Você sabe o que é e qual a função da margem de contribuição no seu negócio? O indicador é fundamental na análise financeira, pois indica se a empresa está em um caminho de crescimento.

Como empreendedor, você está envolvido constantemente com pesquisa de mercado, observação do negócio, equilíbrio de contas e cálculo dos lucros para saber se a empresa realmente está dando certo. 

Afinal, empreender e manter o negócio em evolução é um exercício de aprendizado contínuo. Para te ajudar no tema, criamos este artigo para descomplicar o termo e mostrar a importância de saber calcular a margem de contribuição.

Boa leitura!

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição é um indicador financeiro que mostra a quantia de dinheiro que sobra da receita após a retirada dos gastos e despesas variáveis. Ou seja, é a diferença entre o valor das vendas e os respectivos custos e despesas do produto ou serviço vendido

O indicador representa o percentual que o valor das vendas contribui para o pagamento das despesas fixas e ainda o quanto representa na geração de lucro.

Calcular a margem de contribuição é fundamental para identificar qual parte dos recursos gerados é necessária para pagar as despesas e ainda ter dinheiro em caixa. 

O processo é semelhante à gestão de contas pessoais. O quanto recebemos pelo nosso trabalho é dividido entre as despesas variáveis daquele mês e reservamos uma margem para futuros imprevistos para capitalizar nossos recursos.

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Qual a importância de calcular a margem de contribuição?

A principal importância do cálculo e a previsão da margem de contribuição é a geração de insights para utilização dos recursos financeiros de forma apropriada. Além disso, o indicador mostra quais são os serviços (ou produtos) que geram maior margem para o negócio. 

O relatório apresenta a viabilidade dos projetos da empresa e faz o gestor pensar no futuro com mais precisão. O conceito da margem de contribuição é exatamente saber qual valor sobra para a empresa poder pagar as contas e ainda ter lucro

Para calcular a margem, é importante lembrar que não se utiliza os custos fixos da empresa. Isso porque as despesas variáveis são diretamente relacionadas ao volume de vendas.

O cálculo do indicador de contribuição evita que a empresa continue vendendo serviços sem gerar retorno financeiro significativo para o negócio, mostrando quais produtos devem passar por uma readequação de preços.

Como calcular a margem de contribuição?

A fórmula da margem de contribuição para o cálculo é simples: diminuir do valor das vendas os custos variáveis e despesas variáveis. Da seguinte forma:

Margem de contribuição = Valor das vendas – (Custos variáveis + Despesas variáveis).

Vale lembrar que os custos variáveis são os gastos com o serviço final e as despesas variáveis são os gastos ligados à administração da companhia, como materiais de escritório, comissão de vendas, etc.

Essa conta gera como resultado o lucro e o valor mínimo pelo qual se pode vender um produto ou serviço. É importante sempre compartilhar esses números com os colaboradores da empresa para que todos tenham a mesma informação, possibilitando novas negociações e também evitando prejuízos.

O cálculo deve ser feito com frequência, pois as mudanças nas variáveis alteram a receita final todos os meses. O objetivo é sempre a busca de uma boa margem de contribuição, quanto mais próxima de 100%, melhor será o índice.

Exemplo de margem de contribuição

Para facilitar o entendimento da fórmula, vamos a um exemplo prático da sua aplicação.

Uma empresa planeja vender 300 unidades de seu principal produto, cujo valor unitário é de R$ 80. O custo por item é de R$ 50, além de R$ 35 de despesas variáveis. Dessa forma, o cálculo da margem de contribuição total é o seguinte:

Unidade Total
Receita das vendas (previsão)R$ 80R$ 24.000
Custo do produtoR$ 50R$ 15.000
Despesas variáveisR$ 35R$ 10.500

Margem de contribuição = 24.000 – (15.000 + 10.500) = R$ 1.500.

Margem de contribuição (%) = MC ÷ vendas = 1.500 ÷ 24.000 x 100 = 6,25%.

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Outros dados sobre a margem de contribuição

A partir da análise geral também é possível esmiuçar as possibilidades para poder tomar decisões ainda mais seguras. Afinal, o indicador diz muito sobre a área comercial da empresa, dando um panorama sobre a operação:

Margem total

Analisa a eficiência da operação de modo geral.

Margem unitária

Define preço de venda, pois é uma forma de conhecer a margem de cada produto ou serviço. Isso inclui listar os produtos com boa margem e também os que estão deixando a desejar.

Margem por canal

Observar os canais distintos e como eles podem apresentar diferentes margens de contribuição.

Margem por vendedor

Aqui é importante avaliar que nem sempre quem vende mais é o melhor vendedor. É preciso observar as margens de venda separadas de cada profissional.

Organização na gestão é fundamental

Sempre que falamos em cálculos, números de vendas e lucros, é importante reforçar a diferença que um sistema de gestão, como o Bling, faz. Uma ferramenta online que atualiza e unifica os setores da empresa e promove uma organização indispensável para quem quer ver seu negócio crescer.

Perder tempo com planilhas manuais acaba gerando erros desnecessários e faz com que a equipe deixe de produzir em outras áreas. 

A partir do momento que a empresa passa a contar com um sistema eficiente, as ações de gestão ficarão mais simplificadas, como o controle do fluxo de caixa, o estoque, a logística, até mesmo a emissão de notas fiscais e boletos. 

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