Plano de Negócios

Estruture seu Plano de Negócios

Fazer um Plano de Negócios bem estruturado é fundamental para aumentar as chances de um empreendimento dar certo. O planejamento é um guia que permite conhecer detalhadamente as características do ramo em que o empreendedor pretende atuar. Como o perfil dos clientes, a concorrência, a localização comercial mais adequada, a previsão de lucro e despesas e os pontos fracos e fortes do negócio.

O Plano de Negócios orienta o empreendedor individual sobre a viabilidade de seu estabelecimento, as metas e os objetivos que pretende alcançar. Além disso, o planejamento indica os meios de evitar a perda de recursos, os desperdícios e a falta de competitividade. Esse projeto representa toda a estrutura da empresa: produtos, serviços, público-alvo, missão, valores, diferenciais e desafios.

4 P’s

Os 4 P’s do Marketing podem ser complementares para ter uma visão geral do seu empreendimento enquanto você estiver montando o Plano de Negócios. Eles são elementos básicos para qualquer estratégia de mercado: Preço (quanto e como será cobrado do cliente), Praça (local onde o produto será disponibilizado), Produto (características do produto ou serviço) e Promoção (estratégias de divulgação). Aliados ao Plano de Negócios, os 4 P’s são fundamentais para que uma empresa consiga se posicionar e atingir seu público-alvo.

Plano de Negócios

Uma ótima dica para saber como fazer um Plano de Negócios é procurar a assistência do Sebrae. O serviço está disponível para quem está abrindo um novo empreendimento. Também para quem quer ampliar um negócio já existente.

Mesmo um empreendedor individual que pensa em começar um e-commerce deve estudar as variáveis do mercado. O processo de criar um comércio virtual é aparentemente fácil. Mas, assim como um empreendimento tradicional, precisa de um Plano de Negócios claro e bem elaborado para se situar no mercado. Quer ajuda para criar um planejamento de e-commerce? Em outro texto nós apresentamos 3 dicas para definir um modelo de negócios para o seu e-commerce.

É importante seguir as diretrizes do seu Plano de Negócios para poder identificar o desenvolvimento do seu empreendimento. Avaliando novas possibilidades e pontos que podem ser melhorados. Portanto não abandone o seu projeto.

Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Onde encontrar suporte para ser um empreendedor | Blog do Bling

    03/03/2016 at 13:45

    […] Antes de se tornar um empreendedor é preciso conhecer todos os aspectos da empresa, como vendas, estoque, custos, ações de marketing e situação financeira (confira aqui outro texto no qual explicamos que o Plano de Negócios é o ponto de partida para o empreendedor) […]

  2. Marcelo

    19/04/2016 at 22:10

    Realmente faz muito sentido, obrigado por essas dicas, adorei o site!

Deixe um comentário