Já pensou em investir em um novo canal de vendas B2B para sua empresa? Essa pode ser a solução para aumentar em até 50% seu faturamento.

O que é um E-commerce B2B?

E-commerce B2B é uma loja virtual, disponível para o seu cliente, 24h por dia. Acesso ao seu catálogo de produtos completo, lançamentos, promoções, histórico de compras são algumas das vantagens.

Esse canal de vendas é uma tendência mundial, nos Estados Unidos já são movimentados em torno de U$1.13 trilhão ao ano, além da Europa e Ásia que também estão seguindo a tendência. No Brasil esse canal está crescendo, principalmente nos últimos 2 a 3 anos, onde grandes empresas como Ambev, Unilever e P&G adotaram essa plataforma de venda.

O grande motivo das empresas investirem no E-commerce B2B é devido ao comportamento de consumo dos clientes. Estudo identificou que mais de 20% das compras são feitas fora do horário comercial, sendo 10% delas aos finais de semana. Além disso, 40% dos acessos são realizados pelo celular. Seu cliente compra quando e como quer, integrado ao Bling por exemplo.

A seguir vamos apresentar alguns pontos importante para se levar em consideração na hora de contratar esse canal:

Usabilidade fácil e intuitiva

Um dos pontos mais importantes a serem analisados ao escolher uma ferramenta é a facilidade da usabilidade. 

Sabemos que o mundo está cada vez mais digital, porém tem muitos clientes que não tem afinidade. Por isso, teste a ferramenta e confira se ela é intuitiva e fácil. Analise qual a facilidade para identificar as informações e emitir o pedido. 

Outro ponto muito importante, veja se ele motiva que o cliente a explorar outros itens, relembre reposição de mercadorias e também se convida ele a usar mais vezes.

Um ponto imprescindível é que ele seja responsivo, ou seja, se adapta tanto ao computador como ao celular.

Aumente suas vendas

Você já parou para analisar se suas vendas são bem equilibradas em seu portfólio ou são baseadas em apenas alguns produtos? 

Muitas empresas constatam que seu maior volume de vendas está em apenas alguns produtos do portfólio. Uma das causas levantadas é que o cliente não tem acesso a todos os produtos disponíveis. Como ele vai comprar, se não sabe que você vende?

Por isso, escolha um E-commerce B2B onde seu cliente tem acesso ao seu portfólio completo na palma da mão. Com destaque para lançamentos, promoções, informações sobre últimas compras e a forma de pagamento. Mais do que isso, a plataforma deve permitir que as tabelas de preço sejam personalizadas conforme a política criada para o cliente. 

Outro ponto importante é você ter acesso a relatórios e indicadores onde é possível acompanhar a jornada do cliente. Assim seu vendedor consegue trabalhar estrategicamente para incluir novos produtos no pedido.

Elimine erros operacionais

Se parar para pensar, seu cliente já compra de você digitalmente. Muitas vezes ele envia para o seu vendedor o pedido por e-mail ou WhatsApp. A grande questão é que esse pedido terá que ser imputado no sistema, aumentando a chance de erros operacionais, pois quanto mais manual o processo, maior a chance de acontecerem. 

Ao investir em um e-commerce B2B integrado ao Bling, seu processo está blindado quanto a esse problema. Além disso, seus pedidos estarão centralizados em um único lugar, facilitando sua análise através de relatórios personalizados. 

Agilidade na implantação

Na hora escolher o E-commerce B2B busque por uma plataforma que não exija grandes investimentos. Existem opções no mercado, nossa dica é nossa parceira Mercos, opção mais prática e completa do mercado.

Outro ponto importante: opte por uma plataforma que seja de fácil customização e ajuste de layout, para evitar a contratação de serviços de terceiros. Além de economia, sua empresa ganha no tempo da execução dos projetos.

Permissão de Acesso

Diferente das plataformas B2C, no mercado B2B o ideal é que o acesso seja restrito aos seus clientes por meio de login e senha. Ou seja, suas informações só serão disponibilizadas para quem você deseja compartilhar e o cliente final não terá acesso, não prejudicando negociações futuras.

Dica:

Nossa parceira Mercos, além dos sistemas, acompanha os clientes e ajuda com boas práticas de mercado para garantir o sucesso com esse canal de venda. Oferecendo todas essas funcionalidades e muito mais!

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