O lucro de um negócio depende de uma série de fatores: custo da produção, compra de mercadorias, atravessadores e parceiros, estrutura interna e mão de obra são alguns dos fatores que interferem no custo da mercadoria vendida. Mas o que chamamos de CMV é um cálculo importante para que os custos sejam calculados de maneira eficiente.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o custo de mercadoria vendida (CMV) e um guia de como calcular de maneira correta. Confira!

O que é Custo de Mercadoria Vendida (CMV)

O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) calcula os gastos para produzir ou comprar e armazenar o produto a ser vendido, já pensando no preço a ser cobrado para o cliente final.

O empresário precisa identificar e descontar os custos de produção e para que a venda do produto seja viável para o negócio. Com o CMV é possível encontrar o lucro bruto, ou seja, o valor recebido pela venda descontando os custos de produção e compra. No comércio, o objetivo é sempre reduzir seu custo operacional, mas para isso é preciso entender o processo.

Como funciona o CMV?

Na prática, o CMV funciona para entender o faturamento do negócio. Por exemplo, os negócios muitas vezes não fabricam o produto que vem, mas compra de terceiros para revender ao consumidor. 

A mercadoria vendida tem um custo e esse valor precisa estar embutido na venda, calculando o lucro bruto das vendas e descobrir quanto foi investido para viabilizar a venda. Vale lembrar que o lucro bruto ainda não desconta impostos e outras despesas, o que o diferencia do lucro líquido. 

O CMV é indicado para negócios de diferentes portes, de indústria a comércio, que não tenham tanta variação de custos. Esse indicador contabiliza também os gastos com o estoque, já que eles representam custo.

Entenda a importância do CMV

No momento da precificação dos produtos a serem vendidos, é fundamental o cálculo do CMV. Além dos pontos de organização já citados, também vale destacar outras vantagens importantes em calcular o CMV no seu negócio:

– Redução de custos:

O CMV auxilia na redução de custos do negócio, pois funciona como um alerta ao gestor quando há gastos exagerados na operação. Com o cálculo do CMV, é possível detectar produtos com valor alto de custo e pensar em estratégias para que a venda tenha mais lucratividade.

– Gerenciamento de estoque:

O estoque bem gerenciado diz muito sobre o negócio, e o CMV também aponta para produtos com mais ou menos giro e não deixa o gestor ter excessos ou desperdício de produtos no estoque.

– Análise de faturamento:

Outro fator importante é a partir do CMV poder analisar o faturamento do negócio. Com o cálculo é possível ter uma visão mais ampla sobre aquele produto e entender se ele atende as expectativas com relação ao lucro almejado pelo planejamento.

– Manter boas negociações com fornecedores:

Fica mais fácil propor boas negociações quando se conhece os números que o produto apresenta a partir do seu preço de compra ou fabricação. O CMV também é um argumento de negociação com seus fornecedores. Isso garante melhor planejamento de compras e preços mais competitivos.

Como calcular o CMV de uma empresa?

Existem diversas formas de calcular o CMV, confira algumas delas:

Cálculo de CMV por produto

Nesse formato é preciso fazer um cálculo para cada item vendido. Se o seu negócio for amplo é preciso recorrer a um CMV unitário de cada produto e isso pode ser bastante trabalhoso. 

A dica é entender alguns conceitos: 

Estoque Inicial (EI) 

Estoque Final (EF).  

Para o CMV por produto encontre o EI de cada grupo, identifique quanto investiu em compras nele e também o seu EF.

Cálculo de CMV por faturamento

Outra forma de calcular o CMV é por faturamento. É preciso encontrar o percentual médio de custos sobre o total de notas fiscais emitidas (faturamento) e aplicar o resultado de maneira uniforme a todos os produtos vendidos.

Uma boa forma de fazer isso é conhecer o seu custo fixo, dividir esse valor pelo faturamento e multiplicar por 100.

Como calcular o CMV quando não tem estoque inicial

Em casos que não há estoque inicial, é possível somar as devoluções de vendas (DV) e subtrair as devoluções de compras (DC), para calcular o CMV.

Como calcular o CMV no DRE

É possível calcular o CMV também no DRE (Demonstração de Resultados do Exercício). Isso traz a oportunidade ao empresário de descobrir o lucro bruto de uma operação comercial. É preciso inserir os itens que ficaram no encalhe e identificar o quanto de despesa se teve ao adquiri-los e quanto se ganhou com a venda dos que saíram. 

Para calcular o CMV no DRE é preciso considerar o estoque de um determinado período e levar em conta as despesas com as aquisições e as receitas das vendas. 

Custo sobre mercadoria vendida + Contas gerenciais (Matéria prima, Embalagem, Custo de mercadoria para revenda).

O que não deve entrar no cálculo CMV

Existem alguns custos que entram no rateio dos custos fixos mas não encontram no CMV, são eles: 

  • Impostos incidentes sobre vendas, como PIS, Cofins e ICMS
  • Despesas administrativas, como gastos fixos com telefonia, internet e aluguel
  • Despesas operacionais, como frete
  • Despesas financeiras, como juros sobre empréstimos
  • Despesas com vendas, como comissões.

Como analisar o Custo de Mercadoria Vendida

O CMV traz ao gestor a possibilidade de analisar seus números de maneira mais próxima para poder ter uma visão mais ampla sobre seu negócio. 

É importante considerar os produtos parados em estoque, pois ocupam espaço físico e impactam na margem de contribuição do negócio. 

Quando o CMV aumenta há um impacto considerável na lucratividade da empresa e por isso é importante fazer a análise dos números em recortes, seja dentro de cada mês ou em meses.

Existe um CMV ideal?

Não existe um CMV ideal, ele depende muito do tipo de serviço prestado ou produto vendido, se foi produzido ou revendido. De maneira geral, pode-se dizer que o CMV ideal gira em torno de 30% a 40%.

Dúvidas frequentes sobre CMV

CMV é ativo ou passivo?

Por ser uma conta de resultado e não de patrimônio, o CMV é ativo e não passivo. 

É um número que não costuma aparecer no balanço patrimonial.

Qual a fórmula do CMV?

A fórmula do CMV é: CMV = EI + C – EF.

Qual a diferença entre RCM e CMV?

O RCM (Resultado da Conta Mercadorias) inclui também na sua fórmula as vendas e impostos, diferente do CMV que foca no custo do material. 

RCM = Vendas a Vista + Vendas a Prazo – ICMS sobre Vendas – PIS Faturamento – Cofins – CMV.

Conclusão

Ter uma visão ampla sobre o negócio passa, necessariamente por entender os custos do produto para poder calcular o seu valor de venda de forma justa. É importante contar com uma gestão de estoque eficiente para que o CMV seja efetivo e retorne em bons insights para o negócio e baseie as suas vendas com propriedade.