Quem trabalha com vendas na internet, independentemente do ramo de atuação, sabe que as coisas se transformam com muita rapidez e agilidade. 

Hoje, o consumidor preza pela experiência da compra como um todo. E isso quer dizer que ele quer não só uma boa navegação na loja ou marketplace, mas também preços atrativos, boas condições de pagamento e prazo de entrega curto.

Ou seja, além do ato de consumir, o cliente busca marcas de referência que ofereçam um bom serviço. Nesse sentido, contar com um PDV online pode te ajudar! Afinal, a ferramenta de integração permite que você proporcione ao consumidor a melhor experiência de compra possível.  

Quer saber como utilizar essa ferramenta? Confira este conteúdo!

O que é PDV online?

PDV online é o termo dado para um Ponto de Venda (PDV) virtual. De forma resumida, um ponto de venda é um ambiente em que os produtos de uma empresa ficam expostos e o cliente pode realizar compras, como acontece em lojas e quiosques físicos. 

Porém, com o avanço das compras virtuais, o conceito de PDV se estendeu para o online, também sendo usado para nomear e-commerces, marketplaces e outras plataformas em que o cliente pode escolher um produto e fazer o pagamento, tudo pela internet. 

Essa modalidade de PDV no varejo online se tornou essencial para as empresas atualmente, principalmente se considerarmos que cada vez mais os consumidores optam pela compra virtual, como mostrou o levantamento da YouGov, que concluiu que 55,1% dos brasileiros preferem comprar online em vez das lojas físicas

É importante saber que é possível trabalhar com um PDV online integrado ao sistema ERP, o que pode tornar seus processos mais automatizados e interligados. Para que você entenda melhor, acompanhe o tópico seguinte!

Quais são as principais funções do PDV online?

Contar com um sistema de PDV online é como ter um braço direito extremamente produtivo e confiável, principalmente quando integrado a um ERP. Abaixo, listamos as funcionalidades mais comuns dessa ferramenta, bem como as facilidades que elas trazem ao cotidiano do empreendedor. Entenda!

Frente de caixa

O recurso frente de caixa surge como aliado a qualquer tipo de negócio, seja em grandes, médias ou pequenas empresas. É uma tendência global que possibilita a compra de produtos sem contato direto entre cliente e vendedor (ou prestador de serviço). 

Aliado ao sistema de gestão, torna-se indispensável para seu negócio, pois automatiza o processo de leitura de produtos com código de barras e utiliza etiquetas criadas na ferramenta para que o registro dos itens das vendas aconteça automaticamente.

Logística integrada

A ferramenta integra os dados logísticos do seu negócio, permitindo a centralização de todas as informações necessárias. 

Nesse sentido, todos os envolvidos, desde a equipe de atendimento ao cliente até a de transporte, conseguem se atualizar em tempo real a fim de enviar produtos no prazo e rastrear as entregas

Emissão de nota fiscal

A emissão de nota fiscal é uma obrigação para todos os empreendedores. Dessa forma, contar com uma solução automatizada facilita o dia a dia e reduz burocracias. 

Na prática, um PDV online que permite integrações possibilita a emissão, o controle e o armazenamento de notas em poucos cliques. Isso, por sua vez, faz com que o lojista ganhe tempo e consiga dar mais atenção às atividades estratégicas.

Gerenciamento de estoque

A integração não só permite ao lojista controlar todas as etapas de entrega de produtos, como também agiliza o controle de estoque

Afinal, com um acesso unificado à toda disponibilidade em diferentes canais, os responsáveis pela compra e reposição do estoque terão sempre acesso às informações em tempo real que propiciam colocar em prática estratégias just in time

Integração com o sistema de emissão de cupom fiscal

O PDV pode ser integrado com o sistema de emissão de cupom fiscal, facilitando ainda mais a vida do empreendedor. 

Por exemplo: no estado de São Paulo, há o SAT (sigla para Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), um sistema que viabiliza, a partir de integração, a emissão e a transmissão de Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Ou seja, essa funcionalidade pode tornar o cotidiano do empreendedor ainda mais prático. 

No ERP do Bling, os clientes têm acesso a um Manual de Integração com o SAT que orienta como se deve proceder nesses casos.

Controle financeiro

Por último, mas não menos importante, estão os recursos de controle financeiro. Com o PDV, o lojista terá uma visão clara sobre o desempenho em relação ao faturamento, aos gastos adicionais e afins. Essa solução centralizada de fluxo de caixa ajuda o empresário na tomada de decisões.

Além dos pontos citados, outra grande vantagem do PDV é o fato de ser um aliado para as relações de compra e venda da empresa. 

Por sinal, um dos maiores diferenciais da utilização de ferramentas de gestão de PDV online é dar acesso a recursos para pequenas e micro empresas tornarem sua administração mais simplificada. 

Em outras palavras, a facilidade nos processos e na amostragem do produto são fundamentais para que as vendas aumentem e a experiência do cliente seja completa.     

Quais as vantagens de utilizar o PDV?

As funções do ponto de venda listadas acima já evidenciam o quão vantajoso é o sistema. No entanto, existem muitos outros benefícios em contar com um PDV online grátis ou pago. Confira!

1. Redução de custos

Em termos de gestão financeira, o recurso frente de caixa é uma ótima forma de reduzir custos, pois o controle pode ser feito por meio de um tablet, celular ou outro equipamento eletrônico. 

A mobilidade que esse formato garante oferece a vantagem de atender os clientes, fazer pedidos e aceitar pagamentos de forma totalmente remota e direta.

2. Melhora do processo e da experiência do cliente

Tornar a compra mais dinâmica faz com que o cliente tenha uma melhor experiência. 

Afinal, o vendedor passa a ter todas as informações unificadas e consegue verificar o estoque em tempo real. 

Se tempo é dinheiro, nesse contexto, o negócio só tende a ganhar. Certo?

3. Armazenamento em nuvem

Os registros de produtos em tablets e outros aparelhos podem ser facilmente integrados à nuvem. Isso significa que o processo, o estoque, as movimentações e outras informações sempre estarão exatas e disponíveis a qualquer horário, com fácil acesso.

4. Trabalho facilitado 

Com a função PDV, o vendedor pode ter acesso a informações sobre todos os setores da loja, incluindo a gestão de estoque. Isso permite a redução da locomoção, dando maior agilidade e autonomia ao funcionário.

PDV e e-commerce: como garantir uma gestão eficiente e benefícios integrados?

Vender no e-commerce é um desafio e, também, um aprendizado constante. O dinamismo do meio online torna-se o grande diferencial desse sistema de compra e venda. 

Atualmente, quem está no e-commerce percebe os benefícios de estar presente em canais variados, acompanhando o consumidor que está sempre conectado. 

No entanto, para marcar presença em múltiplos canais, é preciso estar integrado às plataformas. E, para que isso ocorra, é vital que seu sistema de gestão permita integrações aos marketplaces

Cada vez mais seu produto precisa estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, para fazer o consumidor se aproximar da compra. Também é crucial ser omnichannel, via redes sociais, lojas virtuais, físicas e ações de experiências de compra e venda. 

Um dos grandes benefícios do Bling é a integração logística, pois proporciona um planejamento mais eficiente, com: cotação de serviços das transportadoras, organização dos pedidos, envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, criação e envio de registros de coleta e acompanhamento de entrega ao cliente.

Tudo pensado para automatizar os processos e garantir uma entrega ágil e segura!

O objetivo é dispor sempre de uma melhor administração do fluxo logístico dentro da empresa. Com o avanço das metodologias de produção, surgiram novas formas de realizar tais procedimentos, como as estratégias de logística integrada que interligam todas as fases do manejo do produto até chegar ao cliente.

PDV online e offline: é possível integrar? 

A essa altura, com certeza, você já entendeu que PDV nada mais é que ponto de venda, não é? No caso do offline, é a venda presencial, em que o cliente vai fisicamente na loja e adquire o produto/serviço que deseja. Já o online diz respeito a todo local na internet em que o consumidor pode comprar uma solução da sua empresa. 

Agora, se você trabalha tanto com loja física quanto virtual, provavelmente está se perguntando se é possível integrar os PDV, certo? Sim, é possível! 

E, se você oferece ambos os pontos de venda para seu cliente, recomendamos que essa integração seja feita o mais rápido possível. Assim, pode-se oferecer uma experiência de compra mais abrangente e conveniente para seus consumidores

Quando um PDV online e offline está integrado, as oportunidades são: 

  • unificar o estoque, fazendo com que os produtos disponíveis para venda sejam os mesmos em todos os canais, evitando falta de mercadorias ou vendas duplicadas;
  • retirada de compras online em lojas físicas, possibilitando que o cliente compre no e-commerce, mas busque o pedido presencialmente (seja para não arcar com frete ou ter o produto mais rápido);
  • devolução e trocas em qualquer canal, uma vez que os estoques são unificados e é possível oferecer a opção de trocar/devolver compras feitas online nas lojas físicas. 

Ou seja: só benefícios! 

E, para fazer essa integração, o melhor caminho é utilizar um ERP que permita que as operações do PDV físico e online sejam unificadas. Isso facilita o gerenciamento de estoque, vendas, finanças e outras operações de ambos os canais, em um mesmo local.

Como escolher o PDV certo para seu negócio?

Como dito, o uso de um PDV online traz diversas vantagens, como a redução de custos, a melhora da experiência do cliente, o gerenciamento dos pedidos e vendas e muito mais! 

Porém, para que tudo isso realmente se traduza no dia a dia, é importante eleger o PDV certo. Para isso, fique atento aos pontos-chave da solução.

  • O controle de vendas pelo vendedor é realizado de forma prática e ágil?
  • Pode-se fazer uma gestão de caixa com integração do estoque físico com a loja virtual e os marketplaces?
  • A solução frente de caixa, que possibilita os registros das vendas da sua loja, é uma das funcionalidades? 

Observe, por fim, se a ferramenta em questão é indicada para qualquer tipo de negócio, seja qual for o porte ou segmento. Afinal, não vale a pena contratar um serviço que não entenda as particularidades do seu negócio.

O ERP do Bling possibilita uma gestão integrada, prática e 100% online para pequenos, médios e grandes negócios. A funcionalidade frente de caixa (PDV) auxilia o gerenciamento do ponto de venda com o máximo de agilidade e eficiência, viabilizando:

  • integração do estoque físico com suas lojas virtuais;
  • automatizações na leitura de códigos de barra, 
  • integração da frente de caixa com as principais balanças do mercado;
  • controle da abertura e fechamento de caixa;
  • e muito mais! 

No vídeo abaixo, conheça mais sobre essa funcionalidade:

E, se você ainda não é cliente Bling, aproveite nosso período de teste grátis para conhecer o ERP. Essa é sua chance de experimentar o PDV online, garantindo uma administração completa da sua empresa!