Lançado em 2018, o marketplace da Leroy Merlin se tornou, em pouco tempo de operação, um dos maiores players do mercado no segmento de casa & construção. São mais de 20 milhões de acessos mensais e 2,5 milhões de clientes ativos.

O sucesso não foi nenhuma surpresa. Com toda a expertise da marca francesa — mais de 60 anos de atuação —, a empresa se consolidou com uma gigante no mercado brasileiro desde que aterrissou por aqui, em 1998.

Portanto, se o seu nicho é o de artigos para casa — da obra à decoração —, vender no Leroy Merlin Marketplace pode ser uma ótima estratégia para alavancar suas vendas.

Continue a leitura para descobrir tudo o que você precisa saber para ser um vendedor parceiro de um dos home centers mais visitados do país. 

Como funciona o Marketplace Leroy Merlin?

O marketplace da Leroy Merlin é um canal de vendas eficiente para anunciar, vender e receber pagamentos pelos seus produtos. 

Porém, diferente de outros marketplaces, a empresa não oferece ferramentas para gestão  de e-commerces, principalmente quanto aos processos logísticos.

Em outras palavras, a Leroy Merlin fornece a plataforma para que os vendedores possam cadastrar produtos, atrair clientes qualificados e efetuar vendas. No entanto, a responsabilidade pelos envios é totalmente dos vendedores

Isso quer dizer que a sua loja precisa ter uma estrutura que permita impressão de etiquetas de envio, emissão de notas fiscais, expedição dos pedidos, entrega das mercadorias, além do gerenciamento de trocas e devoluções.

Por um lado, essa característica do marketplace pode ser muito positiva. Afinal, permite que os vendedores tenham controle completo sobre o processo de entrega, garantindo que possam aplicar suas próprias políticas de frete e práticas logísticas.

Contudo, organizar essa operação tende a exigir um maior investimento inicial do lojista, o que pode limitar o uso da plataforma por pequenas empresas e microempreendedores.

Quem pode vender na Leroy Merlin?

Se você não tem CNPJ, vender no Marketplace Leroy Merlin não é uma opção para você. Para ser um vendedor parceiro, você precisa ter uma empresa ou ser MEI, afinal, a emissão de nota fiscal é obrigatória para todos os produtos vendidos na plataforma.

O que precisa para vender na Leroy Merlin?

A Leroy Merlin estipula alguns requisitos que devem ser cumpridos por quem deseja ser um seller do marketplace:

  • possuir CNPJ ativo;
  • oferecer serviços logísticos próprios, com entregas em todo o território nacional;
  • ter EAN (código de barras) para todos os produtos;
  • anunciar somente produtos que se encaixam em uma das categorias disponíveis no marketplace.

E quais são as categorias com que a Leroy Merlin trabalha? Confira, a seguir.

O que vender no Marketplace Leroy Merlin?

No Marketplace da Leroy Merlin, você pode vender praticamente tudo o que é relacionado ao universo de casa e construção, da obra à decoração, como:

  • áudio, vídeo e TVs;
  • banheiros;
  • cama, mesa e banho;
  • ar e ventilação;
  • decoração;
  • eletrodomésticos;
  • eletroportáteis;
  • ferramentas;
  • informática;
  • iluminação;
  • materiais de construção;
  • materiais hidráulicos;
  • móveis.

A marca é bem taxativa ao informar, no formulário de cadastro, que não permite a venda de artigos de vestuário, perfumaria, peças automotivas, brinquedos, produtos esportivos, produtos para animais de estimação e produtos usados.

Ou seja, o marketplace é realmente voltado para o segmento de materiais, equipamentos, acessórios e utilidades para o lar.

Quanto custa vender na Leroy Merlin?

O cadastro no Marketplace Leroy Merlin é gratuito. No entanto, ao assinar o contrato com a empresa, você precisa pagar uma mensalidade no valor de R$ 49,00, além de uma taxa de comissão única de 18%, válida para todos os produtos, de qualquer categoria.

Além disso, como já dissemos antes, a empresa não possui serviços de entrega ou de fulfillment. Logo, você precisa arcar com os custos de envio, caso deseje oferecer frete grátis ou com descontos para os seus clientes.

Tudo certo até aqui? Então, veja agora como fazer seu cadastro no Marketplace Leroy Merlin para começar a vender pela plataforma.

Como vender na Leroy Merlin Marketplace?

Confira o passo a passo para se tornar um seller parceiro da Leroy Merlin.

1. Acesse o site do marketplace

No site da Leroy Merlin Marketplace, clique em “Venda com a gente”. Você será direcionado para outra página, onde deve preencher um formulário para se tornar um vendedor parceiro.

2. Preencha o formulário de cadastro

Nesta etapa, você precisa informar:

  • nome;
  • telefone;
  • e-mail;
  • razão social e nome fantasia da loja;
  • CNPJ;
  • categoria de produtos que vende;
  • se os produtos possuem EAN e quantos tem esse código;
  • qual ERP utiliza para a integração da loja com o marketplace.

Depois de enviar o formulário devidamente preenchido, é preciso que você…

3. Aguarde o contato da empresa

Em até 2 dias úteis, a equipe de especialistas da Leroy Merlin entra em contato com você, por e-mail ou telefone, para orientar sobre o contrato e o uso da plataforma.

4. Configure sua loja e comece a vender

Com o seu cadastro aceito, você já pode acessar o site como vendedor, cadastrar seus produtos e começar a vender.

Antes disso, ainda cabe uma dica!

Você já percebeu que o Marketplace Leroy Merlin é um canal de vendas interessante para quem comercializa produtos para casa e construção. Porém, também tem suas desvantagens — neste caso, a ausência de ferramentas de gestão e estrutura logística.

É por isso que você precisa investir em hubs ou ERPs para gerenciar as vendas — do pedido à entrega — e construir um e-commerce bem-sucedido. Que tal contar com o Bling?

Integração Bling + Leroy Merlin: essencial para sucesso nas vendas

O Marketplace Leroy Merlin recomenda o uso de integrações com sistemas de gestão e conta com muitas opções de ERPs para conectar seu negócio. É claro que o Bling está entre elas!

Além de oferecer controle de estoque, gerenciamento de pedidos, impressão de etiquetas, emissão de notas fiscais e integrações com serviços logísticos diversos, com a integração Bling + Leroy Merlin, você faz:

  • exportação de produto para o marketplace: cadastre seus produtos no Bling e envie para sua loja na Leroy Merlin com todas as informações;
  • importação pedidos de venda para o Bling;
  • exportação dados de envio para a Leroy Merlin: nota fiscal, código de rastreamento e status da entrega;
  • sincronização de preços e estoque, e muito mais!

Venha conhecer o Bling! Você tem 30 dias grátis para testar como quiser e descobrir como o ERP pode te ajudar a faturar mais no marketplace da Leroy Merlin.