Um dos maiores desafios das lojas virtuais, é, sem dúvida, a logística. Sabe-se que, 55% dos carrinhos abandonados ocorrem por causa do alto custo do frete.
Para ter um frete competitivo as lojas precisam ter várias opções de envio. Na contratação de uma transportadora existem diversos fatores que devem ser considerados e uma negociação pode levar meses.
Pensando em ajudar as lojas virtuais que ainda não realizam entregas por uma transportadora, agora é possível realizar contratações rápidas, para ativar na loja virtual o mais rápido possível. Algumas chegam a ativar em até 48h.
Para exemplificar, as transportadoras disponibilizaram tabelas com preços e prazos competitivos, assim, basta criar uma conta com a transportadora para passar a oferecer na loja virtual.
O lojista possui diversas responsabilidades e queremos facilitar uma das partes mais importantes do e-commerce, as entregas, revela o CEO Ricardo Saita.
O que você verá no artigo:
Logística como estratégia para melhorar a conversão:
Sabe-se que 55% dos carrinhos abandonados são por causa do alto custo do frete. Oferecer transportadoras ajuda os lojistas a diminuir o custo dos envios, pois, em geral, oferecem preços e prazos competitivos.
Isso faz que a taxa de conversão da loja virtual aumente e o lojista venda mais!
Para muitos lojistas, foi necessário ativar uma transportadora para começar a vender.
Ademais, ter várias transportadoras à disposição ajuda a vender mais.
Diversificação logística na prática:
Um pais do tamanho do Brasil apresenta diversos desafios e nos transportes não poderia ser diferente.
A startup defende que, para oferecer uma solução completa para os clientes, é necessário ter diversas transportadoras especialistas em tipos de cargas e por região.
Na prática, funciona assim:
O lojista possui uma transportadora especialista em cargas leves e outra especialista em cargas pesadas, envio expresso e normal para cada estado ou região do país.
Você pode estar pensando que ter muitas transportadoras podem confundir o cliente no momento da compra, mas a ferramenta preparou uma funcionalidade que apresenta somente as melhores opções para o cliente, ou seja, se você possuir 8 formas de envio para um CEP específico, você tem a liberdade de apresentar somente dois (o mais barato e o mais rápido), por exemplo.
Conveniência logística:
Não é de hoje, mas cada vez mais os clientes compram pelo frete. Basta entrar em grandes players como Mercado Livre e Amazon para constatar isso.
Mais do que nunca, o marketing é feito com base na forma de envio.
É importante lembrarmos que, se o consumidor estiver disposto, o preço do frete deixa de ser tão impactante.
Se o seu cliente precisa do produto para amanhã, ele provavelmente irá pagar mais para receber antes.
Logo, esteja preparado para atender todos os tipos de clientes (o que tem pressa e o que pode esperar).
Por onde começa uma logística eficiente?
De acordo com o COO da empresa, Diego Muriel, o primeiro passo é “dominar o território” mais próximo, ou seja, você precisa ser imbatível no seu bairro, e na sua cidade.
Batizada como “logística em espiral”, o conceito é simples: depois de atender bem os clientes mais próximos, foque em ampliar o território, buscando transportadoras que atendam outras regiões.
Dessa forma, fica mais fácil encontrar a transportadora certa. Dificilmente, apenas uma transportadora conseguirá ser muito eficiente em um país tão grande como o Brasil.
O mais engraçado, é que essa técnica já é muito utilizada pelos restaurantes. Muitas vezes, não há entrega para bairros distantes, pois impacta na qualidade do alimento entregue.
O que o lojista pode fazer agora, para melhorar as entregas?
O primeiro passo é ativar as transportadoras o mais rápido possível, isso já tornará a empresa competitiva. Se o lojista tiver pressa, pode também comprar frete com desconto, sem contrato e sem mínimo de envios.
O segundo é passo, é receber indicação de transportadoras e partir para a negociação.
Igualmente, o terceiro ponto, é lembrar das entregas expressas, isso ajuda a vender para mais na sua cidade! Oferecer motoboy não é diferencial, é obrigação!
Além de transportadoras, como o lojista pode vender mais?
A Frenet consegue integrar qualquer transportadora, correios e motoboy em mais de 80 plataformas de e-commerce, ERP e Hubs de Marketplace, mas isso é apenas uma parte.
A ferramenta possibilita criar regras de frete para vender mais!
O prazo e o preço podem ser editados em segundos, da mesma forma, criar restrições de entrega.
Criar regras de frete fixo por estado e por serviço da transportadora te ajuda a criar campanhas de marketing.
Por outro lado, crie restrições de entrega, escolha o resultado que aparecerá para o seu cliente, adicione o valor do ICMS do frete por estado e muito mais!
Portanto, lembre-se, a venda começa e termina no frete.