Os processos envolvidos para que um produto comprado online saia do estoque de uma empresa e chegue até o comprador são a resposta para o que é logística.
Isso significa que tudo o que há entre o pagamento confirmado e o recebimento da mercadoria tem relação com a logística, que também inclui a gestão de estoque e o armazenamento dos produtos.
Fica clara então a importância que ela tem para as empresas virtuais, não é mesmo?
Mas, como aplicar e como funciona a logística? Essas são algumas das perguntas que vamos responder ao longo deste guia.
Por isso, se você tem muitas dúvidas sobre o que é logística e o que ela faz, está no lugar certo.
O que você verá no artigo:
O que é logística?
Logística é a sequência de etapas que fazem um produto chegar até o comprador, incluindo desde a gestão do estoque até a distribuição das mercadorias pelas transportadoras. No varejo online, uma venda só é concluída quando o cliente recebe o produto e, para isso, uma série de processos logísticos são realizados.
Entre as etapas que fazem parte da logística do comércio virtual estão:
- armazenamento das mercadorias;
- recebimento do pedido;
- emissão da nota fiscal;
- separação do produto;
- embalagem;
- pedido de coleta para transportadora;
- transferência do produto à transportadora;
- entrega da mercadoria ao cliente.
Com exceção do último item da lista, a entrega da mercadoria ao cliente, todas as demais fases da logística são realizadas dentro do armazém da empresa que vendeu o produto.
Após o envio do ítem à transportadora, a responsabilidade da entrega é compartilhada.
Isso acontece porque a transportadora é quem está com a posse da mercadoria.
Contudo, para o seu cliente, é a sua marca a responsável pela qualidade do que ele vai receber, afinal, ele fez a compra no seu site.
Por isso, mesmo que o produto esteja com a transportadora, também é sua responsabilidade assegurar que o comprador terá uma boa experiência de entrega.
Para garantir que isso aconteça é fundamental, por exemplo, que você escolha uma transportadora de qualidade, comprometida com a excelência das entregas.
Entender a razão disso é muito simples: considere um produto que chega ao seu cliente com a embalagem amassada ou com algum dano causado pelo processo de entrega.
Esse tipo de situação vai gerar uma experiência ruim para o comprador, que será atribuída à sua empresa.
Logo, a escolha da transportadora é fundamental para um processo logístico completo, eficiente e que contribua para o alcance de resultados positivos que você espera.
O que é cadeia logística?
Antes de seguirmos para explicar como funciona a logística, vamos responder a algumas dúvidas muito comuns, por exemplo, o que é cadeia logística?
O termo, que é sinônimo de supply chain ou cadeia de suprimentos, engloba os processos que fazem parte do ciclo de vida de um produto desde a produção.
Enquanto a logística inclui transporte, o armazenamento e a distribuição de um produto, a cadeia logística amplia os envolvidos nesse processo, considerando todas as etapas desde a compra de matéria prima ou produtos para a venda.
Ao fazer isso, envolve fabricantes, fornecedores, distribuidores, consumidores e varejistas.
Em outras palavras, a cadeia de suprimentos é uma estrutura interligada e complexa, que organiza todas as etapas desde a criação de um produto até a entrega dele ao comprador.
Podemos dizer então que o conceito por trás do que é logística, está relacionada a uma função dentro da cadeia de suprimentos.
Leia mais em: Supply Chain: saiba mais sobre a cadeia de suprimentos
Cross docking e dropshipping
Durante a explicação sobre o que é logística, citamos que, geralmente, os processos logísticos são realizados dentro das empresas e seus armazéns, contudo existem exceções, entre elas o cross docking e dropshipping.
No cross docking, a loja só recebe o produto do fornecedor quando realiza uma venda. Antes disso, a mercadoria permanece com o distribuidor, e não dentro do armazém da companhia responsável pela venda.
O objetivo desse modelo é reduzir o tempo que os produtos ficam em estoque e diminuir o volume de armazenamento.
Na prática, isso significa que sua empresa terá menos custos associados às etapas de armazenagem e gestão de estoque.
Contudo, depois que o cliente faz uma compra, o item é enviado ao lojista que embala e envia o pedido à transportadora, seguindo as etapas que apresentamos acima.
Já no dropshipping o produto não vai para o armazém do lojista que fez a venda do item.
Na prática, quando uma transação é processada, o dono da loja informa o fornecedor que separa, embala e envia o produto diretamente ao comprador.
Nesse caso, toda a operação logística da loja é feita pelo fornecedor e o vendedor não precisa investir na execução dessas etapas.
Todavia, mais uma vez é importante destacar que caso o produto chegue com alguma avaria, é à sua loja que o cliente irá recorrer e é a imagem dela que estará comprometida.
Isso mostra que, mesmo em casos em que toda a logística é feita por outra empresa, é sua responsabilidade como lojista, escolher bons parceiros, se preocupar com a qualidade do trabalho feito por eles e buscar a opinião dos compradores sobre a entrega e o produto.
Para compreender melhor como e quando usar esses modelos de Dropshipping e Cross Docking — conheça essas estratégias.
Fonte: Jivochat
Qual a importância da logística para as empresas?
O primeiro grande benefício da logística é a criação de um fluxo eficiente que seja capaz de levar um produto até o seu comparador, garantindo que o processo de compra e venda seja concluído.
Uma logística eficiente oferece vantagens como:
- aumento da velocidade com que os produtos saem do armazém e chegam até os compradores;
- redução dos custos logísticos, como despesas de aquisição, gastos de armazenamento, embalagem, transporte, tributação, pessoas, entre outros;
- aumento da eficiência de toda a operação;
- garantia de que os insumos e produtos estejam em seus devidos lugares;
- contribuição para o aumento da satisfação do consumidor;
- identificação facilitada de falhas nos processos;
- contribuição para a melhoria contínua e mais.
Entre todas essas vantagens tão importantes para um negócio, destacamos a satisfação dos clientes como um elemento fundamental para o sucesso da sua empresa.
Afinal, em tempos de alta concorrência, oferecer uma experiência negativa, que vai gerar insatisfação no consumidor, é um erro que você deve evitar.
Isso porque, um comprador insatisfeito não volta a fazer compras, reduzindo as taxas de fidelização e os resultados que estão associados a elas.
De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 71% dos compradores mudam para um concorrente após uma experiência ruim.
Mas a coisa pode piorar! Um relatório divulgado pela Help Scout indica que um cliente insatisfeito conta, em média, para 15 pessoas sobre uma má experiência de serviço.
Mas, o que isso tem a ver com o que é logística? Ao garantir que o produto comprado chegue até o cliente em excelentes condições, bom prazo e preço, você tem grandes chances de conquistar a satisfação dos compradores, bem como melhorar a imagem da marca no mercado e fazer mais vendas.
Como funciona a logística?
Como apresentamos até aqui, a logística se concentra, especialmente, na organização e otimização das etapas que acontecem após a compra de um produto e até que a mercadoria chegue ao cliente.
Contudo, alguns cuidados logísticos variam conforme o setor, o nicho de mercado e o tamanho da operação de vendas.
A logística para a entrega de mercadorias perecíveis, por exemplo, não é a mesma de eletrodomésticos ou vestuário.
Dessa forma, antes de organizar a logística da sua empresa é preciso conhecer as opções e os métodos adequados para sua necessidade. Para isso, indicamos que acesse nosso artigo especial: “Conheça os 4 tipos de logística e qual sua importância”.
Contudo, mesmo com as diferenças que precisam ser respeitadas para cada necessidade logística, algumas etapas precisam ser consideradas na maioria dos casos, entre elas:
- Armazenagem: esteja atento à organização do estoque garantindo a segurança dos itens comercializados, evitando danos e perdas que podem causar prejuízos;
- Emissão de nota fiscal: o documento é obrigatório para enviar as mercadorias aos clientes usando transportadoras, logo faz parte da logística e pode ser automatizado para facilitar o seu trabalho e reduzir o tempo gasto com a atividade;
- Separação do pedido: consiste em pegar o produto solicitado pelo cliente, dar baixa na ferramenta de gestão de estoque e iniciar o processo de envio;
- Embalagem: é indispensável para garantir a segurança do item durante o transporte. Aproveite para surpreender o comprador, com um brinde ou outro diferencial, como uma carta ou desconto para a próxima compra;
- Solicitação de coleta aos Correios ou transportadoras: geralmente, é possível solicitar a coleta para que a transportadora recolha o produto no local em que você armazena as mercadorias. Contudo, é preciso observar as possibilidades da sua parceria e organizar a logística considerando essa etapa;
- Envio da mercadoria: entregue a mercadoria à transportadora com nota fiscal e etiqueta para acompanhamento da entrega;
- Rastreamento: as melhores transportadoras oferecem a possibilidade de acompanhamento do envio do produto em tempo real, tanto por você quanto pelo comprador. Rastreie a mercadoria até que ela chegue ao comprador;
- Logística reversa: toda loja virtual deve considerar essa etapa, para receber de volta produtos de devolução ou troca;
- Integração com outros canais de vendas: atualmente existem múltiplos canais de vendas, entre eles, e-commerces e marketplaces. Fique atento para aproveitar a opção de integração e aumentar a agilidade com que você realiza a logística do negócio como um todo.
Seguindo esse checklist você tem um poderoso passo a passo para executar os processos de logística.
Como aplicar a logística?
A forma mais eficiente de aplicar a logística dentro de uma loja virtual é por meio de um sistema que use a tecnologia para automatizar e integrar os múltiplos processos associados a essa fase do negócio.
Os procedimentos da logística integrada visam interligar todas as fases do gerenciamento de um produto até a chegada dele ao cliente.
Tudo isso pode ser realizado a partir da implementação de uma ferramenta que faz desde o controle do estoque do produto até a cotação, pedido de coleta e rastreamento da entrega pela transportadora.
Sistema de logística integrada do Bling
Com o Bling é possível implementar a logística integrada que permite automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a etapa final da venda de um produto online: a entrega.
O objetivo é criar um fluxo logístico eficiente, que seja mais rápido e tenha menos gargalos.
O resultado é mais produtividade, menos erros, mais eficiência e uma maior satisfação dos clientes, que podem aproveitar os benefícios de uma entrega mais rápida e segura.
Em outras palavras, o sistema de integração logística do Bling facilita a gestão da loja, controlando desde o pedido até a entrega dos produtos. Tudo isso por um preço super acessível para que pequenas e médias empresas tenham acesso a recursos como:
- integração entre e-commerces e marketplaces;
- cotações de frete e acompanhamento dos prazos de entrega de maneira automatizada;
- geração e envio de remessas;
- solicitação de coleta facilitada;
- geração de códigos de rastreamento;
- acompanhamento de entrega e envio de e-mail a cada movimentação efetuada;
- etiquetas de transporte específicas e personalizadas para despacho com os dados das vendas;
- geração de rótulos e relatórios que facilitam a triagem e postagem de objetos nos Correios;
- personalização de uma logística para uso manual e para integração via API; e mais.
Além disso, garante a integração da sua loja com grandes players como Amazon, Extra API 2, Netshoes, Fullfilment via Mercado Livre, B2W, GoCommerce, entre outros tantos.
Vale lembrar que o Bling é um ERP que centraliza ações de todas as áreas da empresa, desde o controle de vendas, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, integração com marketplaces e muito mais.
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