HUB de Integração com Marketplaces é o sistema que centraliza todos os processos de gestão de uma operação em marketplaces. Trata-se de uma plataforma que possibilita ao lojista gerenciar todas as contas em marketplaces em um único local, desde a gestão de produtos, até a gestão de pedidos e atendimento ao cliente.

Um HUB Marketplace também pode ser integrado à diversas outras soluções tecnológicas que agreguem ao processo de gestão. Algumas das principais integrações são com ERPs, Plataformas de E-Commerce, Marketplaces, Soluções de Logística e Atendimento.

Qual a importância do HUB Marketplace para a empresa?

A principal função do HUB Marketplace é auxiliar o lojista a gerir com mais eficácia seus canais de venda. Centralizando todos os processos de gestão é possível ganhar produtividade e segurança, além de evitar desperdícios e falhas. Confiram algumas das principais funções onde um HUB Marketplace pode otimizar seu trabalho.

Principais funções do HUB Marketplace

Cadastro e Edição de Produtos / Anúncios

A primeira etapa após iniciar as vendas em marketplaces sempre será o cadastro de produtos. O cadastro de produtos é uma etapa essencial para o sucesso nas vendas, por isso ele não pode ser menosprezado.

Cada marketplace possui um conjunto específico de regras na publicação de anúncios. O HUB é responsável por entender e tratar essas regras, reduzindo o trabalho do lojista e possibilitando que ele se atente somente às informações do produto.Nesse ponto, é importante salientar a relevância de criar cadastros completos para cada produto. Você deve sempre levar em consideração a importância do código SKU e a importância do código EAN em seus cadastros. Se você não utiliza e não sabe como criar, você pode encontrar facilmente dicas para criar códigos SKU.

Além do cadastro inicial, o lojista sempre precisará realizar edições em seus anúncios. Para as edições também existem regras diferenciadas entre cada marketplace, todas tratadas pelo HUB. 

O auxílio do HUB na gestão de produtos pode ser ainda mais amplo. A Venda.la permite que o lojista resgate o cadastro de produtos que já possua no ERP ou em algum marketplace, e importe esses anúncios para o novo canal de vendas, necessitando apenas preencher possíveis campos extras que sejam específicos do novo marketplace. Quem já possui anúncios no Mercado Livre, pode resgatá-los e enviá-los para o B2W Marketplace sem nenhuma adaptação.

Gestão de Pedidos de Marketplaces

A gestão de pedidos de marketplaces é um processo diária para todas as empresas que atuam nessa área. O HUB é responsável, dentre outros processos, por:

  • Centralizar os pedidos de todos os marketplaces em um único local;
  • Conferir os dados do pedido, do produto e do comprador;
  • Controlar o estoque dos produtos vendidos;
  • Disponibilizar os dados do comprador para Emissão de NFe;
  • Resgatar e/ou Gerar as Etiquetas de Envio;
  • Comunicar o cliente e o marketplace sobre o andamento do pedido.

Sem utilizar um HUB Marketplace para essas funções, o lojista perde muito em produtividade, investindo muito tempo para realizar cada procedimento em um sistema diferente.

O HUB Marketplace Venda.la não se limita a centralizar essas funções para o lojista, mas também em automatizar cada uma dessas etapas. O sistema confere os dados do pedido, verifica se há produto em estoque e faz automaticamente a baixa desses produto em todos os marketplaces integrados e no ERP do lojista. A própria Venda.la envia o pedido ao ERP, emite e resgata a NFe. Ela também resgata a Etiqueta de Envio do marketplace, ou gera a etiqueta pelo contrato dos Correios do lojista. Até a impressão da NFe e da Etiqueta de Envio é feita automaticamente pela Venda.la. É uma maneira segura de tornar o trabalho de gestão mais rápido e confiável.

Centralização do Atendimento ao Cliente em Marketplaces

Assim como uma loja física, quem vende em e-commerce e em marketplace também necessita prestar atendimento ao consumidor. O HUB Marketplace possibilita ao lojista prestar esse atendimento dentro do mesmo sistema onde gerencia toda a operação.

Cada marketplace disponibiliza maneiras diferente ao lojista para prestar o atendimento. Dependendo do marketplace, o consumidor por enviar perguntas antes de comprar o produto, ou pode trocar mensagens/e-mails diretamente com o lojista após a compra. Para ambos os casos, a agilidade na resposta é fator essencial para a boa reputação do vendedor.

Ticket de atendimento também são uma forma de atendimento oferecida em alguns marketplaces, por isso, para que o lojista não se perca entre os canais de atendimento, o HUB é responsável por centralizar e facilitar essas integrações.

Se você quer vender ou já vende em marketplaces, utilizar um HUB de Integrações é uma forma de gerenciar melhor e vender mais. O HUB te possibilitará não só centralizar seus marketplaces, mas também integrar seu ERP e disponibilizar diversas outras soluções para agilizar seu trabalho de gestão. Quanto mais eficaz e eficiente sua empresa for, maior será o lucro e o sucesso que ela conquistará nas vendas.

A Venda.la é um HUB Marketplace integrado aos principais marketplaces do mercado, plataformas de e-commerce, sistemas de logística e ERPs, como o Bling. O sistema é focado em automações que buscam eliminar erros humanos e fazer com que o lojista gerencie até 20x mais rápido seus marketplaces. Por este link, você pode contratar a Venda.la com 30% de desconto e com isenção na primeira mensalidade.