O controle de alguns processos, sem uma boa metodologia associada, pode levar à perda de eficiência nos negócios, exigindo mudanças para melhorar a organização. Um exemplo bastante conhecido e aplicado é o método FIFO no estoque.

A gestão de estoque de produtos prontos ou matérias-primas exige atenção especial para evitar desperdícios, como perdas de itens, vencimento e danos às mercadorias. Tudo isso resulta em prejuízos financeiros para as empresas.

Atualmente, as metodologias como o controle de estoque FIFO são bem aproveitadas com o apoio das soluções de automação de processos. 

A pesquisa ‘OTRS Spotlight: IT Service Management’, divulgada em 2023, destacou que 52% das empresas brasileiras ouvidas para o levantamento já adquiriram ferramentas das quais necessitam e têm experiência para utilizá-las.

Precisa melhorar sua gestão de estoque e, ainda, otimizar seus processos de negócio para melhorar o desempenho nas vendas e o crescimento das operações? 

Continue a leitura do artigo e entenda o que é e como usar o FIFO para gerir seu estoque e como automatizar a gestão da sua empresa de forma integrada.

Boa leitura!

O que é FIFO?

FIFO é um acrônimo da expressão em inglês “first in, first out”. Em português, o termo é traduzido como “primeiro a entrar, primeiro a sair” (PEPS). O objetivo do método é garantir o giro de produtos, evitando perdas em ativos de valor, cuja qualidade é essencial para a credibilidade da empresa.

Quando o assunto é armazenamento de mercadorias, a maneira como cada tipo de estoque é gerenciado influencia diretamente as vendas.

No caso do FIFO, o lote que deu entrada primeiro no armazém da empresa também é o primeiro a sair. Para que o sistema seja realmente efetivo, é importante ter um espaço funcional e bem organizado para facilitar a identificação dos produtos, mantendo-os sempre visíveis.

Além disso, a orientação da equipe responsável pelo controle é outro fator essencial para o sucesso das vendas com o apoio da metodologia. Os colaboradores precisam ser bem orientados para seguir a ordem estabelecida. 

Leia também >>> O que é controle de estoque: 8 passos para MEI, ME e EPP.

O que é FIFO no controle de estoque?

O FIFO no controle de estoque é a aplicação do princípio “first in, first out” para gerenciar as mercadorias vendidas pela empresa. O fator que orienta a saída é o lote do produto. Ou seja, os lotes armazenados primeiro, também saem primeiro.

Além da tradução literal, o acrônimo também foi traduzido para o português como PEPS, ou seja, primeiro a entrar, primeiro a sair.

A metodologia pode ser aplicada em conjunto a outras utilizadas para a gestão de estoque, dependendo do tipo de produto com o qual a empresa trabalha.

Dessa forma, o controle tanto do estoque de itens para venda/revenda quanto de outros insumos, como matérias-primas, pode ser organizado visando evitar perdas e danos, além de favorecer a logística de utilização e despacho dos itens.

Diferenças no controle de estoque FIFO, LIFO E FEFO

O FIFO é apenas um dos métodos de controle de estoque e, como tal, falaremos de outras duas opções: LIFO E FEFO.

O primeiro é o ‘first expire, first out’, ou FEFO, que significa ‘primeiro a vencer, primeiro a sair’. É um método comum no setor alimentício e de revenda de produtos da categoria, pois se baseia na data de vencimento dos produtos.

Quando a validade dos produtos é um fator importante para a venda, o método é aplicado para organizar o local onde os produtos ficam armazenados, facilitando a identificação dos lotes com o vencimento mais próximo, que chegaram primeiro ao estoque.

Assim, a empresa garante que o cliente receba produtos com um prazo longo para consumo ou revenda, conforme o objetivo, obtendo o aproveitamento total do lote adquirido.

Já o método ‘last in, first out’, ou LIFO, que quer dizer ‘último a entrar, primeiro a sair’, não leva em consideração a data de validade dos produtos. Por isso, não é aplicado em itens dessa categoria.

Nesse caso, o fator principal é o valor dos itens mais recentes que entraram no estoque. Se este for maior do que o dos produtos armazenados há mais tempo, a possibilidade de lucro é maior, portanto, os itens saem primeiro.

Em geral, o LIFO é mais usado no controle de estoque de produtos sem prazo de validade, que não geram perdas por estragar. Aliás, uma loja de celulares pode utilizar o método, pois os clientes tendem a se interessar pelas versões mais recentes dos smartphones.

Leia mais >>> Relatório gerencial: o que é e a sua importância para o estoque.

Como a metodologia PEPS funciona?

A metodologia PEPS ou FIFO no estoque funciona a partir da organização do espaço físico de armazenamento das mercadorias. O ideal é que os lotes fiquem divididos e distribuídos conforme a data de chegada.

Para isso, é importante ter prateleiras do tamanho ideal para acomodar os produtos com etiquetas de identificação. Dessa forma, a equipe se movimenta facilmente pelo estoque , ainda, contabiliza o que foi vendido de cada lote no mês facilmente.

Outra decisão importante é a automação do gerenciamento de estoque, que agiliza o acompanhamento das saídas e evita que a equipe fure a fila acidentalmente, desorganizando o controle.

É vital ter uma capacidade máxima de armazenamento definida para evitar o estoque parado e as perdas pelo armazenamento ineficaz. Assim, o reabastecimento mantém um ritmo regular, acompanhando as vendas. Para completar, pode-se rever a estratégia de vendas, caso um produto não saia como o esperado.   

Quando utilizar o controle de estoque FIFO?

O controle de estoque com FIFO pode ser utilizado nas seguintes ocasiões:

  • venda de produtos com alta taxa de rotatividade;
  • venda de produtos com data de validade longa, que permite ajustar a estratégia de venda, se necessário (ex: alimentos não perecíveis);
  • venda de mercadorias sem validade (ex: eletrônicos, móveis e eletrodomésticos).

Além disso, quando a empresa tem problemas com a organização do fluxo no estoque e/ou  armazenamento de produtos, o método é útil. Lembrando que o FIFO é apenas uma parte do trabalho.

Analisar a capacidade e fazer uma avaliação da infraestrutura da qual a empresa dispõe também favorece a tomada de decisão para organizar melhor o estoque e impulsionar as vendas.

Invista na gestão de estoque automatizada

Agora que você sabe o que é e como funciona o método FIFO no estoque, que tal dar um passo a mais e aplicar a metodologia junto de um sistema ERP para automatizar o gerenciamento da sua empresa?

O sistema de gestão Bling é um dos que permite a integração total das áreas de um negócio, inclusive o controle de estoque, permitindo vender em diversas plataformas e gerenciá-las de um único lugar.

Bem mais fácil, concorda? Teste gratuitamente por 30 dias e comprove como o Bling pode ajudar a simplificar a rotina de gerenciamento de todas as atividades da sua empresa.