Que o Wix é fácil de usar já não é segredo para quem procura marcar presença no digital. Entretanto, para saber se vale a pena investir na ferramenta, você precisa conhecer as principais vantagens e desvantagens do Wix.

Afinal, será que só a facilidade de uso é motivo suficiente para dizer que o Wix é bom? No post de hoje, vamos analisar os prós e contras de 3 serviços oferecidos pela plataforma: site e blog, loja virtual e Wix Pagamentos. 

Confira!

Site e Blog Wix

O criador de sites e blogs do Wix é uma ferramenta que promete simplicidade na criação de sites, eliminando a necessidade de conhecimento técnico avançado, como HTML, por exemplo.

Com o Wix, você pode se cadastrar, escolher entre uma variedade de templates de design (são mais de 800 para sites e 200 para blogs) e começar a editar e adicionar conteúdo. Tudo diretamente no seu navegador.

E aí? Será que criar um site no Wix é bom mesmo? Confira as vantagens e desvantagens desse serviço e avalie se o site profissional ou blog no Wix é bom para o seu negócio.

Vantagens

  • templates lindos e variados: uma das características mais impressionantes do Wix é a qualidade dos templates oferecidos. Com designs incríveis e layouts predefinidos para diversos segmentos, é fácil encontrar um visual que se adapte ao seu projeto e público-alvo;
  • personalização: diferente de algumas outras plataformas de criação de sites, o Wix oferece personalização. Você pode ajustar cada detalhe do seu site ou blog de acordo com suas preferências;
  • backup automático: o Wix faz backups automáticos do seu site. Ao permitir a restauração a versões anteriores, você evita que informações importantes sejam perdidas;
  • Wix ADI (Wix Artificial Design Intelligence): gera conteúdo automaticamente, conecta suas redes sociais, cria formulários de contato e escolhe designs apropriados para o perfil dos seus clientes;
  • loja de apps: o Wix dispõe de um mercado de aplicativos com centenas de opções. Você pode adicionar funcionalidades extras — ferramentas de newsletter, chat ao vivo e diversos outros widgets — ao seu site ou blog de forma simples.

Desvantagens

  • velocidade de carregamento: alguns templates com muitos elementos visuais podem deixar o site mais pesado e prejudicar o desempenho da ferramenta no quesito velocidade;
  • dificuldade de trocar templates: o Wix não permite migrar o conteúdo de um site para um template novo após a edição. Embora você possa alterar o design do template atual, uma mudança completa exige recomeçar do início.

O SEO do WIX ainda é uma desvantagem?

Polêmico esse SEO do Wix, não é mesmo? Se você já pesquisou a respeito de criadores de sites, deve ter ouvido críticas negativas em relação à otimização para mecanismos de busca (SEO) no Wix.

Na verdade, as críticas eram bem fundamentadas. O desempenho da plataforma deixava a desejar neste quesito. Contudo, a plataforma evoluiu muito de alguns anos para cá

Agora, os usuários podem editar individualmente os títulos das páginas, meta descrições e tags alt, o que é um grande avanço.

Além disso, o Wix oferece ferramentas avançadas de SEO, incluindo o redirect 301 e padronizações que possibilitam a criação de regras para a geração automática de títulos e descrições, tornando o processo mais eficiente.

Para quem está começando e deseja orientação, o Wix disponibiliza o Wix SEO Wiz, um guia que ajuda os iniciantes a entenderem e aplicarem as melhores práticas SEO para serem encontrados on-line. 

Portanto, é seguro dizer que o Wix está comprometido em melhorar a experiência dos usuários em relação ao SEO, tornando-o bem mais funcional.

Loja virtual Wix

Criar uma loja virtual no Wix é uma opção simples e acessível para os empreendedores começarem seu e-commerce. 

A plataforma conta com diversas ferramentas de criação, divulgação e gerenciamento, o que costuma atrair quem está à procura de praticidade na hora de comandar o próprio negócio.

Veja os prós e contras desse serviço para nunca mais se perguntar se criar uma loja virtual no Wix é bom negócio.

Vantagens

  • venda de produtos físicos e digitais: a versatilidade é uma grande vantagem, pois você pode vender tanto produtos físicos quanto digitais, e até mesmo oferecer serviços por meio da sua loja;
  • não cobra comissões sobre as vendas: uma vantagem que chama a atenção dos lojistas é a ausência de comissões sobre as vendas realizadas pelo Wix. Ou seja, o lucro do e-commerce é todo seu;
  •  oferece app para dispositivos móveis: o Wix Owner permite que você gerencie sua loja virtual diretamente pelo celular, facilitando a adição de novos produtos e o acompanhamento de pedidos;
  • área do cliente: o Wix permite que os clientes façam o cadastro na sua loja. Depois do login, eles conseguem visualizar histórico de pedidos, pedidos recentes e listas de desejo, entre outros recursos que oferecem uma experiência personalizada.

Desvantagens

  • lentidão no carregamento de lojas grandes: lojas virtuais de maior porte, com um catálogo de produtos muito extenso, podem ter o carregamento mais lento, o que prejudica a experiência de compra do cliente e, claro, o seu faturamento;
  • restrições para taxas de envio personalizadas: embora você possa personalizar as taxas de frete, o cálculo em tempo real não está disponível para o mundo todo. Até o momento, apenas o Brasil e os EUA têm acesso à ferramenta.

Wix Pagamentos

O Wix Pagamentos é uma solução nativa do Wix, que permite ao lojista aceitar pagamentos on-line de forma simples e eficiente. É uma alternativa aos métodos tradicionais usados em lojas virtuais — como o PayPal — para centralizar toda a gestão financeira na mesma plataforma na qual você gerencia seus pedidos.

Confira se usar o Wix Pagamentos é bom e vale a pena para o seu e-commerce.

Vantagens

  • pagamentos dentro do seu site: os clientes não precisam ser redirecionados para páginas externas de provedores de pagamento, o que traz mais segurança para o consumidor e melhora o relacionamento com o cliente;
  • flexibilidade de pagamento: você não é obrigado a oferecer apenas o Wix Pagamentos como opção para os seus clientes. Sua loja pode trabalhar com outros provedores de pagamentos externos — são mais de 50 para você escolher;
  • não cobra taxa de estorno: o Wix Pagamentos não cobra taxas extras por estornos, ao contrário de outras plataformas de e-commerce do mercado. Ou seja, nada de surpresas desagradáveis relacionadas a custos adicionais.

Desvantagens

  • abrangência limitada: o Wix Pagamentos não está disponível em todos os países, mas o Brasil faz parte do grupo atendido pelo serviço; 
  • restrições a certas categorias de empresas: lojas de conteúdo adulto, alguns tipos de serviços financeiros, produtos de saúde e bebidas alcoólicas, por exemplo, não podem usar a solução de pagamentos do Wix. A lista de categorias proibidas é enorme, então, procure conferir se o seu negócio não se enquadra nas restrições;
  • prazo de configuração: se você não finalizar a configuração da ferramenta em até 30 dias após receber o primeiro pagamento, todos os pagamentos recebidos no período são devolvidos aos clientes.

E então? Nosso comparativo de prós e contras ajuda a dar uma boa ideia do que você pode esperar dos serviços oferecidos pelo Wix, certo? 

São ótimas ferramentas que podem ficar ainda melhores quando integradas a um sistema de gestão empresarial que permite controlar todos os recursos de um só lugar. É exatamente isso que o Bling faz por você — e pelo seu negócio.

Bling: o ERP que impulsiona sua loja Wix

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da Wix, por que não contar com o ERP que potencializa todo o poder da plataforma de criação de sites e lojas virtuais?

Com as integrações do Bling com o Wix, você tem acesso a:

E é muito fácil fazer essa integração. Dê o play no vídeo abaixo e confira!

Conheça o Bling! Você tem 30 dias para experimentar e testar do jeito que quiser para descobrir todos os benefícios do ERP que descomplica a gestão do seu negócio.