Quais vantagens de integrar o e-commerce a um ERP?

Utilizar ferramentas que auxiliem a construção de uma loja virtual é um passo importante em busca do sucesso. Gestores que entendem rapidamente os benefícios de uma ajuda tecnológica, costumam gastar menos e gerar melhores resultados. Sem dúvida alguma, integrar o e-commerce a um ERP é fundamental nessa jornada.

Um bom software de ERP deve se integrar em absolutamente todas as operações do seu e-commerce, do recebimento do produto ao acompanhamento da entrega do pedido. Se sua empresa possui fabricação própria, ele também irá ajudar na compra de matéria-prima e construção do preço de venda. Entender as vantagens de integrar um bom ERP à sua loja virtual lhe dará vantagem competitiva diante da concorrência.

Sobre esse tema, elaboramos abaixo três tópicos que irão convence-lo a integrar o e-commerce a um ERP agora mesmo. Acompanhe!

Gestão mais eficiente e profissionalização

O núcleo central de todo software de ERP deve ser um grande incremento nos processos fundamentais de gestão do e-commerce, como: estoque, marketing, finanças, etc. Na verdade, a própria sigla ERP quer dizer sistema integrado de gestão empresarial, ou seja, o software precisa ajudar o gestor a comandar todas as áreas do negócio.

É importante entender que um ERP criará maneiras mais práticas de se ordenar dados e informações sobre o negócio, oferecendo meios para que a gestão seja unificada em apenas uma interface. O ERP força a loja virtual a profissionalizar sua operação, já que ele apenas funcionará de maneira correta se estiver sendo alimentado com todos as informações, de pedidos de clientes ao custo da matéria-prima.

Rapidez na emissão de notas fiscais

Outra grande vantagem de integrar o e-commerce a um ERP é a automação na emissão de notas fiscais. Muitas lojas virtuais, principalmente as pequenas, costumam emitir manualmente suas notas para evitar um gasto extra com o ERP. O problema é que, à medida que o negócio cresce, essa atividade se torna humanamente impossível.

Bons softwares de ERP estão preparados para trabalhar com toda a tributação imposta pela Receita Federal, de acordo com cada estado, emitir a nota fiscal com os dados do cliente e ainda enviá-la por e-mail. Tudo isso sem a necessidade da intervenção de um funcionário. Essa rapidez não gera apenas economia, mas é a  prova de falhas. Utilizar um software ERP para emitir suas notas poderá evitar problemas com o pagamento de impostos.

Um detalhe importante: para que um software ERP possa emitir notas fiscais, é preciso que a empresa tenha o certificado A1 da Receita Federal.

Relatórios para tomada de melhores decisões

Além de todas as vantagens gerencias que um ERP trás para a loja virtual, ainda é possível melhorar a tomada de decisões, principalmente em relação à reposição de estoque. Através de relatórios sobre vendas e giro de produtos, o gestor pode montar um calendário de compra e reposição mais eficiente, evitando que determinados produtos sobrem ou faltem no estoque.

Mesmo que a integrar o e-commerce a um ERP não seja barata, suas vantagens são inestimáveis para a operação de um e-commerce. O investimento irá impactar em todos os departamentos, ajudando você a construir um negócio de sucesso.

Você já usa ERP na sua loja virtual? Possui dúvidas em como otimizar seu sistema? Aproveite os comentários abaixo para nos contar sua experiência e deixar suas perguntas.

Categorias: E-commerce

Posts Relacionados

Deixe um comentário