Em um mercado globalizado, com concorrência por todos os lados, aumentar o ticket médio é objetivo na agenda de todo administrador. Esse movimento vem da ampliação dos negócios de cada cliente que consome seus produtos e serviços. Para atingir essa meta, é necessário preparo, ação estratégica e atenção às novidades praticadas mundo afora.

Fique atento, pois estamos trazendo excelentes técnicas para você arrasar, quando o assunto for ticket médio. Confira!

Faça promoções para quem comprar mais de um produto ou serviço por vez

Uma técnica bastante utilizada é a venda com desconto na aquisição de mais de um produto ou serviço por operação. Ou seja, levando x, você paga R$ 1, comprando xx, pagará apenas R$ 1,70, e assim por diante.

É bom negócio para você, que conseguirá atingir o objetivo no ticket médio, e para o consumidor final também. Que terá uma economia em sua compra.

Avise que está acabando

Essa estratégia é antiga, mas ainda surte bom efeito: o famoso discurso de final da promoção, está acabando, últimas unidades, etc.

O senso de emergência e oportunidade criado no cliente, muitas vezes, tem efeito de “vou comprar para não perder”, possibilitando, assim, aumentar o ticket médio.

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Ofereça desconto com frete grátis para aumentar o ticket médio

O frete é um ponto diferencial, que interessa muito aos clientes. Por isso negocie bons preços com seus prestadores e oferte gratuidade a partir de certo volume em compras.

Faça publicidade dessa condição ao consumidor, seja no site, seja no ambiente físico, tudo de forma bem visível. É certeza de fechar mais negócios!

Utilize o cross selling

O cross selling é uma técnica muito utilizada por lojas virtuais e consiste em ofertar, no momento em que o cliente está procurando pelos produtos, itens relacionados, que ele teoricamente teria interesse também. Por exemplo: quem colocar no cesto de compras um shampoo da marca A para tipo de cabelo Y pode se interessar por outros produtos da mesma linha, como condicionador ou creme para pentear.

Estudos apontam a efetividade desta prática, principalmente quando já está no carrinho de compras. Por isso, se você possui um e-commerce, aposte neste caminho.

Dê cartões presente e cortesias

Outra estratégia bastante eficaz é a oferta de cartões presente e cortesias para quem realiza compras acima de determinado valor. Esses bônus podem representar novas vendas, à medida que o valor não feche e o consumidor tenha que completar com recursos próprios.

Além de tudo, o cliente se sentirá valorizado, saindo muito mais satisfeito e, o principal, fidelizado.

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Faça um teste e ofereça o cashback

O cashback é uma prática bem comum, inclusive no e-commerce, e baseia-se em “devolver dinheiro” caso o cliente realize mais alguma compra.

Por exemplo: para compras acima de R$ 500, o consumidor ganha R$ 40 na próxima vez que adquirir algum produto ou serviço. Faça os cálculos, veja as margens e teste este recurso. Vale a pena!

Ser vitorioso nos negócios demanda muita dedicação, foco e atitude. Mantenha também o olho para inovação em sua empresa, experimente as técnicas acima e valorize seu cliente. É uma excelente trilha para aumentar o ticket médio e atingir o tão almejado sucesso profissional!

Se você gostou das dicas, saiba o que é analytics e como a ferramenta ajuda nas vendas!

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