Os dados retidos na empresa, de clientes e fornecedores ficam registrados no cadastro de clientes do negócio. É através deste cadastro que o gestor pode fazer lista de transmissão para informar campanhas de vendas, descontos e estabelecer uma comunicação direta com o cliente, seja através de whatsapp ou e-mail, a fim de fomentar a recompra. 

Para que a gestão esteja integrada aos canais como os marketplaces, é importante que os cadastros de clientes estejam em dia para que as vendas online ocorram dentro do esperado. 

Continue a leitura para entender mais sobre a importância do cadastro de clientes para o seu negócio.

O que é o cadastro de clientes?

O cadastro de clientes centraliza, em um único ambiente, os dados de pessoas físicas ou jurídicas que tiveram ou ainda têm relacionamento com a empresa como clientes. 

A boa notícia, é que através do sistema de gestão, uma vez que os dados do cliente estejam cadastrados, assim que a venda é efetuada ele emite automaticamente a nota fiscal puxando os dados cadastrais do cliente no cadastro. 

Por isso, é muito importante manter e alimentar com informações sempre atualizadas o cadastro dos clientes do seu negócio. Também é através do cadastro que o gestor pode coletar contatos para enviar informações sobre campanhas de vendas, promoções e informativos sobre o negócio. 

Além da organização dos processos, o cadastro de clientes também é responsável pelo contato de relacionamento com o cliente.

Como o cadastro de clientes te ajuda?

Com a organização do cadastro de clientes, o negócio passa a ter vantagens como o aumento das vendas pela maior taxa de recompra. 

Outros fatores que também são importantes é que o cadastro de clientes também permite o gestor conhecer o cliente, de onde é, como chegou até a loja ou site, e também proporciona atendimentos mais personalizados. 

Quando o empreendedor conta com informações sobre o cliente, a jornada de consumo também passa a melhorar, pois impulsiona comunicação mais próxima, contribuindo também para o aprimoramento dos produtos e serviços.

Como fazer o cadastro de clientes?

O cadastro de clientes é um espaço para que o lojista gerencie os clientes e as demandas em uma única plataforma. Através de um sistema de gestão é possível armazenar cadastros de clientes, fornecedores e produtos em um banco de dados seguro e organizado.

Confira alguns passos para fazer o cadastro de clientes: 

  • Ter um sistema de gestão ERP integrado;
  • Preencher com os dados do negócio, e depois cadastrar os clientes para que os seus pedidos sejam automatizados com o sistema; 
  • A grande vantagem de utilizar esse software de gestão é que ele torna o processo de cadastro ainda fácil e dinâmico, bem como as consultas e até emissão de relatórios para acompanhamento da evolução da sua empresa.

Quais informações não podem faltar no cadastro de clientes?

Alguns dados não podem faltar no cadastro de clientes, e é importante manter esses cadastros sempre atualizados:

  • Razão Social ou nome completo
  • Nome Fantasia (se empresa)
  • CNPJ/CPF
  • Fundação/aniversário
  • Dados de endereço
  • Dados de contato (telefone celular e e-mail, pelo menos)
  • Atividade econômica/profissão
  • Total de funcionários (se empresa)
  • O máximo de informações sobre as compras feitas com você.

Modelos de cadastro de clientes

A ficha de cadastro de clientes quando direcionada para pessoa física contém mais informações, já que quanto mais o nível de detalhamento, mais ações se poderá abordar com aquele cliente. 

Muitos negócios apostam inclusive em cadastrar informações mais aprofundadas como dados sobre o cônjuge, filhos e hábitos de rotina. 

O que é importante é entender como solicitar essas informações ao cliente para que ele não sinta a sua privacidade sendo invadida.

Quais Softwares utilizar

O Bling é responsável pela automatização da gestão do negócio, desde como fazer a precificação dos produtos, até o controle de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais até a entrega do produto. 

Um sistema ERP online e em nuvem que armazena os cadastros de clientes, gerencia lista de preços, categoriza os produtos e integra aos principais canais de venda. 

Com o cadastro de clientes organizado, é possível o gestor aumentar  produtividade da sua equipe, otimizando tempo e dinheiro para investir ainda mais no crescimento da sua empresa.