O empreendedor está sempre envolvido em pesquisa de mercado, observação do negócio, equilíbrio de contas e cálculo dos lucros para saber se o negócio realmente está dando certo. É um constante exercício de aprendizado sobre empreender e como manter o negócio em evolução.
Você sabe o que é e qual a função da margem de contribuição do seu negócio? Fizemos este texto para descomplicar o termo e mostrar a importância de saber calcular a margem de contribuição.
O que é margem de contribuição?
De forma simplificada a margem de contribuição nada mais é do que a quantia de dinheiro que sobra da receita (após retirar os gastos variáveis e despesas variáveis). Ou seja, designa a diferença entre as vendas e os respectivos custos e despesas do produto ou serviço vendido. Ela representa o percentual que o valor das vendas contribui para o pagamento das despesas fixas e também o quanto representa na geração de lucro.
Calcular a margem de contribuição é fundamental para identificar qual a parte dos recursos gerados são necessários para pagar as despesas e ainda ter dinheiro em caixa. É como nas contas pessoais, contamos o quanto recebemos pelo nosso trabalho, e fatiamos entre as despesas variáveis daquele mês e contamos com uma margem para futuros imprevistos para capitalizar nossos recursos.
Qual a importância de calcular a margem de contribuição?
A principal questão que envolve esse cálculo e a previsão dele é a geração de insights para utilização dos recursos de forma apropriada. Além disso, ele também mostra quais os serviços (ou produtos) que geram maior margem no negócio. Esse relatório apresenta a viabilidade dos projetos e faz o gestor pensar no futuro com maior precisão.
O conceito da margem de contribuição é exatamente saber qual o valor sobra para a empresa poder pagar as contas e ainda ter lucro. Para calcular é importante lembrar que não se utilizam os custos fixos da empresa, isso por que as despesas variáveis é que são diretamente relacionadas ao volume de vendas.
Ou seja, Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
Calcular a margem de contribuição evita com que a empresa continue vendendo serviços sem gerar retorno financeiro significativo para o negócio, isso mostra que aqueles produtos devem passar por uma readequação de preços.
O cálculo na prática
Para calcular a margem de contribuição a conta é simples: Diminuir o valor das vendas dos custos variáveis e despesas variáveis. Vale lembrar que os custos variáveis são os gastos com o serviço final, e as despesas variáveis são os gastos ligados a administração da companhia, como materiais de escritório, comissão de vendas, etc.
Essa conta gera a informação sobre o lucro e o valor mínimo que se pode vender um produto ou serviço. É importante sempre compartilhar esses números com os colaboradores da empresa, isso faz com que todos tenham a mesma informação e possibilitem novas negociações e também evitem prejuízos.
O cálculo deve ser feito com frequência, pois as mudanças variáveis alteram a receita final todos os meses. O objetivo é sempre a busca de uma boa margem de contribuição, quanto mais próxima de 100%, melhor será o índice.
Outros dados sobre a margem de contribuição
A partir da análise geral também é possível esmiuçar as possibilidades para poder tomar decisões ainda mais seguras. Afinal, o indicativo diz muito sobre a área comercial da empresa, dando um panorama geral sobre a operação:
Margem total
Analisa a eficiência da operação de modo geral.
Margem unitária
Define preço de venda, pois é uma forma de conhecer a margem de cada produto ou serviço. Isso inclui listar os produtos com boa margem e também os que estão deixando a desejar.
Margem por canal
Observar os canais distintos e como eles podem apresentar diferentes margens de contribuição.
Margem por vendedor
Aqui é importante avaliar que nem sempre quem mais vende é o melhor vendedor. É preciso observar as margens de cada venda de cada profissional.
Organização na gestão é fundamental
Sempre que falamos em cálculos, números de vendas e lucros, é importante reforçar a diferença que faz um sistema de gestão como o Bling. Uma ferramenta online que atualiza e unifica os setores da empresa e promove uma organização indispensável para quem quer ver seu negócio crescer.
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