Os dados retidos na empresa, de clientes e fornecedores ficam registrados no cadastro de clientes do negócio. É através deste cadastro que o gestor pode fazer lista de transmissão para informar campanhas de vendas, descontos e estabelecer uma comunicação direta com o cliente, seja através de whatsapp ou e-mail, a fim de fomentar a recompra.
Para que a gestão esteja integrada aos canais como os marketplaces, é importante que os cadastros de clientes estejam em dia para que as vendas online ocorram dentro do esperado.
Continue a leitura para entender mais sobre a importância do cadastro de clientes para o seu negócio.
O que é o cadastro de clientes?
O cadastro de clientes centraliza, em um único ambiente, os dados de pessoas físicas ou jurídicas que tiveram ou ainda têm relacionamento com a empresa como clientes.
A boa notícia, é que através do sistema de gestão, uma vez que os dados do cliente estejam cadastrados, assim que a venda é efetuada ele emite automaticamente a nota fiscal puxando os dados cadastrais do cliente no cadastro.
Por isso, é muito importante manter e alimentar com informações sempre atualizadas o cadastro dos clientes do seu negócio. Também é através do cadastro que o gestor pode coletar contatos para enviar informações sobre campanhas de vendas, promoções e informativos sobre o negócio.
Além da organização dos processos, o cadastro de clientes também é responsável pelo contato de relacionamento com o cliente.
Como o cadastro de clientes te ajuda?
Com a organização do cadastro de clientes, o negócio passa a ter vantagens como o aumento das vendas pela maior taxa de recompra.
Outros fatores que também são importantes é que o cadastro de clientes também permite o gestor conhecer o cliente, de onde é, como chegou até a loja ou site, e também proporciona atendimentos mais personalizados.
Quando o empreendedor conta com informações sobre o cliente, a jornada de consumo também passa a melhorar, pois impulsiona comunicação mais próxima, contribuindo também para o aprimoramento dos produtos e serviços.
Como fazer o cadastro de clientes?
O cadastro de clientes é um espaço para que o lojista gerencie os clientes e as demandas em uma única plataforma. Através de um sistema de gestão é possível armazenar cadastros de clientes, fornecedores e produtos em um banco de dados seguro e organizado.
Confira alguns passos para fazer o cadastro de clientes:
- Ter um sistema de gestão ERP integrado;
- Preencher com os dados do negócio, e depois cadastrar os clientes para que os seus pedidos sejam automatizados com o sistema;
- A grande vantagem de utilizar esse software de gestão é que ele torna o processo de cadastro ainda fácil e dinâmico, bem como as consultas e até emissão de relatórios para acompanhamento da evolução da sua empresa.
Quais informações não podem faltar no cadastro de clientes?
Alguns dados não podem faltar no cadastro de clientes, e é importante manter esses cadastros sempre atualizados:
- Razão Social ou nome completo
- Nome Fantasia (se empresa)
- CNPJ/CPF
- Fundação/aniversário
- Dados de endereço
- Dados de contato (telefone celular e e-mail, pelo menos)
- Atividade econômica/profissão
- Total de funcionários (se empresa)
- O máximo de informações sobre as compras feitas com você.
Modelos de cadastro de clientes
A ficha de cadastro de clientes quando direcionada para pessoa física contém mais informações, já que quanto mais o nível de detalhamento, mais ações se poderá abordar com aquele cliente.
Muitos negócios apostam inclusive em cadastrar informações mais aprofundadas como dados sobre o cônjuge, filhos e hábitos de rotina.
O que é importante é entender como solicitar essas informações ao cliente para que ele não sinta a sua privacidade sendo invadida.
Quais Softwares utilizar
O Bling é responsável pela automatização da gestão do negócio, desde como fazer a precificação dos produtos, até o controle de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais até a entrega do produto.
Um sistema ERP online e em nuvem que armazena os cadastros de clientes, gerencia lista de preços, categoriza os produtos e integra aos principais canais de venda.
Com o cadastro de clientes organizado, é possível o gestor aumentar produtividade da sua equipe, otimizando tempo e dinheiro para investir ainda mais no crescimento da sua empresa.