Vender online tem se mostrado uma das melhores formas de empreender atualmente, o comércio eletrônico tem conquistado cada vez mais consumidores confirmando a força e potencial do meio digital, porém, para quem deseja vender online no modelo de atacado existem pontos de atenção e peculiaridades a serem consideradas, antes de montar sua loja virtual de atacado online.

Então se você é um atacadista que está começando no digital ou um lojista que quer saber como vender no atacado online, esse artigo é para você. 

Loja virtual de atacado ou loja virtual de varejo

Por mais que seja um conceito bem comum para quem já vende online, é sempre bom reforçarmos as diferenças entre atacado e varejo.

Na modalidade de vendas por atacado ou vendas b2b o lojista prioriza compras onde o cliente faz pedidos em grandes quantidades, ou volumes em um único pedido, mantendo um alto valor de ticket médio, em contrapartida, o cliente recebe descontos e ofertas dificilmente praticadas em compras do varejo.

A modalidade de vendas por atacado é recomendada para lojistas que tem um alto volume de produtos e podem trabalhar com descontos escalonados.

Criando um atacado online

Iremos elencar 5 passos básicos na criação da sua loja virtual de atacado, seja ela um atacado de roupas, alimentos ou qualquer outro segmento.

  • Criando sua empresa.
  • Produtos e fornecedores.
  • Definindo seu público alvo.
  • Criando seu atacado em uma plataforma b2b.
  • Divulgando seu atacado online.

Criando sua empresa

Provavelmente muitos que buscam conhecimento sobre como vender no atacado online já tem suas próprias empresas formalizadas, porém, essa é uma etapa básica da construção de qualquer loja virtual.

Então se você está começando do zero busque a legalização do seu negócio antes de anunciar seus produtos ao público, afinal você precisa emitir nota fiscal e apresentar outros documentos, principalmente se deseja fazer vendas b2b.

Produtos e fornecedores

A definição de quais produtos vender e a avaliação de fornecedores é um ponto-chave para qualquer atacado.

No momento dessa escolha leve em consideração que você precisa de um alto volume de itens em estoque e preços que te permitam oferecer descontos escalonados. 

Definição de público alvo

Trace de forma breve o público ideal da sua loja, lembre-se de que por se tratar de um atacado online, muitas das vezes seus públicos vão ser outras lojas, empresas. Faça uma pequena pesquisa e liste seus principais concorrentes, monitorá-los é essencial para traçar boas estratégias e oferecer diferenciais. 

O atendimento também é um ponto-chave para lojas virtuais de atacado, afinal nenhuma empresa compra de um fornecedor que não confia, então realizar um atendimento de qualidade é essencial para passar segurança, principalmente na primeira compra do cliente.

Escolhendo uma plataforma de e-commerce para atacado

As plataformas de atacado online ou plataformas B2B, são plataformas de e-commerce com recursos desenvolvidos especialmente para atacado. Escolher a plataforma B2B certa para criar seu atacado online é uma etapa essencial para o sucesso da sua operação de vendas.

Veja alguns dos principais pontos e recursos para criar um atacado online de sucesso:

Escalonamento de preços e descontos

O escalonamento de preços e descontos é um recurso que permite que o atacadista online ofereça de forma gradual descontos conforme o cliente aumenta o seu pedido, podendo essa regra ser aplicada em relação à quantidade de itens do pedido, valor total do pedido ou ambas as regras ao mesmo tempo.

Esse recurso é a chave para que os clientes do seu atacado online façam pedidos cada vez maiores, mas lembre-se de estudar com bastante cuidado todos os descontos oferecidos na sua loja, afinal isso deve ser feito de uma forma que você ainda consiga manter uma margem interessante de lucro.

Limite mínimo de compra para atacado

Outra configuração essencial de muitas lojas virtuais de atacado é o limite mínimo de compra, como o próprio nome sugere, o limite mínimo de compra impõem ao cliente um valor ou quantidade mínima de itens para que a compra seja permitida, ideal para montar atacados de roupas, limitando as compras a um número mínimo de peças.

Caso o atacadista opte por trabalhar com atacado e varejo simultaneamente, nessa situação apenas o escalonamento de preço e desconto é usado.

Divulgando seu atacado online

A fase de divulgação de qualquer loja virtual é tão importante quanto o processo de criação do atacado, afinal tráfego orgânico e clientes recorrentes não aparecem do dia para noite, esse é um processo que leva tempo para apresentar resultados, é aí que muitos empreendedores desistem dos seus projetos, tenha em mente que construção de público de forma orgânica é um processo que exige trabalho constante e tempo. 

Para construção de tráfego orgânico você pode usar estratégias de marketing de conteúdo em canais de divulgação com blog próprio e redes sociais. Estudar estratégias de SEO é fundamental para ranquear bem nos principais mecanismos de busca, lembrando que todas essas ações apresentam somente resultados em médio e longo prazo.

Investir em campanhas pagas é essencial para o lançamento de qualquer loja virtual que esteja começando do zero, como apontamos anteriormente, estratégias de tráfego orgânico apresentam somente resultados em médio e longo prazo, por esse motivo é imprescindível investir em campanhas pagas para conquistar suas primeiras vendas.

Como se prevenir de fraudes no atacado online

Uma característica presente em diversas lojas de atacado online é a venda de produtos e pedidos de alto valor, muito visados por golpes, por esse motivo para reduzir os riscos de possíveis golpes, muitas lojas de atacado utilizam quatro recursos essenciais para mitigar esse problema:

Restrição de vendas para pessoa física

Muitas lojas de atacado online optam por vender somente para outras empresas, se tornando uma loja virtual B2B (business to business).

Moderação de cadastro para atacado

Pensando em reduzir ainda mais as chances de possíveis golpes e chargebacks, muitas lojas de atacado online utilizam o recurso de moderação de cadastros, essa ferramenta permite que o lojista avalie todos os cadastros de clientes antes da aprovação, possibilitando que o atacadista faça uma avaliação de crédito e risco do cliente, principalmente em lojas B2B.

Ocultação de preço

Nessa configuração o atacadista opta por ocultar o preço de todos os produtos para clientes que não estejam logados na loja.

Esse recurso tem ainda mais efetividade na prevenção de possíveis golpes se utilizado com a moderação de cadastro e restrição de vendas para pessoa física.

Sistemas de prevenção de fraudes

Outro recurso essencial que pode ser um grande aliado da sua loja virtual de atacado são as empresas especializadas em prevenção de fraudes e score de crédito.

Essas empresas oferecem sistemas automatizados de avaliação de riscos e análise manual de especialistas, fazendo uma avaliação mais minuciosa do perfil do comprador antes da liberação da compra.

A eficácia na prevenção de possíveis golpes desses sistemas é tão alta que muitos dos planos desses serviços garantem reembolso em caso de pedidos fraudulentos, essencial para lojas virtuais de atacado que desejam ter ticket médio de alto valor e um volume expressivo de pedidos.

Texto originalmente escrito pela equipe da Oruc plataforma de e-commerce, uma plataforma e-commerce com recursos especialmente desenvolvidos para quem quer montar um atacado online. Monte seu atacado online com a Oruc.