Em 2023, o KaBum Marketplace chega aos 20 anos de operação — tempo mais do que suficiente para ganhar destaque como o maior e-commerce de informática e games da América Latina.

Esse pioneirismo no comércio eletrônico confere ao KaBum a credibilidade de uma marca sólida entre aqueles que fazem compras online. 

De acordo com a pesquisa Customer Experience Report (CX Report), o marketplace é um dos mais recomendados pelos consumidores brasileiros para a compra de jogos e artigos relacionados a este nicho.

Porém, hoje em dia, a fama do KaBum não se deve apenas ao segmento de e-sports. No marketplace, também são vendidos outros tipos de produtos para quem quer trazer inovação e tecnologia para dentro de casa.

Por isso, se você deseja começar a vender pela plataforma, continue a leitura para entender como funciona o KaBum e quais as vantagens de oferecer seus produtos em um dos maiores players do mercado nacional.

Como funciona o KaBuM?

O KaBum Marketplace é uma plataforma que permite o cadastro de lojas parceiras para anunciar e comercializar seus produtos por meio do site. Portanto, nessa modalidade, o KaBum atua como um intermediário entre o cliente e o lojista, sendo este o responsável por todo o processo de venda dos produtos.

Ou seja, disponibilidade em estoque, preço, frete, transportadora, prazos e condições de entrega, trocas, devoluções e garantias ficam inteiramente a cargo do vendedor.

Vantagens de vender no KaBuM

A venda em marketplace pode ser extremamente vantajosa para o micro e pequeno empreendedor, pois não é necessário arcar com os custos de criação de uma loja virtual. No marketplace do KaBuM, basta anunciar os produtos.

Outro ponto importante é a variedade de clientela que o marketplace KaBuM proporciona. Ao todo, são 26 categorias de produtos — de hardware até móveis e decoração. Assim, em contato com um público mais diverso, o lojista poderá explorar outras oportunidades em nichos distintos e ampliar seus alvos.

Além disso, há o inegável benefício do maior alcance. Com números consistentes, o KaBuM faz com que os lojistas tenham mais visibilidade do que teriam em sites próprios e recém-criados. 

Desde 2021, o KaBuM faz parte do grupo Magalu, que veio contribuir ainda mais para o fortalecimento da marca.

Veja alguns dados que revelam o alcance do KaBuM:

  • conta com cerca de 20 mil produtos no catálogo;
  • mais de 8 milhões de clientes; 
  • a plataforma também contabiliza mais 5 mil cidades atendidas em todo o Brasil;
  • mais de 15 milhões de pedidos já atendidos.

O resultado é um faturamento crescente que chegou aos R$ 4 bilhões em vendas em 2022, com lucro líquido de R$ 180 milhões. 

Se você ainda não tinha ideia do tamanho do marketplace no mercado — e do potencial de vendas —, os números não deixam dúvidas, não é mesmo?

Como vender no KaBuM?

Para começar a vender pelo KaBuM, o interessado deve realizar um cadastro junto à plataforma, que, caso esteja de acordo com o solicitado, o aprovará em seguida.

O cadastro no KaBuM marketplace pode ser realizado por pessoa física ou jurídica, mas aqui cabe atenção extra: para que o novo vendedor seja aceito na plataforma, e todas as informações apresentadas devem ser verdadeiras e exatas.

Ficou interessado? Cadastre-se aqui.

O que vender no marketplace KaBuM?

O marketplace tem como especialidade produtos de tecnologia e de esportes eletrônicos. Portanto, já tem estabelecido esse nicho. Mas, para além disso, há muitas outras possibilidades. 

Confira abaixo todas as categorias de produtos no KaBuM (e lembre-se que cada uma delas tem subcategorias):

  • hardware;
  • periféricos;
  • computadores;
  • games;
  • celular e smartphones;
  • tablets, iPads e e-readers;
  • TV;
  • áudio;
  • projetores;
  • espaço gamer;
  • escritório;
  • casa inteligente;
  • câmeras e drones;
  • energia;
  • conectividade;
  • geek;
  • eletrodomésticos;
  • eletroportáteis;
  • ar e ventilação;
  • segurança;
  • automação;
  • telefonia fixa;
  • robótica;
  • moda;
  • ferramentas;
  • cuidados pessoais.

Como você pode ver, as possibilidades são muitas para lojistas de diversos nichos de mercado.

Qual a taxa para vender no KaBum?

Assim como todo marketplace, o KaBuM também cobra taxa de comissão sobre as vendas de lojas parceiras realizadas por meio da plataforma. O valor da taxa está dentro da média praticada por outros marketplaces: 14% do valor dos produtos, válido para vendas de até R$ 50 mil.

Para você ter uma base de comparação, a taxa de comissão da Amazon varia entre 8 e 15%; a do Mercado Livre, entre 10 e 19%.

Como funciona o pagamento dos vendedores no KaBuM?

O KaBuM realiza os repasses em todo quinto dia útil de cada mês, de forma integral. Como regra, é necessário que o parceiro tenha entregado os pedidos aos clientes entre os dias 26 e 25 do mês anterior.

O pagamento pode ser realizado em duas modalidades:

1. Valor em conta bancária

Nessa modalidade, o vendedor escolhe receber o pagamento de seus produtos diretamente em sua conta bancária. 

O KaBuM desconta do montante tanto valores referentes à taxa de intermediação, isto é, uma porcentagem pelo uso da plataforma, quanto às taxas de transferência bancária.

2. Valor na forma de créditos no login

Caso escolha essa opção, o lojista receberá o valor das vendas em créditos na sua conta, e só poderá gastá-los na própria plataforma do KaBuM. Nessa modalidade, não é descontado nenhum valor referente à taxa de intermediação. 

Como é o envio de produtos no KaBuM marketplace?

Uma vez que a venda for finalizada e o pagamento aprovado, a loja parceira será a responsável por seguir com a embalagem e postagem do produto.

Para que nada dê errado, a plataforma é rígida em suas regras de envio: uma vez emitidas, as etiquetas não podem ser alteradas, por exemplo. Por isso, é essencial que seja feita uma conferência minuciosa de cada pedido.

Outro ponto de atenção são os prazos a serem cumpridos. O vendedor deverá enviar o produto vendido em até cinco dias úteis a partir da emissão da etiqueta de postagem. O descumprimento dessa regra implica o cancelamento da venda.

Por fim, o KaBuM não se responsabiliza pelo envio e nem possíveis avarias nas mercadorias. Logo, é de extrema importância que elas estejam não apenas embaladas de acordo com as normas dos Correios, mas também que suas dimensões estejam de acordo com os padrões da estatal. Caso contrário, a venda poderá ser cancelada.

É por isso que contar com um sistema de gestão empresarial que ofereça integrações logísticas é essencial para cumprir as regras e vender pela plataforma.

O Bling é parceiro do vendedor KaBum Marketplace

Você já viu que o KaBuM Marketplace é um canal de vendas que pode trazer excelente retorno financeiro para sua loja. Porém, para aproveitar o alcance da plataforma, você precisa contar com as ferramentas certas de gerenciamento de vendas.

As diversas funcionalidades do Bling dão todo o suporte necessário para lidar com as demandas dos clientes e regras do KaBum — do pedido ao envio das encomendas.

Ao integrar o KaBuM Marketplace com o ERP Bling, você pode:

  • importar os pedidos feitos no KaBuM para o ERP e, assim, visualizar e gerenciar todas as suas demandas em um único lugar;
  • ter o seu estoque atualizado automaticamente;
  • contar com integrações logísticas que facilitam o envio das encomendas.

No vídeo abaixo, você entende como funcionam as integrações logísticas do Bling. Aperte o play!

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