Presente em mais de 100 países, o marketplace Wish visa levar uma experiência de compra móvel, acessível e divertida aos consumidores. E, como as lojas brasileiras podem fazer negócios na plataforma e lucrar com isso, fica a questão: como vender na Wish?

Antes de mais nada, saiba que a venda ocorre via site ou aplicativo. Logo, com a crescente tendência das compras online, esse se tornou um dos maiores marketplaces, “conectando milhões de consumidores a mais de meio milhão de comerciantes no mundo todo”.

No nosso país, o Relatório Setores de E-commerce, da Conversion, aponta que a Wish ocupa o sexto lugar no top 10 da categoria. Só em fevereiro de 2023, foram 2.450.535 de visitas mensais em apps Android e Web, o que mostra o amplo alcance da plataforma.

Para entender mais sobre a plataforma Wish no Brasil e no mundo, continue lendo o artigo. Nos próximos tópicos, confira as características desse canal de venda online, as vantagens, o passo a passo para começar e, ainda, a ferramenta de gestão que facilita o processo.

O que é o marketplace Wish?

A plataforma de compras online Wish conecta compradores e vendedores do mundo todo, destacando-se pela oferta de produtos inusitados por preços competitivos. Aliás, a estratégia da ferramenta é baseada na compra por descoberta, o que se assemelha ao formato das lojas físicas, mesmo que esses negócios aconteçam em ambiente digital.

Por sinal, se você quer descobrir como vender na Wish, é crucial entender os fatores que influenciam a compra online e o comportamento de consumo digital. As transações são feitas via aplicativo e site e, portanto, o alcance do marketplace traz muita visibilidade para o seller, impulsionando os negócios com descontos, bônus e códigos promocionais.

Dica de leitura!

Vantagens do marketplace Wish para comerciantes

Para saber como vender na Wish, vale a pena conferir as principais vantagens da plataforma internacional:

  • comunidade de comerciantes: novos sellers recebem convites para entrar no marketplace e vender para milhões de pessoas pelo mundo afora;
  • alto potencial de lucro: a plataforma cobra uma comissão competitiva do valor das vendas (a partir de 11,70%), sem taxa de inscrição;
  • catálogo de produtos ilimitado: não existe um limite de mercadorias para incluir no portfólio, o que amplia as oportunidades de negócios;
  • vendas personalizadas: tecnologia para entender o comportamento de compra e recomendar produtos, conforme o perfil de consumo.

Quais as taxas da Wish?

De acordo com a Política para Comerciantes, a plataforma cobra “um percentual ou um valor fixo sobre o preço da lista fornecida à Wish pelo comerciante quando um item for vendido”. 

Veja alguns exemplos da comissão progressiva para diferentes categorias de produtos (fora da União Europeia), considerando a taxa de transação de US$ 0,30 por item e o nível no Wish Standards (Platinum, Ouro, Prata e Bronze):

  • eletrônicos: a partir de 11,70%;
  • acessórios de vestuário, roupas, bijuterias, calçados e relógios: a partir de
  • 13,50%;
  • outras categorias: a partir de 12,60%.

Níveis no Wish Standards

O objetivo do programa Wish Standards é “refinar as recompensas de desempenho, oferecer transparência em torno das expectativas dos comerciantes, melhorar a confiança dos clientes e comerciantes e elevar a experiência de compra da Wish”.

Os sellers são classificados em quatro níveis, com base no desempenho: Platinum, Ouro, Prata e Bronze. Segundo a política da plataforma, “quanto mais alto for o seu nível, mais benefícios você pode esperar receber”. 

Essa qualificação envolve diversas métricas, como: feedbacks dos usuários, processamento dos pedidos, rastreamentos válidos e conformidade com as políticas da Wish. Com um bom desempenho, pode-se aumentar as impressões de anúncios, ter posições de destaque etc.

Passo a passo: como vender na Wish? 3 passos + 3 dicas

Se você quer conferir como vender na Wish, tenha em mente que o processo mudou há alguns anos. Atualmente, trata-se de uma comunidade de comerciantes para a qual o novo seller precisa ser convidado

Com isso em mente, confira os 3 passos para pleitear sua entrada no marketplace:

  1. solicite acesso à plataforma Wish para Comerciantes preenchendo o questionário disponível no site;
  2. ao preencher os dados, aproveite para contar um pouco sobre sua empresa, como: receita anual, Stock Keeping Unit (SKU) e afins;
  3. aguarde o contato da equipe Wish, que informará os próximos passos e prestará suporte da configuração da loja, de modo que você possa começar a vender.

3 dicas para vender na Wish

Para ter sucesso nas vendas na Wish em todas as épocas do ano, inclusive em períodos de sazonalidade, não perca essas dicas:

  • faça o upload dos seus produtos o mais rápido possível (e não às vésperas das datas comemorativas);
  • destaque algumas ideias de presentes divertidos, que inclusive podem aparecer em campanhas da Wish;
  • exiba seus produtos no Wish Clips, que é um recurso de vídeo que já mostra a opção de compra.

Como conectar as vendas da Wish no sistema da empresa?

Se você chegou até aqui, já sabe como vender na Wish, certo? Porém, talvez ainda esteja em dúvida sobre a possibilidade de integração com outros sistemas usados pela empresa.

De fato, sabemos que administrar mais que um canal de venda (físico ou online) pode ser uma tarefa difícil, em especial se a ideia é vender em marketplaces de grande alcance.

E, para garantir a organização do negócio, bem como a entrega rápida para o consumidor, é vital conectar suas vendas em um único sistema.

Se você ainda não conhece um ERP, provavelmente está perdendo um tempo precioso na gestão da empresa, com tarefas burocráticas que podem ser automatizadas para que sua equipe tenha mais tempo para o planejamento das vendas.

Dê o play neste vídeo para entender como escolher o sistema de gestão ERP certo para o seu negócio:

Como escolher um bom sistema ERP para a minha empresa?

Como vender na Wish contando com o ERP do Bling?

Independentemente se você quer saber como vender na Wish ou em outro marketplace, o Bling pode ser um grande aliado. Nosso sistema de gestão unifica as operações em um só lugar e descomplica a rotina da sua empresa, automatizando diversas atividades, como: 

  • emissão de notas fiscais, boletos e DANFe;
  • controle de estoque, PDV e frente de caixa;
  • operações logísticas práticas e efetivas;
  • gerenciador financeiro para manter as contas em dia;
  • e muito mais.

Sem dúvida, vale a pena contar com as facilidades propiciadas pelo ERP Bling integrado com o marketplace Wish. Importe e exporte produtos, sincronize o estoque em todos os canais de venda, configure um valor especial para cada plataforma e assim por diante.

Para exemplificar, pode-se receber os pedidos do marketplace automaticamente no ERP, gerenciando todas as etapas até o envio do produto ao consumidor. Isso tudo faz com que sua empresa economize tempo e dinheiro, além de aumentar o potencial de lucratividade.

Finalmente, você já sabe como vender na Wish e agilizar todo o processo logístico. Então, é hora de colocar a mão na massa e lucrar muito com as vendas online.

Boas vendas!