A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores e pelos lojistas. 

O evento do comércio, que acontece anualmente na última sexta-feira de novembro, representa para os consumidores uma excelente maneira de contratar serviços e adquirir bens de consumo com descontos de até 80%. 

Para os lojistas, no entanto, significa uma oportunidade de vender mais, atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Mas como fazer com que os clientes que compraram na sua loja virtual na Black Friday voltem a comprar em outras ocasiões? Como aumentar a taxa de recompra na loja virtual e garantir um relacionamento duradouro com os seus consumidores? Se você anda buscando a resposta para essas perguntas, não perca a oportunidade de ler este artigo até o final.

Nele, vamos dar dicas para aumentar a satisfação e a fidelização dos seus clientes. Confira!

O que é recompra?

Antes de mais nada, precisamos entender o conceito de recompra. Em princípio, é a taxa que mede quantos clientes voltaram a comprar na sua loja virtual após uma primeira compra. Simples, né?

Apesar dessa simplicidade, vale destacar que essa taxa é muito importante, pois é um indicador de fidelização e de satisfação dos seus clientes. Portanto, quanto maior a taxa de recompra, maior é o seu potencial de retenção e de lucratividade.

Mas como calcular a taxa de recompra na loja virtual? Para isso, basta dividir o número de clientes que compraram mais de uma vez na sua loja pelo número total de clientes no mesmo período. Por exemplo, se você teve 1000 clientes no mês de novembro e 200 deles compraram mais de uma vez, a sua taxa de recompra é de 20%.

A importância da recompra na loja virtual

Ao contrário do que se imagina, a recompra não serve apenas para aumentar as vendas e o faturamento da sua loja virtual. Absolutamente! Ela também é importante por vários outros motivos.

Primeiro, porque custa menos manter um cliente fiel do que conquistar um novo. De acordo com o professor Philip Kotler, considerado pai do marketing, atrair um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que fidelizar um antigo.

Em segundo lugar, a recompra também é importante porque um cliente fiel tende a comprar mais e com maior frequência do que um cliente esporádico. Além disso, ele pode se tornar um defensor da sua marca e dos seus produtos, indicando-os para outras pessoas e gerando mais vendas com menos esforços.

Diante de tudo o que foi exposto até aqui, provavelmente ficou claro perceber que a recompra na loja virtual é uma forma de aumentar o seu faturamento, reduzir os seus custos e fortalecer a sua reputação no mercado. Portanto, é preciso investir em estratégias assertivas para estabelecer um relacionamento efetivo com os consumidores muito além da Black Friday.

Muito além da Black Friday: dicas para aumentar a taxa de recompra na loja virtual

Agora que você já sabe o que é e por que a recompra é importante, vamos ver algumas dicas de como incentivar os seus clientes a voltarem a comprar na sua loja virtual na Black Friday e após a data.

1. Trabalhe a segmentação de clientes

Uma das formas de aumentar a recompra na loja virtual é segmentar os seus clientes de acordo com o seu perfil, comportamento e preferências. Para isso, você pode usar ferramentas como pesquisas de satisfação, análise de dados e feedbacks para conhecer melhor o seu público-alvo.

Você pode segmentar o seu público em grupos com características semelhantes, como por exemplo:

  • Idade;
  • Gênero;
  •  Localização;
  • Comportamento;
  •  Interesses etc.

Fazendo isso, você pode oferecer produtos, serviços e conteúdos mais adequados para cada grupo de consumidores, o que aumenta significativamente as chances de conversão e fidelização.

2. Ofereça incentivos para as próximas compras

Outra forma de aumentar a recompra é oferecer incentivos para os seus clientes voltarem a comprar na sua loja virtual. Como exemplos de incentivos, podemos destacar:

  • Cupons de desconto: você pode enviar cupons de desconto por e-mail, SMS ou redes sociais para os seus clientes usarem na próxima compra. Além disso, pode definir um prazo de validade para estimular a urgência ou criar condições especiais para determinados produtos ou categorias.
  • Cashback: você também pode oferecer uma parte do valor da compra de volta para o cliente usar na sua loja. Assim, você estimula o cliente a comprar mais e a voltar para usar o seu saldo.
  • Programa de fidelidade: programa que recompensa os seus clientes por cada compra realizada na sua loja. Você pode definir um sistema de pontos que podem ser trocados por produtos, serviços ou benefícios exclusivos.

Além das opções citadas anteriormente, você também pode oferecer frete grátis ou outras vantagens que façam o seu cliente se sentir motivado a comprar novamente.

3. Torne a experiência de compra o mais personalizada possível

A personalização é uma das tendências em marketplaces e e-commerces, e uma forma de se diferenciar da concorrência. Entenda que os clientes esperam receber ofertas e atendimento personalizados, que atendam às suas necessidades e expectativas.

Segundo dados do relatório The value of getting personalization right – or wrong – is multiplying, realizado pela consultoria McKinsey & Company, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas. E mais: as empresas que investem nessa estratégia crescem 40% mais rápido do que as suas concorrentes.

Mas como tornar a experiência de compra o mais personalizada possível, para os consumidores? Para alcançar esse objetivo, você pode colocar em prática as dicas a seguir:

  • Usar o nome do cliente nas suas comunicações;
  • Recomendar produtos baseados no histórico de compras, navegação e busca do cliente;
  • Enviar mensagens personalizadas em datas especiais, como aniversário, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia do Cliente, entre outras;
  • Criar embalagens personalizadas e enviar brindes junto com os produtos;
  • Montar kit de produtos para tornar a oferta mais atrativa para os clientes;
  • Enviar e-mails de agradecimento, confirmação de compra, rastreamento de entrega e pesquisa de satisfação.

Lembre-se, entretanto, de que a experiência de compra não termina quando o cliente efetua a compra. É preciso cuidar do pós-venda e manter o contato com o cliente para garantir a sua satisfação e fidelização.

Sendo assim, esteja disponível em diversos canais de comunicação, como telefone, e-mail, chat, redes sociais e WhatsApp. Além disso, sempre resolva as dúvidas, reclamações e solicitações dos seus clientes com agilidade e transparência.

Ademais, agradeça pela preferência, solicite feedback, envie dicas de uso, ofereça suporte e outras ações que mostram que você se importa com a sua satisfação e com a sua fidelidade.

Encontre aqui várias dicas de mensagens de pós-venda para clientes, vale a pena conferir!

4. Entre em contato com os clientes inativos e prepare-os para a Black Friday

Outra dica para estimular a recompra na loja virtual é reativar os clientes que estão inativos há algum tempo. Nesse caso, uma excelente estratégia é enviar e-mails ou SMS para esses clientes, lembrando-os dos benefícios de comprar na sua loja, oferecendo descontos especiais ou convidando-os para conhecer as novidades.

Mas é claro que você também pode aproveitar a Black Friday para preparar os seus clientes para essa data. Experimente, por exemplo, criar uma campanha de e-mail marketing, informando sobre as ofertas que você vai oferecer. Certamente isso vai gerar expectativa e interesse!

Você também pode criar uma lista de desejos na sua loja virtual, na qual os clientes podem selecionar os produtos que querem comprar na Black Friday. Assim, você pode enviar lembretes para esses clientes quando a data se aproximar, aumentando as chances de conversão.

5. Diversifique os meios de pagamento da sua loja para não perder oportunidades

A quinta dica, mas não menos importante, é procurar diversificar os meios de pagamento da sua loja virtual. Afinal de contas, quanto mais opções você oferecer, mais chances tem de atender às preferências e às necessidades dos seus clientes.

Alguns dos meios de pagamento que você pode oferecer são:

  • Cartão de crédito: é o meio de pagamento mais usado no e-commerce, pois permite adquirir bens de consumo de maior valor, por meio do parcelamento das compras.
  • Boleto bancário: é o meio de pagamento preferido por quem não tem cartão de crédito ou não quer comprometer o seu limite.
  • Pix: pagamento instantâneo que permite transferir dinheiro entre contas bancárias em segundos, sem custo e sem intermediários. Além disso, é um meio de pagamento democrático, que abrange também as pessoas que não têm conta em bancos tradicionais. Sendo assim, oferecê-lo pode aumentar significativamente as chances de recompra em sua loja virtual.
  • PayPal: meio de pagamento online que permite pagar com cartão de crédito ou saldo da conta na carteira digital, sem compartilhar os dados financeiros com o vendedor.
  • PagSeguro: serviço financeiro digital que oferece diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário, débito online, transferência bancária e saldo da conta PagSeguro.
  • Mercado Pago: banco digital criado pelo Mercado Livre, que oferece diversos serviços financeiros para os consumidores e lojistas.

Ao oferecer esses meios de pagamento, você facilita a vida do seu cliente e evita que ele desista da compra por falta de opção.

6. Invista em marketing digital

O marketing digital também é essencial para manter o contato com os seus clientes e gerar valor para a sua marca. Você pode usar estratégias como e-mail marketing, postagens e anúncios em redes sociais e conteúdos relevantes em blog para se relacionar com os seus clientes e mantê-los atualizados sobre as novidades da sua loja.

7. Faça remarketing

Ainda falando em marketing digital, o remarketing é mais uma estratégia que pode aumentar a taxa de recompra na loja virtual. Essa estratégia consiste em exibir anúncios personalizados para os usuários que já visitaram ou compraram na sua loja.

Para isso, são usadas ferramentas como o Google Ads ou o Facebook Ads para criar campanhas segmentadas por interesse, comportamento ou histórico de compra. Assim, você pode lembrar o cliente dos produtos que ele viu ou comprou na sua loja e incentivá-lo a voltar a comprar.

Você sonha em aumentar a taxa de recompra na sua loja virtual?

Como você viu neste artigo, a Black Friday é uma data muito importante para o e-commerce, mas não deve ser vista como um evento isolado. Você deve aproveitar essa oportunidade para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, aumentando a sua taxa de recompra e o seu lucro, e melhorando o seu posicionamento no mercado.

Para isso, lembre-se de oferecer um bom atendimento, um programa de fidelidade, um marketing digital eficaz e uma experiência de compra personalizada.

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Esse conteúdo foi escrito pela Tray, plataforma com tudo o que você precisa para a sua loja virtual