A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica facilita os processos de prestação de serviços e a organização dos negócios como um todo.

Fazer a emissão de documentos fiscais é um dever que quase toda empresa tem, com algumas raras exceções. E, apesar de ser um processo mais simplificado e online, emitir uma NFS-e pode não ser uma tarefa tão fácil para empreendedores que estão começando.

Por isso, resolvemos te ajudar a aprender como fazer a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, além de entender melhor como ela funciona.

Confira!

O que é uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, ou simplesmente NFS-e, é um documento validado juridicamente que tem como função formalizar, registrar e comprovar a prestação de serviços.

Ela deve ser utilizada sempre que há alguma prestação de serviços, de qualquer tipo, e registra as transações fisicamente e digitalmente, além de ter a funcionalidade de recibo.

Graças ao sistema eletrônico, as notas podem permanecer armazenadas no ambiente digital, ou seja, não há mais a necessidade de gastos com materiais de impressão para gerar a nota física.

Além disso, as notas emitidas digitalmente são enviadas diretamente à prefeitura para incidência de impostos, modernizando o processo de emissão e deixando-o mais prático.

Benefícios da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Além da economia em gastos com materiais de impressão, ela também permite transações mais seguras e um armazenamento e manuseio mais eficiente.

Confira uma lista com alguns dos principais benefícios que a NFS-e traz:

  • Facilita o processo de fiscalização das operações realizadas e de esclarecimento dos impostos incidentes sobre as mesmas;
  • Proporciona mais praticidade para empresas em negociações, que podem acessar e registrar suas transações com mais facilidade;
  • Possui validade jurídica por meio do certificado digital, com assinatura registrada;
  • Por ser um documento digital, é possível automatizar o processo e torná-lo mais rápido e eficaz;
  • Alterações ou obstrução do documento são bem menos prováveis.

Por que emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica?

Como já falamos, com exceção de casos raros, toda empresa que comercializa e presta algum serviço tem a obrigação de emitir a nota fiscal de serviço para fins de fiscalização e arrecadação de impostos.

Vale ressaltar que deixar de emitir a nota fiscal, em casos de obrigatoriedade, pode, além de causar multas e problemas fiscais, deixar sua empresa com uma imagem ruim.

Quem deve emitir Nota Fiscal de Serviços Eletrônica?

A NFS-e deve ser emitida sempre que houver alguma prestação de serviço. Sejam eles realizados por empresas ou pessoas físicas, a operação deve ser registrada por meio da nota.

Emissão de Nota Fiscal de Serviços: como emitir nota fiscal de serviço

Para emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, você deve acessar o site da prefeitura de seu município e inserir algumas informações requeridas, que variam de acordo com a prefeitura.

Você precisará também do certificado digital para validar as transações digitalmente, que pode ser o A1 ou A3.

A grande vantagem do certificado digital é que não é necessária sua presença física para prestação de serviços, e é possível automatizar o processo, indicando um responsável pela assinatura digital do certificado.

Você pode emitir suas notas fiscais pelo Bling de maneira automatizada

Aqui, no Bling, você encontra um serviço completo para gerenciar as notas fiscais de sua empresa.

Com o Bling, você pode automatizar a emissão da nota, e isso te poupará muito tempo e simplificará a burocracia para o seu negócio.
Além disso, nós assinamos a nota com certificados digitais A1 e A3, e temos parceria com mais de 600 prefeituras para emissão da NFS-e, entre várias outras funcionalidades.