A venda de produtos, seja on-line em marketplaces, e-commerce próprio, ou no varejo físico, é desafiadora, afinal, a concorrência é acirrada, o marketing precisa ser bem feito e o inventário da loja, gerenciado de perto. Para realizar a última tarefa, existe um método chamado curva ABC de estoque.

Concorrência e marketing são análises relevantes, mas neste artigo vamos focar no estoque e na importância de conhecer as características de cada item no sistema de venda, tanto em quantidade quanto em participação no faturamento.

A gestão de estoque está ligada a outras tarefas importantes como gerenciamento de compras, planejamento de vendas, definição do mix de produtos e logística de armazenamento e distribuição.

Já tinha pensado no seu estoque de forma tão detalhada? Neste artigo, explicamos o conceito, como usar a curva ABC na organização do estoque, as vantagens que a ferramenta agrega e mais.

Continue a leitura e confira!

O que é curva ABC?

A curva ABC é um método de gestão utilizado para classificar e ordenar informações e dados conforme o grau de importância em uma atividade. Ou seja, cria uma ordem de prioridade, categorizando itens ou processos em A, B e C, sendo a ordem do mais para o menos relevante.

O processo de categorização em A, B ou C pode representar o valor financeiro que o item gera para a empresa, a procura por ele ou sua importância nas vendas, quando a análise se refere ao estoque — nosso foco principal neste artigo.

A visão geral sobre a relevância que cada item tem no ciclo de vendas da empresa facilita tomadas de decisão estratégicas, como de quanto em quanto tempo serão feitos pedidos aos fornecedores para a reposição de cada item em estoque.

Dessa forma, os que contribuem mais para o faturamento, por exemplo, não podem faltar, ao passo que os menos vendidos terão um período para reposição maior.

Em resumo, com a curva ABC de estoque, você vai fazer a gestão das mercadorias disponíveis para vendas da maneira mais precisa possível, evitando riscos como falta de itens, produtos encalhados e perda de prazo de validade.

Leia também >>> Relatório gerencial: o que é e a sua importância para o estoque.

Relação com o princípio de Pareto

Para entender melhor o papel da curva ABC na gestão de processos, é essencial relembrar o conceito do princípio de Pareto, ou regra 80/20, que afirma: 80% dos resultados são produzidos por 20% dos esforços.

No controle de estoque, isso significa que 80% do faturamento de vendas da empresa é gerado por apenas 20% dos produtos. Ou seja, dentro do mix ofertado, existem aqueles que vendem mais e, portanto, geram mais receita.

Identificar quais são os itens estratégicos para as vendas é fundamental para que os responsáveis pela gestão estejam de olho em seus níveis no estoque, acompanhando as variações de compras e até o aumento de venda de itens inesperados.

Apesar de apontar para as mercadorias que geram mais retorno financeiro, a união do princípio de Pareto com a curva ABC de estoque permite fazer o controle total do mix de produto atual e garantir que os clientes sempre tenham acesso ao item que desejam.

Confira, no vídeo abaixo, como o método da curva ABC é estratégico e auxilia a fazer um controle preciso de várias atividades além do estoque. Vale o play!

Qual é a ordem na qual os itens do estoque são classificados na curva ABC?

Na visão geral, cada letra agrupa os produtos conforme o seu grau de relevância nas vendas, sendo: maior (A), intermediário (B) e menor (C). Partindo da regra 80/20 de Pareto, a curva ABC do estoque faz a classificação da seguinte forma:

  • Categoria A: representa 20% dos itens/produtos que geram 80% do valor ou receita;
  • Categoria B: representa 30% dos itens/produtos que geram 15% do valor ou receita;
  • Categoria C: representa 50% dos itens/produtos que geram 5% do valor ou receita.

A divisão das porcentagens como descrito acima é apenas um exemplo. Você pode ajustar as proporções e fazer uma classificação mais precisa que se adequa a realidade do seu negócio.

A seguir, vamos detalhar cada letra e o que o agrupamento significa na divisão de itens com o método curva ABC de estoque.

curva ABC estoque

Exemplo do modelo de gráfico da curva ABC.

Categoria A

Na categoria A da curva ABC, são agrupados os produtos mais importantes para o resultado das vendas. Para encaixar os produtos neste grupo, você vai considerar o princípio de Pareto e encontrar os 20% que geram 80% do valor total vendido.

Os produtos dessa categoria são prioridades na gestão de estoque, uma vez que têm um volume de venda alto, o que significa que a procura dos clientes é elevada. Então, a reposição precisa acompanhar o fluxo de venda para manter a disponibilidade.

Categoria B

Já na categoria B, são reunidos os produtos com grau de importância intermediário nas vendas. Seguindo a regra de distribuição, no grupo ficam 30% dos produtos responsáveis por 15% do total das vendas.

Os produtos dessa categoria podem evoluir para os mais vendidos, portanto, as variações e picos de venda devem ser acompanhados de perto para manter e, potencialmente, aumentar sua participação no valor total geral ao longo do ano.

Categoria C

Por fim, a categoria C é formada pelos produtos com menor volume de vendas e, portanto, nível de relevância baixo comparado aos grupos anteriores.

Apesar de representarem 50% do portfólio de produtos no estoque, o volume de venda gerado corresponde a apenas 5% do total.

A análise para fazer a curva ABC de estoque é fundamental para conhecer e analisar o sucesso das vendas e verificar se a precificação está adequada. 

Dessa forma, os processos de gestão podem melhorar constantemente, incluindo novas ferramentas para facilitar o cadastro, softwares para automatizar tarefas, entre outros avanços.

Além disso, com a estrutura bem organizada, é possível fazer planejamentos de venda mais efetivos com um controle inteligente e ágil para que o cliente sempre encontre o que busca na sua loja ou e-commerce. 

Leia também >>> Satisfação do cliente: sua empresa está fazendo certo?

Como calcular a curva ABC de estoque?

Agora que você conhece a teoria da curva ABC de estoque, é hora de vê-la em prática para que você consiga reproduzir passo a passo na gestão de produtos da sua empresa. 

As empresas que utilizam um sistema ERP para fazer a gestão dos processos de negócio, obtém os resultados automaticamente por meio do sistema, o que facilita bastante, principalmente se o mix de produtos é grande.

Porém, vale a pena acompanhar o passo a passo feito em uma planilha de dados para entender quais informações são necessárias para executar os cálculos corretamente. Vamos lá!

1. Liste todos os itens vendidos

O primeiro passo para calcular a curva ABC é saber quais são os produtos disponíveis no estoque. A maneira mais prática de organizar é criar uma tabela na planilha de dados e, na primeira coluna, listar o nome de todos os produtos vendidos.

Além do nome, crie colunas para incluir as seguintes informações sobre cada produto:

  • Valor por unidade do produto;
  • Número de itens vendidos no período (Ex:mês, trimestre, semestre ou anual).

2. Calcule a representação de cada produto

O segundo passo vai deixar clara a expressividade que cada produto tem nas vendas. Para ter uma visão precisa, crie uma nova coluna para incluir o valor total vendido de cada item.

O cálculo é uma multiplicação simples do preço unitário do produto pela quantidade vendida no período analisado. Faça o cálculo para cada item da lista. Se você conhece as fórmulas básicas das planilhas de dados, faz as contas rapidamente.

Depois, some os valores para obter o valor total geral faturado com a venda de todos os itens no período. 

3. Organize os itens em ordem decrescente

Após calcular o valor total de cada item, o próximo passo é organizar os itens da lista de produtos em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor. 

Assim, no topo da lista, ficam os produtos que geram a maior receita e, no fim, os que geram uma receita de vendas menor. Ao fazer isso, você tem o conceito da curva ABC de estoque na prática.

DICA: selecione todas as colunas da planilha de dados e acesse o menu Dados > Classificação > Ordenar por ‘Valor total’ > Classificar em ‘Valores’, Ordem ‘do maior para o menor’ e clique em OK para finalizar. 

O cálculo seguinte é o da participação em porcentagem que cada item tem em relação à venda total do período. A conta também é simples: divida o valor total mensal do item pelo valor total geral do período e multiplique por 100 para ter o valor em %.

Por fim, calcule a participação em porcentagem acumulada de cada item. Para isso, some a porcentagem do item com o do anterior da lista. 

O primeiro não é necessário calcular, pois sua participação é igual à inicial, então, comece do segundo, fazendo a soma da porcentagem correspondente com a do primeiro, e prossiga até obter 100% no último item.

4. Classifique os itens em “A”, “B” e “C”

Com todos os itens da planilha de controle corretamente calculados, o próximo passo é classificar os itens em “A”, “B” e “C”. Vamos usar como referência o que explicamos ao longo do artigo:

A: produtos que representam até 80% das vendas acumuladas;

B: produtos que representam de 80% a 95% das vendas acumuladas;

C: produtos que representam de 95% a 100% das vendas acumuladas.

Para gerar a curva ABC de estoque, execute os seguintes passos:

  • selecione todas as células da coluna ‘Nome do produto’;
  • aperte e segure a tecla “ctrl’ do teclado e clique na célula ‘Participação individual %’ e solte o ‘ctrl’;
  • aperte a tecla ‘shift’ e clique na última célula (a de 100%) da coluna ‘Participação acumulada %’ para selecionar as duas colunas correspondentes à participação. 

Na última coluna da tabela, vão surgir as letras correspondentes à classificação de cada produto na curva ABC.

5. Gere o gráfico 

A última etapa para calcular a curva ABC de estoque é gerar o gráfico. Com as colunas selecionadas, vá até o menu Inserir > Gráficos recomendados e selecione a opção ‘Gráfico de barras’.

Um gráfico será inserido abaixo da tabela. Na imagem, selecione todas as barras alaranjadas que representam a ‘participação acumulada %’ dos produtos do estoque (segure a tecla ‘ctrl’ e clique em cima de cada barra).

Agora, clique com botão direito do mouse e selecione ‘Alterar tipo de gráfico’ > Linhas. Pronto, a curva ABC de estoque aparecerá no gráfico!

curva ABC estoque

Exemplo de cálculo da curva ABC para gestão de estoque.

Como utilizar a curva ABC para a gestão de estoque?

Com o gráfico da curva ABC de estoque pronto, você pode analisar detalhadamente o desempenho de cada produto nas vendas, focar o trabalho de gestão nos pontos relevantes e realizar os ajustes necessários no mix de itens vendidos.

Outros processos que apoiam a gestão de estoque, além do controle, nos quais o cálculo da curva ABC pode ser utilizado são os que listamos abaixo.

Fazer o planejamento de reposição

As compras para reposição de produtos devem seguir um planejamento para evitar dois gargalos comuns do comércio: excesso de estoque e estoque parado.

Identificando a frequência com a qual os itens são vendidos, os pedidos ao fornecedor podem ter uma periodicidade e volume definidos, o que facilita a equipe acompanhar e manter o estoque abastecido, especialmente com os produtos mais importantes.

Refinar a estratégia de vendas

Avaliando a curva ABC de estoque, você pode refinar a estratégia de vendas, criando ações específicas para os produtos da categoria B, por exemplo, que você gostaria de estimular as vendas para que entrem na lista de best sellers.

Além disso, você pode criar anúncios segmentados nas redes sociais ou no Google para cada categoria, atraindo o público com perfil ideal de cada uma. Dessa forma, as compras acontecem em todos os grupos, alcançando as metas de venda planejadas. 

Organizar o mix de produtos

Nada pior do que olhar o estoque e perceber que você está cheio de itens “C” e poucos itens “A”. Calculando a curva ABC de estoque, você elimina esse problema, pois a equipe estará atenta à reposição, seguindo o cronograma de pedidos do planejamento.

As informações da curva ABC ainda ajudam a organizar o mix de produtos da sua loja, analisando em quais vale a pena continuar investindo e principalmente quais devem sair do portfólio pela baixa procura. 

Uma decisão estratégica para concentrar os esforços nos produtos que geram melhor retorno do investimento, concorda?

Invista na gestão de estoque da sua loja

Entender a função e como calcular a curva ABC de estoque é fundamental para o crescimento das vendas e do seu negócio.

Para poupar tempo e agilizar as tarefas de controle de estoque e outros processos internos, vale a pena investir em um sistema ERP para automatizar os cálculos e organizar a gestão da empresa com mais qualidade.

O Bling oferece as principais funções para o estoque da sua loja ter a melhor organização, como cadastro de produtos, sincronização com todos os canais de venda, cadastro de fornecedores, controle de compras e muito mais.

Quer investir? Aproveite o teste gratuito de 30 dias e veja na prática qual o plano atende melhor às necessidades do seu negócio.