Analisar os resultados da sua empresa fica muito mais fácil com DRE, que é uma ferramenta contábil para visualizar de forma mais ampla a saúde financeira do seu negócio. 

Através do DRE – Demonstração do Resultado do Exercício, é possível saber com mais precisão se a empresa está gerando lucro ou prejuízo, considerando um período de tempo determinado. Nesta visão será possível analisar investimentos e fazer estimativas dentro de sua empresa, desde a receita operacional bruta, a receita financeira, despesas operacionais, balanço patrimonial, organizando melhor a contabilidade da empresa. 

Os dados apresentados pelo DRE serão baseados no regime de competência, para consultas e exibição dos períodos, ou seja, ao momento em que uma venda ocorreu, desconsiderando datas de recebimentos ou pagamentos. 

Dessa forma, no Bling o DRE difere-se de outros relatórios como Fluxo de Caixa e Balancete, pois estes consideram o regime de caixa, ou seja, a data efetiva da movimentação financeira que aconteceu no financeiro da sua empresa.

Para que serve a DRE?

Saber utilizar a DRE na empresa faz muita diferença, pois é uma ferramenta aliada à boa administração do negócio. O relatório apresenta os dados das receitas e das despesas, mostrando o resultado líquido e seu desempenho. 

Desta forma é possível verificar o real rendimento do negócio e a gestão completa da empresa passa a se tornar mais visível e é possível tomar decisões cada vez mais assertivas para o futuro do negócio, podendo controlar os gastos com maior autoridade. 

Além desse benefício, a DRE é também um documento para o governo verificar se os impostos foram calculados corretamente, confrontando com os dados declarados pelo Imposto de Renda. 

Outro fator interessante é que as instituições financeiras também costumam se valer do documento para avaliar a situação do negócio na hora de dar crédito ao negócio.

DRE: Como fazer?

Os dados detalhados na DRE devem ter conter as seguintes informações:

  • receita bruta das vendas e serviços prestados (já incluindo as deduções das vendas, abatimentos e impostos);
  • Custos de vendas e despesas;
  • a receita líquida de vendas e serviços;
  • as despesas totais (vendas, financeiras, operacionais e administrativas,
  • o lucro ou prejuízo operacional;
  • o resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a previsão para o imposto atual e demais deduções;
  • os valores relacionados às debêntures (empréstimos), aos funcionários e outros beneficiários;
  • o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o montante por ação do capital social;
  • IRPJ e CSLL, Receitas e Despesas não operacionais, Receitas e Despesas Financeiras e Resultado do exercício

Os cálculos para fazer o DRE podem ser feitos de diversas formas: Por receitas de vendas, impostos e deduções, receita líquida, ou custos de venda. A diferença entre lucro bruto e lucro operacional deve ser levada em consideração na hora de calcular a DRE, pois o bruto equivale a receita menos os custos e o operacional equivale ao lucro bruto menos as despesas. 

O resultado do exercício é o lucro ou prejuízo apurado após o lançamento de todas as receitas e despesas.

Bling! passa a contar com relatório DRE a partir do plano mercúrio

O Bling, que é um sistema de gestão ERP online e em nuvem, está sempre em constante atualização para que o cliente tenha em mãos todas as ferramentas necessárias para trabalhar da melhor maneira possível. A partir de agora, o sistema de gestão também oferece DRE a partir do plano mercúrio, e realiza outras atividades como integrações aos canais de venda, fluxo de caixa, gestão de estoque, entre outras. 

Antes de visualizar o Relatório DRE será necessário vincular suas categorias com os grupos de DRE. No painel do Bling, acesse o menu Preferência – Finanças e gerencie as categorias de receita e despesa. Ao editar uma categoria será possível definir qual grupo do DRE ela estará vinculada. 
Não é possível vincular grupos de DRE para sub categorias, é necessário sempre ter uma categoria superior para que as sub-categorias recebam a mesma relação. Confira mais informações no nosso manual.

DRE no Bling!

Para acessar o Relatório DRE no Bling acesse o painel – Finanças – Relatórios – DRE. No relatório, cada grupo representa uma operação: 

( + ) Adição de valores

(  – ) Subtração de valores

( = ) Totalizador do grupos

Todos podem ser expandidos para apresentar as Categorias que os compõem. E o grupo final apresenta o Resultado Líquido do Exercício. Para as opções de visualização e impressão, você pode escolher:

1. Visualização

  • Anual: é possível visualizar os detalhamentos das contas e lançamentos que compõem os valores dos grupos no período de 12 meses.
  • Período: exibe os totais do período compreendido entre o ano inicial e ano final selecionados. 

Nesta visão é possível aplicar dois tipo de análise:

2. Análises

  • Análise Vertical – apresenta um comparativo percentual entre cada iteração dos Grupos do DRE, considerando os valores de cima para baixo.
  • Análise Horizontal – apresenta um comparativo percentual entre dois períodos, para cada um dos Grupos do DRE.

Imprimir e exportar

É possível imprimir o relatório ou exportar para os formatos CSV, XLS e PDF (retrato ou paisagem). 

Esperamos que este texto ajude a entender – mesmo com a complexidade do DRE – que através do Bling, os relatórios já são muito facilitados e descomplicados, pois o sistema de gestão é um aliado para o trabalho ser mais assertivo, evitar alguns erros e também facilitar essa parte administrativa mas que é tão importante para a saúde financeira da empresa.Com o Bling!, é simples e prático. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.