Para expandir suas vendas e melhorar o alcance do seu negócio, o micro e pequeno empreendedor precisa atentar aos marketplaces. Afinal de contas, se forem bem utilizados, podem funcionar como poderosas vitrines para seus produtos.
Nesse sentido, um dos principais players do mercado é o marketplace KaBum, especializado na venda de artigos de tecnologia. Para entender como começar a vender seus produtos por lá, as vantagens de fazê-lo e muito mais, continue a leitura!
Como funciona o KaBum?
O KaBum teve seu início em 2003, ou seja, foi um dos primeiros e-commerces a serem lançados no Brasil. Por conta disso, tem tradição e prestígio entre aqueles que fazem suas compras em comércios eletrônicos — de acordo com a pesquisa Customer Experience Report (CX Report), o marketplace é um dos mais recomendados por compradores brasileiros.
O funcionamento do KaBum é simples: trata-se de uma plataforma usada por empreendedores para promoverem seus produtos, sejam eles novos ou usados. Desse modo, o lojista é inteiramente responsável pela venda e entrega. O marketplace apenas viabiliza o anúncio das mercadorias.
Como começar a vender pelo KaBum?
Para começar a vender pelo KaBum, o interessado deve realizar um cadastro junto à plataforma, que, caso esteja de acordo com o solicitado, o aprovará em seguida.
O cadastro pode ser realizado por pessoa física ou jurídica, mas aqui cabe atenção extra: para que o novo vendedor seja aceito na plataforma, xtodas as informações apresentadas devem ser verdadeiras e exatas.
O que vender no marketplace KaBum?
O marketplace tem como especialidade produtos de tecnologia e de esportes eletrônicos. Portanto, já tem estabelecido esse nicho. Mas, para além disso, há muitas outras possibilidades.
Confira abaixo todas as categorias de produtos no KaBum (e lembre-se que cada uma delas têm subcategorias):
- Hardware;
- Periféricos;
- Gamer;
- Cadeiras;
- Computadores;
- Celular & Telefone;
- TV;
- Benefício;
- Áudio;
- Eletrodomésticos;
- Projetores;
- TV e Áudio;
- Smart Home;
- Geek;
- Brinquedos;
- Conectividade;
- Beleza & Saúde;
- Casa & Jardim;
- Eletrônicos;
- Câmeras Digitais;
- Instrumento Musical;
- Relógios;
- Segurança;
- Automotivo;
- Vídeo & Som;
- Eletroportáteis
- Ferramentas;
- Automação;
- Esporte e Lazer;
- Ar Condicionado e Ventilação
- Utilidades Domésticas;
- Decoração;
- Móveis.
Como funciona o pagamento no marketplace KaBum?
O KaBuM pode levar até 40 dias para repassar o valor ao lojista. Esse prazo, por sua vez, só começa a ser contabilizado dez dias após o recebimento do produto. Além disso, há diferenças nas formas de recebimento. Entenda abaixo!
Valor em conta bancária
Nessa modalidade, o vendedor escolhe receber o pagamento de seus produtos diretamente em sua conta bancária. Na categoria, o KaBum desconta do montante tanto valores referentes à taxa de intermediação, isto é, uma porcentagem pelo uso da plataforma, quanto às taxas de transferência bancária.
Valor na forma de créditos no login
Caso escolha essa opção, o lojista receberá o valor das vendas em créditos na sua conta, e só poderá gastá-los na própria plataforma do KaBum. Nessa modalidade, não é descontado nenhum referente à taxa de intermediação.
Como é o envio de produtos no Kabum marketplace?
Uma vez que a venda for finalizada e o pagamento aprovado, o KaBuM será responsável por emitir e enviar uma etiqueta de postagem para o e-mail do lojista, que deverá que imprimi-la, embalar o produto e ir aos Correios realizar a postagem. Simples, não?
Mas tem mais. Para que nada dê errado, a plataforma é rígida em suas regras de envio: uma vez emitidas, as etiquetas não podem ser alteradas, por exemplo. Por isso, é essencial que seja feita uma conferência minuciosa
Outro ponto de atenção são os prazos a serem cumpridos. O vendedor deverá enviar o produto vendido em até cinco dias úteis a partir da emissão da etiqueta de postagem, e o descumprimento dessa regra implica no cancelamento da venda.
Por fim, o KaBum não se responsabiliza pelo envio e nem possíveis avarias nas mercadorias, assim como os Correios. Desse modo, é de extrema importância que elas estejam não só bem embaladas e seguras, mas também que suas dimensões estejam de acordo com os padrões da estatal. Caso contrário, a venda poderá ser cancelada.
Por que começar a vender no KaBum?
A venda em marketplace pode ser extremamente vantajosa para o micro e pequeno empreendedor que não está apto a arcar com os custos de criação de uma loja virtual. Nesse contexto, a plataforma KaBum já está pronta, e bastará ao vendedor anunciar seus produtos.
Outro ponto importante é a variedade de clientela que o marketplace KaBum proporciona. Ao todo, são 33 categorias de produtos — que vão desde hardwares até móveis e decoração. Assim, em contato com um público mais diverso, o lojista poderá explorar outras oportunidades, em nichos distintos e ampliar seus alvos.
Além disso, há o inegável benefício do maior alcance. Com números consistentes, o KaBum, como mencionamos anteriormente, faz com que os lojistas tenham mais visibilidade do que teriam em e-commerces próprios e recém-fundados. Confira alguns dados relevantes:
- o marketplace conta com cerca de 20 mil produtos no catálogo;
- atualmente, o KaBum tem mais de 8 milhões de clientes;
- a plataforma também contabiliza mais 5 mil cidades atendidas em todo o Brasil;
- por fim, somam-se mais de 15 milhões de pedidos já atendidos.
Integração KaBum marketplace + ERP para alavancar as vendas
Estar em diferentes canais ao mesmo tempo e conseguir gerenciá-los com maestria faz toda a diferença para micros e pequenos empreendedores. No entanto, essa é uma tarefa complicada para operar manualmente. É nesse cenário que surgem as ferramentas de ERP online, como o Bling, que ao contar com uma logística integrada simplificam o dia a dia de quem as usa.
Ao integrar o KaBum marketplace com a Bling, você poderá:
- importar os pedidos feitos no KaBum para o software, e assim visualizar e gerenciar todas as suas demandas em um único lugar;
- ter o seu estoque atualizado automaticamente;
- dar mais atenção ao seu cliente e o atendimento, uma vez que gastará menos tempo com atividades operacionais.
E então? Que tal vender mais, com velocidade e dedicação ao cliente? Com o Bling isso é possível — experimente o software de graça por 30 dias e teste!