenciamento financeiro profissional.

Gostou? Então acesse nosso site e entenda todos os benefícios que oferecemos a você e ao seu negócio.

Tudo com preço acessível para MEI e com uma ferramenta fácil de usar.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como nosso software funciona!