Em uma empresa, os setores devem sempre pensar na comunicação entre si: o administrativo, o estoque, a logística e o financeiro. Porém, quando algum processo falha, ou alguma atitude fora do esperado precisa ser tomada é hora de colocar em prática uma operação de retaguarda ou o back office. É um projeto que visa garantir a qualidade do trabalho ao cliente, mesmo em uma situação adversa.


Trata-se de uma retaguarda para solucionar problemas de forma imediata, portanto todos os setores da empresa podem ser considerados um back office, como forma a dar suporte ao cliente se necessário.


O que é backoffice?


Em tradução livre do inglês o termo back office ou backoffice é retaguarda, e é a partir deste processo que o gestor busca corrigir erros na operação, que possam afetar os resultados.


No cenário de e-commerce, devido às características da compra, o processo ganha destaque ainda maior, pois exerce papel de suporte. Os profissionais envolvidos na linha de frente acabam sendo indispensáveis, pois garantem a continuidade da operação, sem prejudicar o cliente.


Importância do back office para o seu negócio


Os profissionais envolvidos na área de back office têm sempre o papel de identificar problemas e gerar soluções, antes que a falha no processo impacte na experiência de compra do cliente.


O back office faz parte da gestão interna da empresa e toma para si a função de fazer as coisas acontecerem, mesmo quando sair algo fora do esperado.


O back office se aplica à todas as empresas?


É importante destacar que o processo é geralmente realizado pelos profissionais que prestam serviços indiretos. Um exemplo é em um estabelecimento comercial a atividade não compete a quem vende, mas quem está por trás da operação. É um grupo amplo que participa do processo mas não realiza a atividade fim, que no caso é vender. É importante reconhecer que nada acontece sem retaguarda dos setores complementares.


Portanto o back office se aplica sim a empresas de todos os portes, como uma forma de dar suporte para solucionar os problemas e adversidades de forma imediata.


Cuidar do back office é uma segurança para a empresa


Ou seja, nenhuma empresa sobrevive somente com uma área funcionando. É a junção das equipe e das suas expertises que realiza os objetivos e os sucessos das empresas. Ter operações de back office é uma segurança para algum momento de dificuldade, a empresa continue se mantendo em movimento.


Investir no back office é uma forma de apostar no crescimento orgânico da empresa. Através do controle e previsões das atividades e imprevistos. O gestor deve organizar as equipes antecipadamente para poder ficar tranquilo caso algo aconteça fora do esperado.


Modernizar as operações e dar autonomia para as equipes se organizarem também é importante para que o colaborador entenda a importância de manter processos aparelhados e uma retaguarda eficiente. O back office é uma tarefa prioritária e deve existir nos negócios de todos os portes, desde as grandes empresas até as organizações que estão se estruturando.


Gestão automatizada


Os controles de gestão manuais acabam facilitando o acontecimento de problemas, isso por que falhas humanas acontecem com maior frequência quando precisa-se cadastrar dados a qualquer movimento de produto ou serviço. A tecnologia é uma ferramenta do nosso tempo para tornar o trabalho mais dinâmico e mais assertivo.


As falhas prejudicam e atrasam os resultados desejados, por isso não vale correr riscos e viver preocupado. A ação é o melhor caminho: automatizar a gestão e organizar a equipe para ter estratégias no back office eficientes.


A prática de back office não se pode depender apenas de planos e suposições. É fundamental ter uma gestão organizada, e para aumentar resultados e reduzir desperdício de tempo nada melhor do que um sistema de gestão como o Bling.


Com a gestão interna interligada, pensar em soluções com base em resultados também se torna um processo mais simples. Um ERP integra as diferentes áreas e reduz os ruídos de informação, assegurando uma administração compartilhada e ainda auxiliando nas tomadas de decisão.


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