Com uma busca rápida pela internet você possivelmente encontrará muitas dicas sobre como vender em vários marketplaces. Também não faltam conteúdos sobre como aumentar as vendas na internet.
Entretanto, o que pouca gente fala é sobre o grande desafio de alavancar as vendas online de forma segura.
Garantir a estabilidade da operação e a saúde do negócio com grandes volumes de venda não é um processo simples.
Neste artigo vamos falar primeiro sobre como é possível crescer no ecommerce vendendo em marketplace.
Em seguida veremos qual é a melhor maneira de garantir uma operação eficiente que acompanhe esse crescimento.
Confira!
Crescimento do ecommerce e o impacto nos canais de venda online
Desde 2020 o comércio eletrônico vem passando por um crescimento nunca visto antes.
Essa tendência surgiu com a pandemia, mas as compras online parecem ter entrado definitivamente nos hábitos de consumo dos brasileiros.
No primeiro semestre de 2021 as vendas no ecommerce aumentaram mais de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O dado é do 44º relatório Webshoppers, Ebit | Nielsen, que também mostra um crescimento no ticket médio das vendas em 22%. A quantidade de pedidos processados aumentou em 7%.
Vender e comprar em marketplaces virou tendência
Nesse cenário surgiu mais uma tendência que representa grandes oportunidades aos vendedores, a compra e venda por markeplaces.
Em 2020 esse tipo de canal teve um resultado acima da média total do ecommerce.
Enquanto o comércio eletrônico brasileiro cresceu 41% em relação a 2019, os marketplaces tiveram uma expansão de 52%.
Os números mostram que os marketplaces estão consolidados como alternativas para a venda online.
Vender em um shopping virtual aumenta a visibilidade do negócio e ainda permite ter acesso a ferramentas que facilitam a operação.
Em uma pesquisa realizada pelo ecommerce Brasil e o ANYMARKET, quase 60% dos entrevistados afirmaram usar essas plataformas de venda online como alternativa para aumentar as vendas.
Principais desafios para vender em vários marketplaces
Nesse mesmo estudo, os empreendedores foram questionados sobre os principais desafios para digitalizar a operação.
Os dois pontos mais citados foram o valor do investimento e as barreiras de interação com as diversas plataformas de ecommerce.
Outra dificuldade que apareceu entre as respostas foi a falta de infraestrutura robusta para lidar com a demanda de vendas online.
Esse é um problema muito comum entre os vendedores que estão aproveitando a tendência de crescimento do ecommerce.
Não há dúvidas de que o momento é ideal para vender em vários canais e fazer o negócio crescer.
Entretanto, promover um crescimento saudável e com o mínimo de riscos é um grande desafio.
Entre os principais desafios para vender em vários marketplaces podemos destacar:
- Adaptação dos anúncios para os padrões das diferentes plataformas;
- Precificação dos produtos de acordo com o canal de vendas;
- Planejamento e otimização da logística;
- Gestão segura e estável para lidar com um grande volume de vendas;
- Consolidação da marca para obter alta reputação em todos canais;
- Automatização e sincronização dos processos;
- Infraestrutura robusta que acompanhe o crescimento rápido das vendas.
O caminho do crescimento em diferentes canais de vendas
A venda em diversos marketplaces é uma das melhores maneiras de gerar resultados online. Você possivelmente já atua em comércio eletrônico e deve ter isso claro.
Então, surge um novo desafio: lidar com o crescimento da demanda sem colocar o negócio em risco.
Para quem atua em marketplaces, o caminho do crescimento passa, inevitavelmente, pela integração dos sistemas e a automatização dos processos.
Se você quer escalar vendas e expandir o negócio precisa ter uma operação ágil, automatizada e segura.
Afinal, no ecommerce cada detalhe do processo pode ser decisivo para o seu posicionamento dentro das plataformas.
Você precisa ter cada etapa da venda sob controle. Isso inclui desde o preço competitivo e as configurações do anúncio até o contato com o cliente após a entrega do produto.
3 pontos essenciais para crescer de forma segura vendendo em marketplaces
Quando falamos em ter tudo sob controle, pode parecer algo muito complexo. Porém, você não precisa (e nem deve) fazer isso sozinho.
Atualmente, há diversas plataformas no mercado que foram desenvolvidas para apoiar a gestão das vendas online.
Essas plataformas têm um papel fundamental no processo de crescimento de qualquer negócio. Quando falamos em vender através de vários canais, elas ganham ainda mais relevância.
Então, vamos falar sobre esses sistemas de gestão da venda em markeplaces. Também veremos outros pontos que são essenciais para crescer de forma segura.
Tenha um planejamento de expansão
Pode parecer básico demais falar em planejamento para alguém que já tem um negócio consolidado.
Porém, se você deseja ter um crescimento exponencial e saudável será fundamental planejar. Você precisa saber onde quer chegar e como irá percorrer esse caminho.
Existem diversas formas de realizar esse planejamento, você pode escolher aquele que seja mais adequado ao seu perfil.
Pode ser uma boa ideia começar fazendo um plano de crescimento do negócio com o tradicional modelo Canvas.
Monte uma estrutura que acompanhe o seu plano de crescimento
Depois de entender onde você quer chegar e como fará isso, é hora de pensar na estrutura necessária para esse plano dar certo.
Aqui entram as plataformas que comentamos antes. Você precisará ter um sistema ERP que irá auxiliar em toda a gestão do seu negócio online.
Além disso, para vender em vários marketplaces de forma eficiente, será necessário centralizar a operação. Um hub de integração é o ideal para garantir a automatização do processo.
Você precisa escolher um hub que tenha uma infraestrutura robusta o suficiente para acompanhar o seu crescimento.
Também é ideal que ele tenha integração com o seu ERP e outras plataformas. Desta maneira, toda a operação poderá ser centralizada em um único painel de vendas.
Essa integração com markeplaces, ERP e outros sistemas irá garantir o controle que você precisa.
No hub ainda há funcionalidades que permitem trabalhar com inteligência de dados e inovação no ecommerce.
Aproveite o melhor de cada canal de vendas
Com a tendência de crescimento do comércio eletrônico e das vendas em marketplaces, também aumentou a disponibilidade de canais online.
Grandes marcas como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Americanas continuam sendo os mais procurados.
Entretanto, essas não são mais as únicas opções para quem quer expandir as vendas online.
Atualmente, você encontra muitos marketplaces de nicho, por exemplo. Investir nesses canais pode ser uma forma de expandir as vendas com um foco mais assertivo.
Independentemente de ser um markeplace grande ou de nicho, essas plataformas têm algo em comum. Todas oferecem recursos que ajudam a impulsionar as vendas no canal.
Essas funcionalidades vão desde a moderação de anúncios para melhorar o ranqueamento na busca de produtos, até recursos de marketing para promover a sua marca dentro do canal.
Busque as funcionalidades que mais se encaixam na sua estratégia e aproveite o melhor de cada marketplace.
E uma dica final: usar essas ferramentas de forma centralizada, através do painel do hub integrador, irá potencializar ainda mais a sua operação.
Texto produzido por: AnyMarket