Para quem trabalha no e-commerce, a entrega de mercadorias é uma das grandes preocupações, afinal, impacta diretamente a satisfação do cliente. Porém, com o uso da tecnologia e de plataformas que reúnem as principais transportadoras do Brasil, como o Melhor Envio, a gestão do frete pode ser mais eficiente ― e econômica!

E por que investir em uma entrega de alta qualidade para o seu consumidor? De acordo com uma pesquisa feita pelo Capterra, esse serviço afeta a satisfação de 56% dos entrevistados, sendo que 95% querem que o prazo diminua.

Logo, é urgente a necessidade de realizar mudanças no setor logístico do seu e-commerce! E o caminho mais adequado é ampliar as opções de frete por meio de transportadoras que podem cobrar mais barato do que outros meios de entrega.

Para se aprofundar neste assunto, entenda como funciona o Melhor Envio e descomplique de vez a entrega dos seus produtos!

O que é o Melhor Envio?

Antes de tudo é preciso entender que o Melhor Envio não é uma transportadora, mas uma plataforma intermediadora de frete.

A plataforma conecta o seu negócio às principais transportadoras do país, fazendo desde a cotação do envio dos produtos até o fechamento da entrega. E isso contribui para as marcas terem um ótimo custo-benefício, sem precisar calcular o frete de cada parceiro de forma separada.

Esse serviço de intermediação logística otimiza o processo de contratação de frete, encontrando a melhor opção para a sua entrega.

Como funciona o Melhor Envio na prática?

Bastam três passos para utilizar o Melhor Envio no seu e-commerce:

  1. faça a cotação do valor de envio do produto de acordo com os CEPs de origem e  destino, e as medidas e o peso do pacote com as transportadoras parceiras;
  2. escolha o frete com o melhor custo-benefício e imprima a etiqueta de envio a ser fixada na caixa do produto;
  3. realize o envio do pacote e acompanhe a movimentação do produto até o momento da entrega.

Leia também: Frete como estratégia do seu e-commerce: funciona? Como aplicar?

Como se cadastrar no Melhor Envio?

O cadastro do seu perfil no Melhor Envio é feito pelo CPF, ou seja, o registro de pessoa física. Este é o primeiro passo, antes mesmo de cadastrar o CNPJ.

Após, basta criar um login empresarial dentro do site, cadastrar sua loja virtual e começar a usar a plataforma. Simples, não é mesmo?

Quais são as vantagens do Melhor Envio?

Manter uma logística integrada é uma grande vantagem para quem trabalha no e-commerce. Afinal, a loja pode acompanhar em um só lugar as entregas dos pedidos dos clientes e, assim, garantir qualidade no atendimento prestado.

E ainda existem outros benefícios de optar pelo Melhor Envio, como:

  • acesso a diferentes transportadoras e modalidades de frete sem precisar contratá-las individualmente;
  • cotações simultâneas para economizar sem perder tempo;
  • você paga apenas o que utilizar;
  • melhor rastreio: plataforma automatizada que rastreia os objetos de envio e mantém o cliente informado em tempo real;
  • automatização da gestão de frete;
  • gestão de vendas e impressão de etiquetas;
  • integração com mais de 80 plataformas de e-commerce.

Quais são as taxas do Mercado Envio? 

O Melhor Envio não cobra mensalidades nem taxas. O único custo é por cada etiqueta de frete usada. Ou seja, o lojista só paga quando usar a plataforma! O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, débito on-line (transferência), boleto ou saldo virtual da conta da plataforma.

O serviço também trabalha com as principais ferramentas de pagamento, como Mercado Pago, PayPal, PagSeguro e PicPay.

Como calcular o frete no Melhor Envio?

A cotação e compra de envios é feita a partir da calculadora de fretes, onde você insere os dados de origem e destino do pedido, as dimensões do pacote (altura, largura, comprimento e peso) e o valor total do produto.

O Melhor Envio é parceiro dos Correios também para o uso de PAC Mini, que é a solução dos Correios para pequenos volumes. 

Entre as opções de envio da plataforma estão: 

  • Correios (SEDEX, PAC e PAC Mini);
  • Jadlog;
  • Azul Cargo Express;
  • Latam Cargo.

Cabe destacar que todos os fretes têm até 80% de desconto, pois a plataforma faz a intermediação de um grande volume de entregas e, assim, consegue negociar valores mais baratos para seus clientes!

Saiba mais: Como fazer do frete o protagonista do seu e-commerce

Como enviar pelo Melhor Envio?

Enviar pelo Melhor Envio é fácil: basta escolher uma unidade do Melhor Ponto mais perto de você e postar todas as entregas em um só lugar, independentemente se for para uma ou mais transportadoras fazerem o serviço. 

Veja como enviar pelo Melhor Envio com um passo a passo bastante simples:

  • faça a cotação e escolha a melhor opção;
  • adicione a nota fiscal ou a declaração de conteúdo da entrega;
  • escolha a forma de pagamento;
  • gere a etiqueta do frete;
  • entregue o pedido no Melhor Ponto mais próximo.

Como acompanhar meus envios na plataforma?

Para acompanhar seus envios, a plataforma dispõe da solução Melhor Rastreio. O rastreamento do produto pode ser feito pelo aplicativo e serve tanto para aparelhos com sistema Android quanto para iOS.

Dessa forma, é possível acompanhar o status do produto em tempo real sem precisar entrar em diversas plataformas de forma separada.

Também é possível acompanhar o status dos envios: 

  1. envios liberados;
  2. envios postados;
  3. aguardando pagamento. 

Desta forma é possível ter uma visão abrangente das entregas!

Aproveite a integração do Bling com o Melhor Envio!

Utilizar um sistema de ERP para fazer as integrações logísticas é fundamental para manter o seu negócio organizado.

A integração entre o Melhor Envio e Bling possui as seguintes funcionalidades:

  • cotações de frete entre transportadoras;
  • integração das informações de vendas;
  • geração de códigos de rastreamento;
  • acompanhamento do status de entrega e impressão de etiquetas.

Além disso, o Bling disponibiliza recursos estratégicos para a boa gestão on-line das vendas do seu e-commerce, como:

  • emissão e gestão de notas fiscais;
  • link de pagamento;
  • gestão de todas as vendas;
  • cobranças e boletos;
  • integração com plataformas de marketplace e e-commerce;
  • gestão do estoque;
  • conta digital e controle financeiro para o lojista.

Conheça como nossa plataforma funciona e veja como pode ser simples gerenciar seu e-commerce!

Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis e descubra tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!