Por acaso você já pensou em abrir um negócio, mas só de pensar nos gastos e no trabalho de guardar os produtos no estoque, acabou desanimando? Então, você está no lugar certo, pois hoje vamos te explicar como vender sem estoque através de 6 métodos incríveis.
Afinal, quando falamos de e-commerce, estamos nos referindo a um mercado que não exige grandes espaços (ou mesmo nenhum espaço, em alguns casos) do lojista, principalmente de quem está abrindo agora uma loja virtual.
Por isso, convidamos você para aprender as melhores técnicas sobre como vender sem estoque, bem como aprender quais são suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!
O que você verá no artigo:
Vender sem estoque é crime?
Não, vender sem estoque não é crime, desde que o fornecedor do produto tenha a mercadoria disponível e ela seja direcionada ao comprador final, assim que o pedido for feito, cumprindo o prazo de entrega acordado no momento da venda.
Contudo, se você vender uma mercadoria e não entregá-la ao comprador, isso sim é considerado crime, claro! Afinal, o cliente não irá receber o produto pelo qual pagou. Uma das formas de classificar esse crime é como estelionato.
Considerando que você não queira montar um e-commerce para dar golpes nos compradores, o modelo de venda sem estoque pode ser realizado, seguindo as regras comuns do comércio eletrônico.
Leia também: Nova lei do e-commerce: saiba como regularizar a sua loja
Uma das formas mais comuns de vender na internet sem estoque é o dropshipping. Essa modalidade é considerada um tipo de revenda de produtos, logo, sua prática não configura nenhum crime.
O que pode ser considerado crime é a irregularidade fiscal e jurídica da loja. Afinal, alguns lojistas insistem em fazer vendas sem nota fiscal ou sem CNPJ.
Isso sim pode ser caracterizado como crime, porque a falta de documentação impede que a Receita Federal tenha acesso aos dados reais de movimentação financeira de um negócio, além de ser um problema para os direitos do consumidor, que exige a presença de documento fiscal a cada venda.
Por isso, ao revender sem estoque sua preocupação deve ser em cumprir a lei.
Nesse sentido, a melhor indicação é que você procure um contador e entenda como trabalhar legalmente, mesmo sem estoque.
Entendendo isso, seguimos para compreender como vender online sem estoque.
Como vender sem estoque: 6 métodos incríveis
A seguir, organizamos 6 modelos de venda sem estoque:
- Dropshipping
- Revenda e Programa de afiliados
- Parceria com fornecedores
- Vendas sob demanda
- Venda de produtos digitais
- Cross docking
Continue lendo e entenda mais sobre como vender produtos sem estoque dentro de cada modalidade.
1. Dropshipping
O dropshipping é um formato logístico que tem crescido bastante no Brasil.
Ela funciona assim: sempre que o vendedor recebe o pedido em sua loja, envia essa compra ao fornecedor, que cuidará da separação do item e envio do produto.
Logo, nesse modelo, o lojista fica livre não somente da parte de armazenar os materiais, mas sim de todo o fluxo postal de entrega.
Com isso, acaba sobrando mais tempo para zelar de outros setores do negócio.
Fonte: Jivochat
2. Revenda e Programa de afiliados
Parecido com o processo de revenda, os programas de afiliados se baseiam no anúncio de um item por um afiliado, que divulga a mercadoria, mas não tem posse dela.
Após a conclusão da venda, o e-commerce que fez a venda a partir da divulgação do afiliado deve direcionar uma comissão a esse parceiro.
A diferença dos afiliados para a revenda é que os primeiros não têm que fazer nenhum processo de postagem, pós-venda ou atendimento.
Ambos os modelos, entretanto, oferecem uma comissão a cada venda efetivada, sendo que esse valor varia conforme o contrato firmado com cada fornecedor.
Assim, é fundamental conhecer qual a margem de lucro de cada estilo de negócio, de modo que você faça uma escolha assertiva.
3. Parceria com fornecedores
Na prática, a parceria com fornecedores vai ajudar e muito no seu fluxo de vendas sob demanda.
Uma vez que você celebre acordos comerciais, fica mais fácil garantir que o produtor separe alguns produtos para você, o que possibilita negociar condições mais vantajosas.
Se você, por exemplo, firmar uma parceria contratual com uma fábrica de sapatos, isso vai permitir que sua loja sempre tenha os itens que você vende em estoque, a pronta entrega.
E sabendo que os contratos possuem duração pré-estabelecida, é viável o acerto de preços mais em conta para a aquisição dos bens.
4. Vendas sob demanda
O método de vendas sob demanda é muito simples. Nele, o lojista anuncia produtos que estão sendo armazenados por terceiros e, sempre que ocorrer uma venda, esse parceiro que aloca os produtos é acionado para mandar a encomenda.
Esses terceiros que nos referimos são os parceiros comerciais, como fábricas, atacados e lojas varejistas, entre outros.
Aliás, ainda que o parceiro repasse o produto para o lojista, é esse último quem fica responsável pelo processo de embalagem e entrega das peças.
Resumindo, o lojista fica com a responsabilidade de anunciar e vender os itens.
Sendo assim, digamos que você venda peças de vestuário na sua loja virtual. Sempre que houver uma venda, instantaneamente você deve fazer a compra do item junto ao fornecedor, seguido do empacotamento e envio ao consumidor.
Portanto, o seu lucro vai depender da precificação desse item, dado que você terá que antes pagar por eles ao fornecedor/parceiro inicial.
5. Venda de produtos digitais
A venda de produtos digitais consiste na comercialização de materiais diversos que podem ser adquiridos pela internet, em formato online/digital.
A lista de itens desse segmento é imensa, tendo como exemplos:
- Artigos e blogposts, em geral;
- E-books;
- Infográficos;
- Cursos;
- Aulas, dentre muitos outros.
Quem trabalha com conteúdo pode se dar muito bem com essa alternativa, especialmente se a intenção é lucrar com vendas no e-commerce.
Como não existem itens físicos, a preocupação com estoque é totalmente excluída nesse formato.
6. [Método extra] Cross docking
Outro método que não poderíamos deixar de fora é o cross docking. Esse sistema funciona da seguinte maneira:
- alguém compra um produto no seu site;
- ele é mandado para um armazém ou centro de distribuição e;
- através de um modelo de redistribuição bem organizado, a mercadoria chega ao cliente.
Esse meio de entrega viabiliza que os envios sejam feitos com mais rapidez, haja vista que não é necessário gastar tempo procurando o produto no estoque físico, muito menos organizando-o depois.
Porém, para que sua estratégia dê certo, uma coisa é extremamente necessária: você precisa zelar para que o produto chegue no prazo e em perfeito estado ao consumidor, ou seja, é necessário sincronizar as etapas com muito mais eficiência.
Agora que você conheceu as possibilidades de vender produtos sem estoque, seguimos para compreender mais sobre esse elemento tão discutido dentro das vendas online. Confira!
O que é estoque?
O estoque é o armazenamento de materiais e produtos variados, com o intuito de melhorar a questão logística de uma empresa.
Ele não abrange apenas o armazenamento das mercadorias, já que demanda organização, monitoramento e otimização contínua.
Desse modo, os negócios podem ter um controle efetivo dos seus insumos e produtos.
As grandes empresas costumam dispor de grandes galpões para guardar suas mercadorias.
Agora, quando falamos de médios e pequenos empreendimentos, temos exemplos de estoques até mesmo dentro de casa ou, então, apenas a alocação de um pequeno espaço no interior do imóvel ou perto da residência do lojista.
Desvantagens e riscos de revender sem estoque
Ainda que se tenha vários benefícios, aprender como vender sem estoque pode trazer preocupações e problemas, caso esse não seja o tipo de negócio ideal para você.
Por isso, fizemos uma seleção de desvantagens e alguns riscos que você pode enfrentar durante esse caminho como lojista, são eles:
- maiores prazos de entrega;
- trocas e devoluções podem demorar o processo;
- dificuldade na sincronização dos catálogos;
- baixo controle da qualidade dos produtos;
- dependência dos fornecedores;
- margem de lucro apertada.
Maiores prazos de entrega
Uma vez que a separação e fluxo das entregas fica na mão de terceiros, o tempo que o produto chega ao consumidor final pode demorar mais que o normal quando se vende sem estoque.
Isso acontece, pois é preciso um certo tempo até que o fornecedor receba o seu pedido e o mande para seu negócio.
Porém, se você tiver um bom relacionamento com os seus fornecedores, esse processo pode ser ágil, não comprometendo o andamento dos pedidos.
Trocas e devoluções podem demorar o processo
Escolher um bom fornecedor é essencial não apenas para garantir a qualidade dos produtos, mas também para ter uma solução rápida em casos como devolução de pedidos e execução da logística reversa.
Então, se o parceiro comercial costuma demorar para resolver problemas como trocas e devoluções, é natural que ocorram problemas no atraso do envio das novas peças.
Dificuldade na sincronização dos catálogos
Como os itens saem direto do fornecedor, é mais complicado manter um catálogo de produtos quando se vende sem estoque, já que você vai depender da disponibilidade dos itens do seu parceiro comercial.
Baixo controle da qualidade dos produtos
Se o estoque não está sendo supervisionado por você, pode ser que ocorram problemas na qualidade do que você está vendendo.
Produtos errados também podem vir para sua empresa, o que prejudica o processo de entrega dos pedidos.
Mais uma vez, ressaltamos a importância de contar com parceiros confiáveis, que assegurem produtos de qualidade para seus clientes.
Leia também: Fornecedores: saiba como encontrar os melhores parceiros
Dependência dos fornecedores
Dado que você precisa do estoque de terceiros para efetuar suas vendas, é preciso garantir que os fornecedores possuam os produtos comprados pelo cliente, e isso acaba gerando uma certa dependência.
Mas, se formos pensar bem, todo negócio acaba dependendo de outro, em um momento ou outro.
Afinal, o simples fato de necessitar de matéria-prima e insumos de terceiros para fabricar um produto acaba sendo uma dependência para qualquer empresa.
Margem de lucro apertada
Sabendo que o fornecedor participa do processo de vendas, consequentemente a receita ganha com o produto acaba sendo ‘repartida’ com esse parceiro.
Por outro lado, se a loja virtual tem um fluxo de clientes contínuo, a geração de bons resultados é certa, visto que os custos acabam sendo compensados pela alta demanda.
No entanto, isso não é algo fácil de alcançar. É necessário investir em estratégias de vendas como:
- marketing digital,
- SEO,
- melhoria do site, por exemplo.
Vantagens de vender na internet sem estoque
Mesmo diante da lista de aspectos negativos, vender sem estoque é possível e também confere inúmeras vantagens:
- Pouco investimento inicial
- Zero preocupações com a falta de estoque
- Muita flexibilidade
- Diversidade de produtos maior
- Simplificação operacional
- Controle final sobre os preços
Pouco investimento inicial
Se você for vender sem estoque pode respirar aliviado quanto à necessidade de comprar produtos, uma vez que isso não é necessário nesse formato de empreendimento.
Assim, você pode iniciar suas operações mesmo sem ter a mesma estrutura de um comércio varejista tradicional, isto é, sem a necessidade de alocar um espaço para guardar os produtos para venda.
Zero preocupações com a falta de estoque
Quem vende seus produtos físicos e os armazena em um local apropriado sabe da dificuldade de gerir essas mercadorias em épocas de baixa venda.
Isso porque os produtos armazenados representam um investimento que está ocupando espaço e que não está gerando receita.
Em contrapartida, vender sem estoque permite que você apenas encaminhe os pedidos dos seus clientes aos fornecedores e, é claro, sem aquela dor de cabeça para evitar que as peças fiquem encalhadas no depósito.
Muita flexibilidade
Desde que tenha acesso à internet, o vendedor que trabalha sem estoque pode trabalhar de qualquer lugar, sem se preocupar com a vigia do estoque físico.
Como não há produtos que podem ser roubados no seu armazém, todas as tarefas de captação e venda podem ser feitas até mesmo por um aparelho celular.
Diversidade de produtos maior
Escolher um nicho de mercado e vender os melhores produtos é o sonho de todo empreendedor.
Por ter consequência a longo prazo, essa decisão costuma gerar preocupação nos empresários, o que é totalmente compreensível.
Contudo, vender sem estoque possibilita que você passe a trabalhar divulgando milhares de produtos que são perfeitos para gerar aquela receita alta no fim do mês.
Como o processo de armazenagem e entrega não ficam por sua conta, você não precisa se preocupar com aspecto físico do produto.
Além disso, uma vez que o pagamento pela mercadoria só é feito quando o cliente compra, você reduz o volume financeiro que seria necessário para comprar essas dezenas de produtos.
Em outras palavras, ao vender online sem estoque você aumenta a sua capacidade de oferecer uma ampla variedade de mercadorias.
Sua atribuição será apenas vender a mercadoria e o fornecedor é quem a enviará para o consumidor final.
Simplificação operacional
Como as tarefas relacionadas às vendas se tornam mais simples e dinâmicas, a facilidade operacional é uma realidade, já que o fluxo logístico sai da sua responsabilidade.
Controle final sobre os preços
A maioria dos negócios que vendem sem estoque se beneficiam da vantagem de poder definir um preço para o produto que será aplicado ao cliente final.
Assim, sua margem de lucro acaba sendo melhor controlada pelo seu negócio.
Melhores práticas para vender sem estoque
Se você está se perguntando se realmente é possível vender sem estoque, felizmente a resposta é SIM!
Isso é perfeitamente possível, principalmente se você é um lojista iniciante e está dando os primeiros passos na sua loja virtual.
Vamos falar então sobre as melhores práticas para vender sem estoque.
Em primeiro lugar, é preciso dizer que a venda sem estoque é recomendada justamente para quem está começando um novo negócio, mas que não quer ter grandes prejuízos devido a uma grande locação de produtos.
Já quando falamos de vendas na internet, pelo e-commerce, é comum pensarmos apenas nas lojas virtuais. E, ainda que elas bombem nas redes, não são as únicas que têm trazido bons resultados para os lojistas.
Isso porque há diferentes modelos de negócios que possibilitam vender sem estoque, como explicamos nos itens anteriores.
Como explicamos, na maioria dos casos o vendedor vai apenas se preocupar com a venda dos seus produtos, porém as funções de gestão do estoque ficam a cargo de uma distribuidora, por exemplo.
É assim também que funciona a parceria com os fornecedores, onde os mesmos cuidam de todo o processo de armazenamento, separação e entrega dos pedidos.
Por fim, se estivermos falando de um infoproduto, essa logística é ainda mais simples, já que não é preciso alugar espaço físico para guardar peças.
Mas, de forma geral, ainda que você cuide apenas da parte negocial, é necessário investir pesado no marketing para atrair boas vendas, além de, é claro, contar com bons parceiros comerciais para tornar esse trabalho eficaz.
Entendeu como vender sem estoque?
Se você leu todo o conteúdo, já deve ter notado que é sim possível vender sem estoque, não é mesmo?
Como qualquer coisa na vida, esse modelo de empresa traz vantagens e riscos que você vai precisar passar para ter sucesso nessa empreitada.
Por isso, analise com calma os prós e contras desse estilo de empreendimento, para que assim você possa decidir se ele se encaixa no seu perfil de vendedor.
E é claro, tenha ao seu lado as melhores ferramentas de gestão para sua loja virtual.
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