Comprar pela internet é uma tendência consolidada – hábito que só tende a crescer entre os consumidores. Atentos a isso, muitos empresários estão pesquisando sobre como montar um e-commerce para conquistar esse mercado em ascensão.
Porém, antes de investir em uma loja virtual é preciso muito planejamento e dedicação, fatores que determinarão o sucesso do seu empreendimento. Além disso, para criar um e-commerce rentável é necessário focar em alguns detalhes. Confira a seguir quais são eles!
Mas antes…
O que você verá no artigo:
Por que criar um e-commerce?
Muitas pessoas passam boa parte de suas vidas em busca da tão sonhada independência financeira. Para isso, nada melhor do que ser dono do próprio negócio, criando o próprio e-commerce.
Se você tem a veia empreendedora, ou quer descobrir se tem, por que não seguir por esse caminho? O mercado das vendas online vem crescendo muito ao longo dos últimos anos, e nós podemos provar!
Em 2021, o faturamento do setor chegou a R$ 161 bilhões, o que representou um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior, de acordo com relatório da Neotrust.
É muita coisa, concorda? Não é à toa que o comércio eletrônico tornou-se o principal mercado para quem deseja ser independente e trabalhar no próprio negócio. Este é o seu caso?
Se sim, ótimo. Então, confira um passo a passo completo para começar sua loja virtual.
Como criar um e-commerce do zero? Dicas para se planejar
Para montar um e-commerce, você precisa ter alguns fatores bem definidos:
- O que quero vender?
- Para quem vou vender?
- De quem vou comprar?
Esses são os principais aspectos que você, como dono de uma loja virtual, precisa ter em mente antes de colocar seu negócio no ar.
Não sabe como chegar a essas respostas? Comece com um plano de negócios!
1. Defina seu produto e nicho de mercado
Não dá para pensar em como montar um e-commerce sem definir o produto que será vendido e, consequentemente, o nicho de mercado.
Vamos supor que você queira montar uma loja virtual de roupas, o nicho do qual o seu negócio fará parte é o de moda. Simples, concorda? Porém, não para por aí…
Não basta só saber isso, você precisa estudar profundamente o seu segmento de atuação. Isso envolve conhecer como o mercado funciona, quem são os seus concorrentes, o perfil dos seus clientes, etc.
Sobre essa parte dos consumidores, falaremos com mais detalhes a seguir. Por ora, você só precisa entender a necessidade de conhecer muito bem os seus produtos e o mercado em que atua. É isso que vai te ajudar a posicionar seu e-commerce.
2. Conheça o seu público
Outro ponto crucial que você precisa conhecer para começar o seu negócio é o seu público. Basicamente, quem são as pessoas com potencial para comprar de você, que poderiam se interessar por seus produtos.
Existe um conceito chamado persona que ajuda nessa tarefa. Você já ouviu falar? A persona nada mais é do que o perfil semi fictício do seu consumidor ideal.
Ela engloba dados simples como idade e gênero, mas também foca em seus desejos, comportamentos e outros fatores que traçam o perfil do cliente.
Existem algumas formas de você descobrir a persona do seu e-commerce, como as entrevistas e formulários, além de pesquisas em redes sociais e ferramentas como o Google Analytics.
3. Trabalhe com bons fornecedores
Nenhum negócio vai para frente sem bons fornecedores. Sem eles, você não tem as mercadorias ou materiais que precisa para vender.
Entretanto, como conseguir esses fornecedores interessantes?
Simples: uma pesquisa aprofundada no Google já vai ajudar bastante. Entre em contato com os principais nomes que encontrar por lá, pergunte sobre condições de pagamento, prazo de entrega, etc.
Essa busca por fornecedores também pode ser feita presencialmente, como em feiras e eventos ligados ao seu nicho.
Outra dica em relação aos fornecedores é não trabalhar apenas com um, mas dois, três, quatro ou mais. A ideia é nunca deixar os seus consumidores na mão caso um deles não possa atender a sua demanda.
Como criar um e-commerce? Principais passos para montar a loja
Com o planejamento em mãos, é hora de seguir para a parte prática de como criar um e-commerce. Uma vez que você já tem seu público bem definido e uma carteira de fornecedores pronta, o próximo passo é colocar a loja no mundo.
A seguir, veja como fazer isso!
1. Escolha seus canais de venda
Se os produtos que você deseja vender já foram escolhidos, a etapa seguinte é definir por onde irá vendê-los: loja virtual própria? Marketplace? Redes sociais?
Você não precisa estar em apenas um desses canais, mas é preciso escolher algum deles para começar.
Os marketplaces são considerados por muitos empreendedores como uma ótima opção para começar… e isso está certo, essas plataformas são uma boa escolha mesmo. O Mercado Livre, inclusive, é a porta de entrada de muitos lojistas no mundo do e-commerce.
Entretanto, quando falamos em crescimento a médio e longo prazo do seu negócio, uma loja virtual própria acaba sendo a opção mais adequada.
Ao optar por ter uma loja própria você garante mais autonomia, não precisando pagar tarifas a cada venda realizada, por exemplo.
2. Tenha uma boa plataforma de e-commerce
Se a sua decisão for começar a partir de uma loja virtual, temos mais uma dica: conte com uma excelente plataforma de e-commerce. Ela será a responsável por permitir a criação, estruturação e o crescimento do seu site.
Existem algumas boas opções no mercado hoje, e vale a pena entrar em contato com as empresas para verificar os planos e entender qual melhor atende o que você precisa.
3. Contrate um bom provedor
Uma das maiores vantagens de criar um e-commerce é ter uma loja virtual aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, faça chuva ou sol, até mesmo em feriados.
No entanto, para que isso seja possível, você deve contar com um bom servidor para o seu site, que aguente a demanda e o número de acessos que você espera ter.
Economizar nesse aspecto não é nada inteligente, afinal, caso sua loja fique fora do ar, você pode perder vendas.
4. Invista na segurança do seu site
Ao montar um e-commerce, você precisa de um certificado digital SSL, que serve para criptografar as informações trocadas entre o cliente e a loja. Isso serve para garantir a privacidade dos dados dos usuários.
Sem ele, a sua página tende a perder vendas. Além de arriscar ter os dados dos consumidores vazados.
Leia também: Loja segura: saiba como manter sua segurança online
5. Fique atento a documentação
Não é toda área que exige, mas pode acontecer de os produtos que você escolheu comercializar precisem de algumas documentações e autorizações específicas.
Por isso, é muito importante ficar atento à legislação, e se há exigências para colocar sua loja no ar.
Um e-commerce de suplementos, por exemplo, precisa estar em conformidade com as regras de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de ter orientações claras sobre a divulgação e publicidade dos produtos.
De toda forma, mesmo que você não precise seguir nenhuma norma específica, é importante lembrar que a venda online é amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o que torna obrigatório incluir no site a razão social, CNPJ e endereço da loja.
O que um e-commerce precisa ter?
Agora você já sabe quais são os bastidores e burocracias para ter uma loja online funcionando, certo? Então, vamos aos passos essenciais para manter o negócio aberto e em crescimento.
1. Mantenha o estoque bem gerenciado
Se você pretende trabalhar com o envio de produtos físicos, precisa cuidar do estoque da sua empresa com muito cuidado. Afinal, ali vão estar todas as suas mercadorias, a base para o seu negócio se manter aberto.
A gestão do estoque é um dos pontos mais importantes de uma empresa, pois está diretamente relacionada com os gastos (compra de novos produtos) e ganhos (ter produtos disponíveis para venda).
Quando ele não é bem administrado, pode acontecer a perda de produto, a venda de itens que não estão disponíveis no estoque ou até a compra de unidades excessivas, sem necessidade.
Para evitar esses cenários, a melhor alternativa é contar com um sistema que ajude a manter o estoque controlado. Se ele permitir a integração com outros setores, como o de Venda e Compra, melhor ainda.
Assim, automaticamente o registro do estoque será atualizado no caso de uma venda, e o setor de compra pode ser notificado quando o estoque estiver perto do fim.
Leia também: E-commerce sem estoque: dicas de como montar e gerenciar
2. Disponibilize diferentes formas de pagamento
Quando falamos em como montar um e-commerce, não podemos deixar de fora as formas de pagamento. Como os seus clientes vão pagar pelas compras na página de checkout?
Você precisa disponibilizar as principais, como: cartão de crédito e débito, boleto bancário, PIX e link de pagamento.
Afinal, quando a pessoa chega no seu site de vendas e adiciona um produto no carrinho, mas não encontra a opção de pagamento que deseja… é problema na certa.
Ele com certeza vai em busca de outra loja que forneça o meio de pagamento que melhor o atende. E você não quer perder clientes para a concorrência, certo? Então, diversifique as formas de pagamento da sua loja!
3. Tenha meios de envio e prazos definidos
A mesma linha de raciocínio do tópico anterior pode ser seguida neste aqui, sobre meios de envio. O foco é você disponibilizar as opções de entrega que os seus clientes mais gostam e utilizam.
Isso significa que você tem que ter dez formas de envio? Não. Porém, é crucial liberar um método convencional, um mais ágil e, se possível, a retirada em loja – caso você tenha loja física.
Para isso, você pode trabalhar com os Correios ou transportadoras particulares. Entre em contato com cada um e veja quais possuem os planos que melhor atendem às necessidades do seu e-commerce.
Você também pode optar por contratar um sistema de gestão que permite a integração logística, assim, fica mais fácil gerenciar seus envios.
4. Crie sua política de devolução e troca
Deixe claro quais são as condições de troca e devolução da sua loja virtual para evitar problemas com os clientes.
Nessa hora, é importante lembrar que o Código de Defesa do Consumidor estabelece o prazo de 7 dias corridos para o arrependimento da compra. Então, garanta que o seu cliente possa efetuar trocas e devoluções dentro desse período.
Se preferir, você pode estender o prazo, como alguns lojistas fazem, oferecendo 30 dias corridos. O tempo máximo é você quem define, mas lembre-se que o prazo mínimo é uma lei.
5. Invista em um sistema de gestão integrada eficiente
O ERP é um sistema de gestão que permite a integração de todos os aspectos do seu negócio em um só lugar. Assim, você encontra facilmente todos os dados sobre a sua empresa, como: números de vendas, produtos em estoque, etc.
Ele contribui para a organização da loja como um todo, o que otimiza tempo e permite que você foque em tarefas mais estratégicas, voltadas para o crescimento do seu negócio.
O sistema do Bling, por exemplo, disponibiliza diversos relatórios importantes com informações mais direcionadas para que você trace as melhores ações para seu e-commerce voar.
Quanto custa para montar um e-commerce?
O investimento inicial para montar um e-commerce é variável, e depende de muitos fatores, como: se você venderá em marketplaces, terá sua própria loja virtual, etc. Cada um desses pontos pode tornar o custo de abertura da empresa mais alto ou mais baixo.
Claro que o custo para montar uma loja online é menor se comparado ao estabelecimento físico, que envolve compra ou aluguel do imóvel, estrutura, móveis, etc.
Enquanto isso, para vender online, você irá precisar apenas de uma plataforma de e-commerce para começar e um local para guardar as mercadorias.
Em todo caso, é necessário investir em um estoque inicial para fazer as primeiras vendas e ter o valor revertido em faturamento. Além de contratar alguns serviços que podem facilitar sua rotina, a depender de suas necessidades, como um software de gestão empresarial.
Quais as plataformas de e-commerce mais utilizadas?
Na dúvida de qual plataforma escolher para abrir sua loja virtual? Então, confira algumas opções que possuem integração com o Bling e são recomendadas por nós!
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Um sistema de gestão online (ERP) integrado à plataforma de e-commerce torna sua loja mais eficiente.
Afinal, ele permite a integração de todos os setores, e você pode administrar tudo em um único local, reduzindo a divergência de dados e erros operacionais.
Um bom ERP que pode te ajudar a gerir seu e-commerce é o Bling. Com ele, você pode:
- fazer cadastro de fornecedores;
- emitir as notas fiscais dos seus clientes;
- integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
- controlar e gerenciar seus envios.
Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso.
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