Para expandir suas vendas e melhorar o alcance do seu negócio, o micro e pequeno empreendedor precisa atentar aos marketplaces. Afinal de contas, se forem bem utilizados, podem funcionar como poderosas vitrines para seus produtos.

Nesse sentido, um dos principais players do mercado é o marketplace KaBuM!, especializado na venda de artigos de tecnologia. Para entender como começar a vender seus produtos por lá, as vantagens de fazê-lo e muito mais, continue a leitura! 

Como funciona o KaBuM!?

O KaBuM! teve seu início em 2003, ou seja, foi um dos primeiros e-commerces a serem lançados no Brasil. Por conta disso, tem tradição e prestígio entre aqueles que fazem suas compras em comércios eletrônicos — de acordo com a pesquisa Customer Experience Report (CX Report), o marketplace é um dos mais recomendados por compradores brasileiros. 

O funcionamento do KaBuM! é simples: trata-se de uma plataforma usada por empreendedores para promoverem seus produtos, sejam eles novos ou usados. Desse modo, o lojista é inteiramente responsável pela venda e entrega. O marketplace apenas viabiliza o anúncio das mercadorias. 

Como começar a vender pelo KaBuM?

Para começar a vender pelo KaBuM!, o interessado deve realizar um cadastro junto à plataforma, que, caso esteja de acordo com o solicitado, o aprovará em seguida.

O cadastro pode ser realizado por pessoa física ou jurídica, mas aqui cabe atenção extra: para que o novo vendedor seja aceito na plataforma, xtodas as informações apresentadas devem ser verdadeiras e exatas.

Ficou interessado? Cadastre-se aqui.

O que vender no marketplace KaBuM?

O marketplace tem como especialidade produtos de tecnologia e de esportes eletrônicos. Portanto, já tem estabelecido esse nicho. Mas, para além disso, há muitas outras possibilidades. 

Confira abaixo todas as categorias de produtos no KaBuM! (e lembre-se que cada uma delas têm subcategorias):

  • Informática (Hardware e Periféricos)
  • Eletroportáteis (Casa, Cozinha, Climatização e Cuidados pessoais)
  • Eletrodomésticos
  • TVs, Monitores e Áudio
  • Games
  • Cadeiras (Gamer e Home office)
  • Eletrônicos
  • PCs
  • Beleza e Saúde (Equipamentos eletrônicos)
  • Automotivo (Pneus e Rodas, Som e Vídeo)
  • Climatização
  • Automação
  • Móveis
  • Brinquedos (Eletrônicos)

Como funciona o pagamento no marketplace KaBuM?

O KaBuM! realiza os repasses em todo Quinto dia útil de cada mês de forma integral, como regra é necessário que o parceiro tenha entregue pedidos aos clientes entre os dias 26 e 25 do mês anterior.

Valor em conta bancária

Nessa modalidade, o vendedor escolhe receber o pagamento de seus produtos diretamente em sua conta bancária. Na categoria, o KaBuM! desconta do montante tanto valores referentes à taxa de intermediação, isto é, uma porcentagem pelo uso da plataforma, quanto às taxas de transferência bancária.

Valor na forma de créditos no login

Caso escolha essa opção, o lojista receberá o valor das vendas em créditos na sua conta, e só poderá gastá-los na própria plataforma do KaBuM!. Nessa modalidade, não é descontado nenhum referente à taxa de intermediação. 

Como é o envio de produtos no KaBuM! marketplace?

Uma vez que a venda for finalizada e o pagamento aprovado, o KaBuM! será responsável por emitir e enviar uma etiqueta de postagem para o e-mail do lojista, que deverá que imprimi-la, embalar o produto e ir aos Correios realizar a postagem. Simples, não?

Mas tem mais. Para que nada dê errado, a plataforma é rígida em suas regras de envio: uma vez emitidas, as etiquetas não podem ser alteradas, por exemplo. Por isso, é essencial que seja feita uma conferência minuciosa 

Outro ponto de atenção são os prazos a serem cumpridos. O vendedor deverá enviar o produto vendido em até cinco dias úteis a partir da emissão da etiqueta de postagem, e o descumprimento dessa regra implica no cancelamento da venda.

Por fim, o KaBuM! não se responsabiliza pelo envio e nem possíveis avarias nas mercadorias, assim como os Correios. Desse modo, é de extrema importância que elas estejam não só bem embaladas e seguras, mas também que suas dimensões estejam de acordo com os padrões da estatal. Caso contrário, a venda poderá ser cancelada.

Por que começar a vender no KaBuM?

A venda em marketplace pode ser extremamente vantajosa para o micro e pequeno empreendedor que não está apto a arcar com os custos de criação de uma loja virtual. Nesse contexto, a plataforma KaBuM! já está pronta, e bastará ao vendedor anunciar seus produtos.

Outro ponto importante é a variedade de clientela que o marketplace KaBuM! proporciona. Ao todo, são 33 categorias de produtos — que vão desde hardwares até móveis e decoração. Assim, em contato com um público mais diverso, o lojista poderá explorar outras oportunidades, em nichos distintos e ampliar seus alvos.

Além disso, há o inegável benefício do maior alcance. Com números consistentes, o KaBuM!, como mencionamos anteriormente, faz com que os lojistas tenham mais visibilidade do que teriam em e-commerces próprios e recém-fundados. Confira alguns dados relevantes:

  • o marketplace conta com cerca de 20 mil produtos no catálogo;
  • atualmente, o KaBuM! tem mais de 8 milhões de clientes; 
  • a plataforma também contabiliza mais 5 mil cidades atendidas em todo o Brasil;
  • por fim, somam-se mais de 15 milhões de pedidos já atendidos.

Integração KaBuM! marketplace + ERP para alavancar as vendas

Estar em diferentes canais ao mesmo tempo e conseguir gerenciá-los com maestria faz toda a diferença para micros e pequenos empreendedores. No entanto, essa é uma tarefa complicada para operar manualmente. É nesse cenário que surgem as ferramentas de ERP online, como o Bling, que ao contar com uma logística integrada simplificam o dia a dia de quem as usa.

Ao integrar o KaBuM! marketplace com a Bling, você poderá:

  • importar os pedidos feitos no KaBuM! para o software, e assim visualizar e gerenciar todas as suas demandas em um único lugar;
  • ter o seu estoque atualizado automaticamente;
  • dar mais atenção ao seu cliente e o atendimento, uma vez que gastará menos tempo com atividades operacionais.

E então? Que tal vender mais, com velocidade e dedicação ao cliente? Com o Bling isso é possível — experimente o software de graça por 30 dias e teste!