Quem trabalha com vendas na internet, independentemente do ramo de atuação, sabe que as coisas se transformam com muita rapidez e agilidade. Hoje, o consumidor preza pela experiência da compra como um todo, e isso quer dizer que ele quer não só uma boa navegação na loja ou marketplace, mas também quer preço, condições de pagamento e prazo de entrega curto.

Ou seja, além do ato de consumir, o consumidor busca marcas de referência, que conversem com seus valores e ofereçam um bom serviço. Nesse sentido, contar com um PDV online é, justamente, o que separará os empreendedores bem-sucedidos dos demais.

Então, quer saber como utilizar a ferramenta? Confira este conteúdo!

O que é PDV online?

O Ponto de Venda (PDV) deriva seu significado da expressão inglesa Point of Sale (POS) — ambos os termos são utilizados para descrever a área do varejo onde produtos ficam expostos e o cliente realiza a compra. 

No entanto, com as lojas virtuais e marketplaces todo o processo é online, e a boa notícia é que o PDV pode estar integrado ao sistema ERP, automatizando os processos e auxiliando no controle. O PDV é funcional e indispensável para quem quer ter maior autoridade sobre o próprio negócio. 

De forma geral, a presença do PDV ajuda a ter ganhos organizacionais, como gerenciamento de estoque, abertura e fechamento de caixa e controle de trocas e devoluções de forma mais simplificada e autônoma. Para que você entenda melhor, acompanhe o tópico seguinte!

Quais são as principais funções do PDV online?

Contar com um PDV online é o equivalente a ter um braço direito extremamente produtivo e confiável. Abaixo, listamos cada uma das funcionalidades proporcionadas pelo sistema, bem como as facilidades que elas trazem ao cotidiano do empreendedor. Entenda!

Frente de Caixa

O Frente de Caixa surge como aliado a qualquer tipo de negócio, tanto as grandes, quanto as médias e pequenas empresas. É uma tendência global que possibilita a compra de produtos sem contato direto entre cliente e vendedor (ou prestador de serviço). Aliado ao sistema de gestão, torna-se indispensável para o seu negócio, pois automatiza o processo de leitura de produtos com código de barras e utiliza etiquetas criadas na ferramenta para que o registro dos itens das vendas aconteça automaticamente.

Logística Integrada

A ferramenta integra os dados logísticos do seu negócio, e isso permitirá a centralização de todas as informações necessárias. Nesse sentido, todos — desde o atendimento ao cliente até as equipes de transporte — conseguem se atualizar em tempo real a fim de enviar produtos no prazo e rastrear as entregas. 

Emissão de Nota Fiscal

A emissão de nota fiscal é uma obrigação para todos os empreendedores. Dessa forma, contar com essa solução automatizada é ideal para reduzir burocracias. 

Na prática, uma plataforma intuitiva e integrada é algo que possibilita a emissão, controle e armazenamento de notas em poucos cliques. Isso, por sua vez, faz com que o lojista ganhe tempo e consiga dar mais atenção às atividades estratégicas da empresa.

Gerenciamento de Estoque

A integração não só permite ao lojista controlar todas as etapas de entrega de seus produtos — na verdade, também facilita o controle de estoque. Afinal, com um acesso unificado à toda disponibilidade em diferentes canais, os responsáveis pela compra e reposição do estoque terão sempre acesso a informações em tempo real, as quais permitirão colocar em prática estratégias just in time. 

Integração com o sistema de emissão de cupom fiscal

O PDV pode ser integrado com o sistema de emissão de cupom fiscal, facilitando ainda mais a vida do empreendedor. Por exemplo, no estado de São Paulo, há o SAT (sigla para Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos).

Trata-se de um sistema que possibilita, a partir de integração, a emissão e a transmissão de Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Isso torna o cotidiano do empreendedor ainda mais prático, e no Bling! há, inclusive, um Manual de Integração com o SAT, que orienta quanto a como proceder nesses casos.

Controle Financeiro

Por último, mas não menos importante, estão os recursos de controle financeiro. Com o PDV, o lojista terá uma visão clara sobre o desempenho em relação ao faturamento, aos gastos adicionais e afins. Dessa forma, essa solução centralizada de fluxo de caixa é o que ajudará o empresário na tomada de decisões.

Além dos pontos citados, outra grande vantagem do PDV é o fato de ele ser um aliado importante para as relações de compra e venda da empresa. Afinal, um dos maiores diferenciais da utilização de ferramentas de gestão de PDV online é dar acesso a recursos para pequenas e micro empresas tornarem sua administração mais simplificada. Em outras palavras, a facilidade nos processos e na amostragem do produto são fundamentais para que as vendas aumentem e a experiência do cliente seja completa.     

Quais as vantagens de utilizar o PDV?

As funções do PDV listadas acima já evidenciam o quão vantajoso é o sistema. No entanto, existem muitos outros benefícios em contar com um ponto de venda online. Confira!

1. Redução de custos

Em termos de gestão financeira, o Frente de Caixa é uma ótima forma de reduzir custos, pois o controle pode ser feito através de um tablet ou celular. A mobilidade que esse formato garante oferece a vantagem de atender os clientes, fazer pedidos e aceitar pagamentos de forma totalmente remota e direta.

2. Melhora do processo e experiência do cliente

Tornar a compra mais dinâmica faz com que o cliente tenha uma melhor experiência. O vendedor passa a ter todas as informações unificadas e consegue verificar o estoque em tempo real. Se tempo é dinheiro, nesse contexto o negócio só tende a ganhar, certo?

3. Armazenamento em nuvem

Os registros de produtos em tablets podem ser facilmente integrados à nuvem. Todo o seu processo, estoque, movimentações e outras informações sempre serão exatos e estarão disponíveis a qualquer horário, além de terem acesso fácil.

4. Trabalho facilitado 

Com a função PDV, o vendedor pode ter acesso a informações sobre todos os setores da loja — a gestão de estoque, por exemplo. Isso permite a redução da locomoção, dando maior agilidade e autonomia ao funcionário.

PDV e e-commerce: como garantir uma gestão eficiente e benefícios integrados?

Vender no e-commerce é um desafio e também um aprendizado constante. O dinamismo do meio online torna-se o grande diferencial desse sistema de compra e venda. Atualmente, quem está no e-commerce percebe os benefícios de estar presente em canais variados, acompanhando o consumidor que está sempre conectado. Para estar presente em canais variados, é preciso estar integrado às plataformas. Para que isso ocorra, seu sistema de gestão também entra em ação através de integrações aos marketplaces. 

Cada vez mais o seu produto precisa estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, para fazer o consumidor se aproximar da compra. Também é preciso ser omnichannel, seja por redes sociais, lojas virtuais, físicas e através de ações de experiências de compra e venda. 

Um dos grandes benefícios do Bling é a integração logística, pois proporciona um planejamento mais eficiente e facilidades que vão desde a cotação de serviços das transportadoras, organização dos pedidos na empresa, envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, criação e envio de registros de coleta, até o acompanhamento de entrega do produto ao cliente. Tudo pensado para automatizar os processos e garantir uma entrega ágil e segura.

O objetivo é dispor sempre de uma melhor administração do fluxo logístico dentro da empresa. Com o avanço das metodologias de produção surgiram novas formas de realizar os procedimentos logísticos, e as estratégias de logística integrada visam interligar todas as fases do manejo do produto até chegar ao cliente, valendo-se da tecnologia.

PDV + PIX: o que muda e quais as vantagens?

O sistema novo de pagamentos, PIX, é uma ferramenta de pagamento digital que veio para simplificar o modo como pagamos e recebemos. A ideia é que ela substitua o TED, o DOC e os boletos bancários. Segundo o Banco Central, o sistema estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Como o PDV se relaciona diretamente com meios de pagamento, é normal que o lojista se preocupe em integrar tal ferramenta. Afinal, ela tornará o processo de pagamento mais fácil para o cliente e agilizará a sua operação, uma vez que é tudo instantâneo.

Ao integrar o PIX com o PDV, então, você terá ainda mais controle sobre o seu negócio e finanças. A integração, por sua vez, será simples: o Banco Central liberará um API que possibilitará tal convergência de sistemas.

Como escolher o PDV certo para o seu negócio?

Como já citamos, o PDV online tem a vantagem de reduzir custos, melhorar a experiência do cliente, gerenciar os pedidos, as vendas e muito mais! Mas, para que tudo isso realmente se traduza no dia a dia, é importante eleger o PDV certo. Para tanto, cheque as seguintes funcionalidades:

  • O controle de vendas através do vendedor — é realizado de forma prática e ágil?;
  • A gestão do caixa —  a ferramenta integra o estoque físico com a sua loja virtual e marketplaces?
  • O Frente de Caixa — o sistema torna possível que você realize e registre as vendas da sua loja?

Observe, por fim, se a ferramenta em questão é aliada a qualquer tipo de negócio, para grandes, médias e pequenas empresas. Afinal, não vale a pena contratar um serviço que não entenda as particularidades do seu negócio, como o Bling! faz.

Se ainda não é cliente Bling!, aproveite o teste grátis por 30 dias. Essa é a sua chance de experimentar o PDV online, garantindo a mais completa gestão da sua empresa!