Um dos principais desafios na vida de um empreendedor consiste em acompanhar as tendências do mercado e saber se utilizar das ferramentas que ele oferece, obtendo, assim, um trunfo para vencer a concorrência. Por este motivo, hoje apresentamos a você um conceito inovador, capaz de oferecer uma série de benefícios para seu negócio, seja ele um comércio virtual ou um estabelecimento físico. Estamos falando do Cloud Computing. Acompanhe este post, tire todas as suas dúvidas e conheça algumas das vantagens que esta tecnologia pode trazer para o seu empreendimento!

O que é cloud computing?

Em linhas gerais, a definição mais aceita de cloud computing refere-se a um modelo computacional que permite utilização, compartilhamento e gestão de recursos, informações e aplicativos sem a necessidade de instalação de programas nos computadores de sua empresa – todos os dados ficam armazenados em servidores da internet, conhecidos como nuvens, daí o termo cloud computing (computação em nuvem).

Quais são os benefícios do cloud computing?

Agora que você já conhece a definição de cloud computing, confira uma lista com seis vantagens que esta inovação pode oferecer para a sua empresa:

1 – Redução de custos

Reduzir custos é uma etapa fundamental para que seu negócio possa driblar a crise e o cloud computing, sem dúvidas, te oferece este benefício. Primeiramente, você não precisará se preocupar com a aplicação de altos investimentos na criação e manutenção de um data center, uma vez que todos as informações empresariais serão geridas pelo servidor da nuvem. Em consequência disso, os gastos com equipes de TI também serão reduzidos e você poderá optar por times mais enxutos, que se manterão focados no core business de seu empreendimento.

2 – Agilidade nos processos

Outra vantagem que o cloud computing pode oferecer para sua empresa se refere aos ganhos em agilidade. Como isso ocorre? É simples. Caso você precise adicionar novos recursos de TI para a gestão de seu negócio, bastará ativá-los em poucos minutos, por meio do seu provedor de cloud computing. Além disso, a computação em nuvem otimiza a realização de projetos em equipe, tendo em vista que todos os membros do time poderão ter acesso online às informações e dar andamento remoto a uma ação sempre que necessário.

3 – Melhoria nas práticas de gestão

Com a possibilidade do acesso em tempo real a informações gerenciais compartilhadas na nuvem, os empreendedores poderão aplicar um modelo de gestão mais efetivo em suas empresas, acompanhando de modo integral o andamento do negócio e corrigindo falhas em processos no momento em que elas ocorrem, evitando assim que se perca tempo com ações malsucedidas.

4 – Flexibilidade na aquisição de recursos

Imagine que seu empreendimento tenha um pico de vendas durante uma data comemorativa importante. É natural que, nestes períodos, você precise utilizar mais recursos do que o habitual para o gerenciamento de sua empresa, certo? Esta é mais uma vantagem do cloud computing. Por meio deste modelo de computação, você poderá aumentar ou reduzir os recursos contratados com seu servidor sempre que necessário, sem que seja preciso adquirir licenças que costumam possuir alto custo.

5 – Foco na geração de valor

O quinto benefício de nossa lista é, possivelmente, um dos que trará mais ganhos para o seu negócio. Isso porque você poderá concentrar os esforços de sua equipe no desenvolvimento de projetos que ampliem os ganhos da empresa e tragam diferenciais para a marca, já que seus colaboradores não precisarão se preocupar com a manutenção de um data center ou questões de infraestrutura tecnológica.

6 – Aumento de competitividade no mercado

Por fim, todos os benefícios do cloud computing, em conjunto, podem ser traduzidos em um aumento de competitividade diante do mercado. Com a redução de custos, otimização do gerenciamento de processos e concentração no core business empresarial, certamente seu negócio se fortalecerá, ampliando assim, suas chances de crescimento.

E então, gostou deste post? Conhece alguma outra vantagem do cloud computing? Não deixe de comentar aqui e aproveite para nos dizer o que achou do artigo!