Segundo a Abramat, até o final de 2023, o setor de materiais de construção deve crescer 2,0% em relação ao ano anterior. Ou seja, esse mercado é uma ótima oportunidade para quem deseja abrir um negócio. 

Se você quer empreender nesse nicho, o primeiro passo é aprender como montar uma loja de material de construção! Afinal, existem fatores essenciais para começar um empreendimento de sucesso. 

Quer saber quais são eles? Continue a leitura e descubra o valor necessário para investimento e o que não pode faltar na sua loja!

Quanto custa montar um depósito de material de construção? 

Para definir qual o valor de investimento para abrir um depósito de material de construção, primeiro, é preciso pensar em nos fatores imprescindíveis ao negócio que demandam gastos, como: 

  • infraestrutura;
  • capital de giro;
  • equipe de atendimento;
  • variedades de produtos.

Por isso, chegar a uma resposta absoluta não é possível! O que pode te ajudar a entender a média de valores é realizar uma pesquisa de mercado. 

Entender como o nicho funciona, qual o melhor local para a abertura do empreendimento, e as mercadorias e equipamentos essenciais são detalhes que vão determinar seu custo inicial. 

Outro fator que deve ser pensado é no tamanho da loja. Por exemplo: as despesas serão bem menores se você optar por montar um depósito pequeno, comparado aos custos de abrir um estabelecimento grande. 

Sendo assim, não deixe de avaliar todas as condições e pontos relevantes para a abertura do negócio. Dessa forma, você saberá exatamente como montar uma loja de material de construção que cabe no seu bolso.

Como montar um depósito de material de construção?

A primeira etapa para empreender, independentemente da área, é a criação de um plano de negócios. Este documento é muito importante, porque descreve as metas da empresa e os caminhos para chegar ao grande objetivo: o sucesso. 

Nessa etapa, é recomendado considerar alguns pontos, tais como: 

  • público-alvo;
  • concorrentes;
  • diferencial competitivo. 

Feito isto, o passo seguinte é se inteirar sobre as obrigações legais e fiscais. As principais documentações para abrir a loja de material de construção são: 

  • registro na Junta Comercial e na Secretaria da Fazenda;
  • alvará de funcionamento; 
  • inclusão nas entidades sindicais patronais; 
  • permissão do corpo de bombeiros.

Para evitar contratempos nesse processo, você pode contar com a ajuda de um contador ou administrador. 

Após elaborar o plano de negócios e regularizar seu negócio, agora é hora de aprender como montar uma loja de material de construção. Veja algumas dicas a seguir!

1. Pesquise a localização

Para abertura de uma loja física, a localização é um dos detalhes que mais demandam cuidado. 

O ideal é optar por um lugar estratégico, de fácil acesso e com uma boa circulação de pessoas

Como o comércio online vem ganhando espaço em diversas áreas, uma sugestão é abrir uma loja virtual para o seu empreendimento. 

Para isso, além dos passos que já citamos, você precisa encontrar uma plataforma de e-commerce que melhor se adequa a sua proposta, e contar com um ótimo sistema de logística. 

2. Apresente uma boa estrutura

Achou o espaço ideal para a sua loja? Então, vamos para o ponto seguinte: a estrutura. 

Nessa etapa, alguns aspectos não podem passar despercebidos, como: 

  • ter uma boa organização; 
  • manter o ambiente limpo; 
  • definir os espaços para estoque, atendimento ao cliente e escritório.

3. Encontre fornecedores de qualidade

Não há dúvidas de que a escolha certa dos fornecedores é vital para a saúde de um negócio. No nicho de materiais de construção, isso não é diferente. 

Além da qualidade dos produtos, considere outros fatores no momento de escolher seus parceiros, como: preço, disponibilidade de entrega, formas de pagamento e prazos de recebimentos.

4. Capacite os colaboradores

Contar com uma equipe capacitada no atendimento ao cliente e que tenha conhecimento sobre os produtos pode ser um grande diferencial. 

Sendo assim, invista em treinamento para os colaboradores, pois essa medida pode te render bons resultados.

Afinal, o primeiro contato da equipe com o cliente pode influenciar e até definir as vendas da sua loja. 

5. Invista em marketing digital

Por último, mas não menos importante , está a divulgação do seu negócio

É essencial que você desenvolva ações de marketing para promover a loja e mostrar aos potenciais clientes que você está presente no mercado. Se não souber como fazer, contratar um profissional para isso é uma boa ideia.

No primeiro momento, é legal pensar em promoções que atraiam e fidelizem os consumidores. 

Para isso, você pode utilizar as redes sociais da empresa, além dos meios tradicionais, como a distribuição de panfletos. 

E como montar um depósito de material de construção com pouco dinheiro? 

Abrir uma loja de material de construção com pouco dinheiro pode ser um desafio, mas não é impossível. Para reduzir os custos iniciais, planejar cuidadosamente todos os passos é imprescindível. 

Se você dispõe de pouco capital, também precisa considerar a escolha de um lugar menor e com preços mais acessíveis para montar o empreendimento. 

Já em relação ao estoque, para começar, é recomendado priorizar os materiais essenciais e básicos. 

A medida que o dinheiro for entrando no caixa e o negócio crescendo, você pode investir em maiores variedades de produtos e melhorias na infraestrutura. 

Lista de materiais para abrir depósito de construção: saiba o que não pode faltar! 

Ferramentas, equipamentos de proteção, itens de acabamento e os materiais de construção são alguns produtos fundamentais para ter em seu depósito, diante da infinidade de mercadorias disponíveis. Entre os principais, podemos listar: 

  • areia;
  • cimento;
  • tijolos;
  • brita; 
  • tintas; 
  • telhas;
  • argamassas;
  • pisos e revestimentos; 
  • artigos elétricos e hidráulicos; 
  • madeira; 
  • fixadores (parafusos, porcas, etc.). 

Para não deixar que nenhuma dessas mercadorias falte em seu depósito, a dica de ouro é usar um software que facilite a gestão de estoque, como o Bling! 

Além de ajudar no gerenciamento dos produtos, controlando as entradas e saídas, com o sistema você pode monitorar o seu ponto de venda com a maior agilidade e eficiência! 

E tem mais! Com o Bling, também é possível: 

  • emitir notas fiscais;
  • cadastrar clientes e fornecedores;
  • integrar a loja física com a virtual. 

Curtiu? Então, venha conhecer todas as nossas funcionalidades e os planos disponíveis!