Há muitos anos, o Mercado Livre é o site de varejo mais visitado da América Latina. Apenas no 4º trimestre de 2022, o marketplace atingiu o recorde de receita líquida com US$ 3 bi e crescimento de 40%

De todo esse montante, o Brasil representa cerca de 54% da receita líquida total desse gigante. Por isso, aprender como vender no Mercado Livre é uma boa opção para quem deseja faturar com os canais digitais.

Nesse cenário, o portal é um marketplace completo e muito interessante para lojistas e consumidores. 

Mas como aproveitar todas essas oportunidades e ganhar uma fatia de toda essa movimentação?  É essa a resposta que respondemos ao longo do artigo. 

Como funciona vender no Mercado Livre?

Para vender no Mercado Livre, você precisa:

  1. criar a sua conta;
  2. cadastrar seus dados;
  3. fazer login na plataforma;
  4. escolher o que cogita vender;
  5. fornecer informações sobre o produto;
  6. escolher o tipo de anúncio que deseja realizar;
  7. manter uma boa reputação como vendedor.

1. Crie sua conta

O primeiro passo para iniciar as vendas on-line, assim como em qualquer outro canal, é criar uma conta na plataforma e cadastrar os seus produtos. 

Acesse o Mercado Livre e selecione a opção “Crie a sua conta”.

2. Cadastre seus dados

Para fazer o cadastro como pessoa física, é necessário informar:

  • nome;
  • sobrenome;
  • e-mail.

Para se cadastrar como empresa, as informações necessárias são:

  • CNPJ;
  • razão social;
  • E-mail.

3. Faça login na plataforma

Na plataforma, após acessar sua conta, escolha a opção “vender”.

4. Escolha o que vender

Selecione entre as categorias qual se encaixa no que você venderá no Mercado Livre, como :

  • produtos;
  • veículos;
  • imóveis;
  • serviços.

Depois, crie um título para o anúncio, confira novamente se a categoria corresponde com o que está sendo oferecido e escolha a forma de anunciar no Mercado Livre, no catálogo ou na lista geral.

Se você ainda está sem ideia sobre quais mercadorias incluir em seu portfólio para atrair mais compradores, indicamos a leitura do artigo: O que vender no Mercado Livre?

5. Forneça informações sobre o produto

É fundamental inserir o máximo de informação possível sobre o que está sendo anunciado. O Mercado Livre sugere que o empreendedor forneça:

  • fotos do produto;
  • quantidade em estoque;
  • variação de cor ou material;
  • ficha técnica, com medida, modelo, marca e material.

Em seguida, basta informar o preço do produto e o tipo de anúncio (grátis, clássico ou premium). Pronto, você pode vender pelo Mercado Livre!

Quanto custa vender no Mercado Livre?

O cadastro no marketplace é grátis e você só paga quando a venda for concluída. Isso não ocorre com  anúncios grátis, uma vez que toda a transação não tem custo. 

Existem outros dois tipos de anúncio no Mercado Livre, o clássico e o premium, sendo ambos os mais recomendados para negócios virtuais. Nos dois , há custo percentual de venda, confira na tabela abaixo.

Custos por tipos de anúncio

 GrátisClássicoPremium
Exposição BaixaAltaMáxima
Duração60 diasIlimitadaIlimitada
Oferece parcelamento sem acréscimoNãoNãoSim
Oferece Mercado PagoSimSimSim
Tarifa de anúncioGrátisGrátisGrátis
Tarifa de vendaGrátisEntre 10% e 14%, segundo a categoria do produto
+ R$ 5,50 de custo fixo por unidade vendida em produtosabaixo de R$ 79
Entre 15% e 19%, conforme a categoria do produto
+ R$ 5,50 de custo fixo por unidade vendida em produtos abaixo de R$ 79

Tarifas por categorias de produtos

Como você deve ter observado na tabela acima, o percentual de taxa para vender no Mercado Livre varia conforme a categoria a qual a mercadoria pertence. Acompanhe, a seguir, essa variação. 

CategoriasClássicaPremium
+R$ 5,50 por unidade em produtos abaixo de R$ 79
Celulares e Smartphones11% 16% 
Suplementos12%17%
Tênis14%19%
Luminárias de Teto, Solares e Arandelas11,5%16,5%
Notebooks11%16%
Tratamentos para o Cabelo13%18%
Calças14%19%
Fones e Headsets13%18%
Camisolas e moletons14%19%
Botas14%19%
Bicicletas11,5%16,5%
HDs e SSDs13%18%
Roteadores13%18%
Relógios de Pulso14%19%
Smartwatches11%16%
Computadores11%16%
Impressoras11%16%
Televisores11% 16%
Caixas de Som e Alto-Falantes13%18%
Media Streaming11%16%

Custos do Frete Grátis

No marketplace, o frete grátis é obrigatório a partir de R$79.

O frete grátis é um dos maiores atrativos do Mercado Livre e com os vendedores apostando em dropshipping , as entregas ocorrem com agilidade e segurança. 

O Mercado Livre cobra uma taxa conforme a reputação da sua loja:

  • Lojas oficiais, MercadoLíderes e com reputação verde: 50% de desconto em produtos novos a partir de R$ 79;
  • Reputação amarela e sem reputação: 40% de desconto em produtos novos a partir de R$ 79;
  • Reputação laranja ou vermelha: não há desconto.

Anunciar grátis no Mercado Livre é possível?

Conforme a plataforma divulga, anunciar um produto na plataforma é sempre grátis. Porém, como mostramos acima, em alguns tipos de anúncios, há uma tarifa cobrada em cima de cada venda feita.

Como vender mais no Mercado Livre?

Para vender mais no Mercado Livre, as principais dicas são:

  1. Otimize seus anúncios para chamar a atenção do cliente certo;
  2. Cuide da sua reputação, para ganhar mais visibilidade e vantagens quando alcançar o status de Mercado Líder e avançar em suas gradações;
  3. Esclareça dúvidas de clientes sobre as mercadorias.

1. Otimize seus anúncios

Um anúncio otimizado tem mais chances de chamar a atenção do comprador. Para isso, é fundamental ficar atento aos elementos que compõem sua oferta:

  • título: deve ser preciso, para atrair exatamente quem está interessado no que está sendo ofertado;
  • fotos: imagens em alta qualidade, que valorizam o produto, fazem a diferença. Ângulos diferentes também são essenciais para tirar qualquer dúvida que o comprador tenha;
  • descrição: uma imagem vale mais do que mil palavras, mas, além de boas fotos, o comprador quer saber detalhes do que está sendo vendido. E isso só uma boa descrição pode fornecer.

2. Cuide da sua reputação

A reputação no Mercado Livre mostra a qualidade do vendedor. Ela considera:

  • reclamações;
  • tempo de envio;
  • vendas canceladas. 

Vendedores com reputação verde (considerada ótima) têm mais chance de venda do que vendedores com reputação vermelha (considerada ruim).

Está começando e não sabe do que a gente está falando? Então leia também: Entenda como funciona a Reputação no Mercado Livre.

3. Esclareça dúvidas

O Mercado Livre permite que o comprador entre em contato com o vendedor por meio de perguntas na página do produto. O recurso é usado, principalmente, para tirar dúvidas. 

A comunicação rápida com o seu possível cliente é uma das formas de melhorar suas vendas on-line.

Quais as vantagens de anunciar no marketplace Mercado Livre?

A venda no Mercado Livre pode trazer vantagens para o pequeno empreendedor. Descubra algumas das principais:

Mais visibilidade

No Mercado Livre, as chances de venda são maiores e a audiência do site já está bem definida com bastante divulgação e ótimas campanhas. 

Segundo dados próprios, o marketplace é acessado por 219 milhões de usuários mensalmente, o que garante mais visibilidade e maior exposição dos seus produtos. 

Melhor  infraestrutura

O Mercado Livre garante para o empreendedor acesso a uma plataforma robusta e com excelente infraestrutura.

Do marketing, passando pelas formas de pagamento até a integração com os Correios, as soluções já estão prontas para uso.

Aumento nas vendas

Com mais visibilidade e tendo acesso a uma plataforma que oferece vantagens para o empreendedor, a chance de aumentar suas vendas é grande. 

Além disso, como o investimento pode ser considerado baixo, o retorno é alto.

Como conciliar a loja física com o marketplace do Mercado Livre?

Com o surgimento de grandes lojas virtuais, como o Shopee Marketplace, o empreendedor tem cada vez mais opções para começar a vender on-line.

Conciliar as responsabilidades de uma loja física com as vendas on-line pode ser um desafio, mas é possível conciliar as vendas em loja física e virtual, com alguns cuidados: 

1. Seja organizado

Um dos maiores inimigos do empreendedor é a falta de organização. Se essa máxima é verdadeira para quem vende em um canal, imagine para quem trabalha com dois. 

É fundamental ter total controle do que acontece tanto no on-line quanto no offline e isso só é possível em uma empresa organizada.

2. Tenha metas

Estabelecer metas é uma ótima maneira de saber se o trabalho feito está trazendo resultados. 

Quando falamos em dois tipos de negócio diferentes — on-line e offline — é importante criar objetivos distintos e que estejam na realidade do seu negócio. Uma dica é usar dados para embasar essas metas.

3. Use a tecnologia

Contar com o apoio da tecnologia é essencial para conciliar dois modelos de negócio. Um sistema de gestão como ERP, por exemplo, traz vantagens para o dia a dia ao simplificar atividades, centralizar informações e permitir a automação de tarefas.

E se você for o tipo de vendedor que gerencia lojas físicas, on-line e trabalha com vendas no Mercado Livre, conheça funcionalidade de integração entre e-commerces e marketplaces do Bling. 

Como funciona o Mercado Livre? + 4 dicas

A venda no Mercado Livre segue um fluxo de compra um pouco diferente dos demais shoppings on-line, como o marketplace Kabum ou os marketplaces da B2W. Veja algumas dicas sobre o funcionamento da plataforma:

1. Aproveite as integrações

O Mercado Livre oferece o Mercado Envios, um serviço que cuida da coleta e da entrega de produtos, facilitando a logística do micro e pequeno empreendedor, que não precisará mais acertar individualmente a entrega de cada venda realizada.

Sem dúvida, é uma ótima opção para quem está começando ou mesmo para vendedores experientes.

Leia também: Mercado Envios: O que é, Como funciona o Rastreamento e Integração

2. Analise os benefícios

Para começar as suas vendas em um marketplace tão importante quanto o Mercado Livre basta analisar os benefícios, integrar sua loja e partir para o sucesso de vendas. 

Isso vale para quem quer iniciar um negócio ou para quem pretende migrar as suas vendas em loja física para o mundo virtual. 

3. Favoreça a experiência do cliente:

Alta exposição, maior chance de vendas e compensação pelo destaque no seu segmento de produtos são consequências desta tomada de decisão.

Por isso, é importante ter uma estratégia bem estruturada para dar ao cliente a melhor experiência de compra possível.

Respondendo a perguntas frequentes

Precisa de nota fiscal para vender no Mercado Livre?

O Mercado Livre não obriga o vendedor a emitir nota fiscal, ao menos no começo das vendas.Porém, é importante entender que se vender como pessoa física poderá ter restrições de itens de venda e também a carga tributária será maior. 

Outro ponto a ser avaliado é que se as encomendas forem  enviadas pelos Correios, elas devem ser  acompanhadas de Nota Fiscal ou declaração de conteúdo. 

Ou seja, mesmo se a sua empresa foi MEI, que não é obrigada  a emitir  Nota Fiscal, muitas vezes é melhor emitir para estar em dia com a entrega e para atender melhor o seu cliente. 

Contudo,  se  a sua loja vender uma mercadoria ou serviço para outra empresa (pessoa jurídica) é obrigatória a emissão de nota fiscal.

Quem paga o frete no Mercado Livre?

Quando o frete é pago, ele fica por conta do lojista. Porém,  o Mercado Livre é famoso pela disponibilidade de frete grátis, mas o que só se enquadra em algumas situações: 

  • Nos anúncios de produtos novos a partir de R$79;
  • E quando o vendedor fechar uma negociação com vários produtos que, juntos, somem R$79;

Qual a taxa de Comissão do Mercado Livre 2023?

Até 2022, o Mercado Livre cobrou uma taxa de 10% ou 19% para as modalidades Clássica ou Premium, respectivamente. Já as mercadorias com preços inferiores terão um valor acrescido de R$ 5,50 de custo fixo por unidade vendida em produtos.

Nova funcionalidade: contactabilidade de colaboradores

A nova funcionalidade do Mercado Livre foi criada para otimizar a comunicação dentro do seu negócio, garantindo que as mensagens importantes cheguem às pessoas certas no momento certo. Aqui estão os principais pontos dessa ferramenta:

  1. Gestão Eficiente de Comunicações: Agora, você pode atribuir grupos de comunicação aos seus colaboradores previamente cadastrados, facilitando a gestão das comunicações e da operação.
  2. Como Funciona?: A ferramenta permite que você selecione temas específicos para cada colaborador, melhorando a distribuição das informações e agilizando a tomada de decisões que impactam diretamente o seu negócio.
  3. Passo a Passo Simplificado:
    • Acesse “Meu Perfil”: Entre no seu perfil no Mercado Livre.
    • Clique em “Comunicações”: Vá até a seção de comunicações para configurar as preferências.
    • Habilite/Desabilite Envios: Escolha as mensagens que deseja enviar ou receber.
    • Inclua Colaboradores: Adicione até cinco colaboradores por tema de comunicação, garantindo que todos recebam as informações relevantes.
  4. Benefícios Adicionais:
    • Delegação de Tarefas: Permite delegar funções de comunicação, melhorando a eficiência operacional.
    • Centralização de Informações: Todas as comunicações são geridas centralmente, facilitando o controle.
    • Flexibilidade e Personalização: Adapte a ferramenta às necessidades específicas do seu negócio, garantindo que cada colaborador receba apenas as comunicações pertinentes.

Com esta nova funcionalidade, você poderá aprimorar a gestão da comunicação e a rotina das suas operações, tornando seu negócio mais ágil e eficiente.

Integração de marketplace para melhorar a gestão

Com integração direta com o marketplace Mercado Livre, o Bling! dá acesso à estrutura necessária para facilitar a gestão de vendas e aumentar a performance da sua loja

Estamos falando de um ERP para e-commerce integrado às maiores plataformas e marketplaces, que permite que você gerencie as suas vendas on-line de forma centralizada.

No vídeo abaixo você aprende o passo a passo de como integrar o Bling ao Mercado Livre em poucos passos e conhece um pouco mais sobre as possibilidades dessa parceria.