Se você está pensando em abrir um novo negócio de comércio de bebidas, acaba de chegar no lugar certo!
Ao longo deste material, nosso objetivo será te ajudar a dar os passos necessários para aproveitar todos os benefícios desse setor e encontrar seu espaço para crescer.
Mas, porque resolvemos falar sobre como montar um comércio de bebidas?
Um dado interessante impulsionou essa escolha: de acordo com a pesquisa realizada em 2021 pela SEBRAE, só no primeiro semestre do último ano foram abertos 2 milhões de pequenos negócios e o MEI (Microempreendedores individuais) foi o campeão de aberturas, e sabe qual o setor que ficou em 1º lugar nessa área?
Isso mesmo, o comércio de bebidas que no primeiro semestre de 2021 obteve um crescimento de 84% comparado ao mesmo período de 2020.
Ou seja, a expansão de distribuidoras de bebidas é notória e o crescimento do comércio digital é um dos fatores responsáveis por esse aumento. Afinal, a tecnologia é a nossa atual realidade.
E para você que já abriu sua empresa no ramo de bebidas pode ficar contente. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, o setor de bebidas junto com o alimentício foram os que mais mantiveram estabilidade.
O Bling sabe que não é fácil abrir um comércio e que administrar uma empresa é mais difícil ainda. Por isso, caro empreendedor, separamos um passo a passo para te ensinar a abrir e/ou administrar a sua empresa de comércio de bebidas.
Logo, mesmo que você já tenha iniciado sua empreitada, o conteúdo que criamos tem muito a te ensinar e ajudar.
O que você verá no artigo:
Como montar um comércio de bebidas?
Antes de tudo, quando você tomar a decisão de montar um comércio varejista de bebidas será preciso pensar em algumas etapas como:
- localização;
- infraestrutura;
- gestão do seu negócio.
Sendo assim, para te orientar nesse processo, separamos dicas para você não errar na hora de abrir o seu negócio.
Leia também: Como abrir um e-commerce em 8 passos
Localização e Estrutura
Existem alguns fatores que você precisará analisar quando for escolher o local, como por exemplo a estrutura física.
De acordo com um estudo realizado pela SEBRAE, alguns especialistas aconselham que o seu espaço tenha no mínimo 50m².
Afinal, a ideia é que o seu estabelecimento consiga abrigar um estoque, além de um espaço de carga e descarga de mercadorias.
E fora outras áreas como a administração, banheiros e a própria parte onde acontecerão as vendas.
Também será preciso considerar a localização do seu bar ou distribuidora. O consumidor de bebidas alcoólicas ou não alcoólicas é bem abrangente.
Por isso, será necessário um estudo aprofundado do público para saber informações como:
- o poder aquisitivo;
- a faixa etária;
- os hábitos alimentares;
- preferências por bebidas.
Assim como a os produtos oferecidos na mesma região e etc.
Documentações para abrir um comércio de bebidas
Montar um comércio de bebidas vai muito além de achar um local e levantar as portas. Afinal, existem documentações essenciais para que o seu empreendimento funcione corretamente e dentro da lei.
Para dar início a jornada empreendedora no comércio varejista de bebidas é preciso obter o registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade.
Para a abertura do registro o comerciante precisará realizar alguns procedimentos como:
- Registro na Junta Comercial;
- Adquirir o Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Solicitar o registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento;
- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Registro no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura.
Vale ressaltar que a consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal / Administração Regional, sobre a Lei de Zoneamento é mais uma etapa durante o seu processo de abertura.
Capital de giro
O capital de giro é o recurso financeiro que protegerá a empresa caso ocorra possíveis oscilações no seu caixa.
Segundo a SEBRAE, é necessário que a empresa tenha um capital de giro entre 20% a 30% do valor total do investimento da operação.
Ou seja, se o investimento é de R$60 mil é desejável ter de R$12 a R$18 mil de reserva para que o negócio possa fluir sem medo.
Equipamentos e Recursos
Outra dica importante para começar o seu bar ou distribuidora de bebidas é referente alguns equipamentos e sistemas essenciais como:
- balcões e prateleiras;
- freezer e geladeiras;
- tvs, computadores e claro, internet (wifi);
- impressora fiscal para emissão de Notas Fiscais.
Além disso, é importante contar com um sistema empresarial como o Bling, para reunir informações e facilitar a gestão de áreas como:
- controle de estoque;
- vendas;
- entrada, saída e giro do produto;
- cadastro de clientes;
- faturamento e outros.
Conheça mais sobre nossa ferramenta, a seguir.
Automação
A automação é um ponto que vale a sua atenção na hora de gerenciar a sua empresa. Afinal, sabemos o quanto pode ser difícil e burocrático lidar com vendas, estoque e diversos detalhes financeiros. Por isso aconselhamos que você invista em softwares para automatizar a sua gestão.
Existem atualmente no mercado diversos sistemas erps que te ajudam a controlar o estoque, caixa (vendas), cadastro de cliente, faturamento e muito mais, integrando todas as informações em um só lugar e deixando o seu serviço mais rápido, fácil e sem burocracias.
Leia também: Como a automatização do seu processo de venda afeta seu lucro
Como aumentar as vendas no comércio varejista de bebidas?
Quando o assunto é bebida, o Brasil não fica para trás. O país é o quarto que mais consome cerveja no mundo e o terceiro em relação aos refrigerantes.
O mercado por aqui possui ótimas oportunidades e cabe a você empreendedor abraçá-las.
Para que o seu negócio não fique para trás é importante ter em mente três pontos que irão te ajudar a aumentar as vendas:
- tenha um diferencial;
- divulgue seu negócio;
- use a internet a seu favor.
Tenha um diferencial
Parece bobagem, mas quando você decide abrir um negócio além de estudar e avaliar o mercado e concorrentes, é preciso se diferenciar deles.
Agregar valor e características únicas ao seu produto e serviço fará com que o consumidor reconheça o seu potencial e torne-se um cliente fiel.
Divulgue seu negócio
Marketing e vendas andam juntos. Por isso ter um bom planejamento de marketing para PMEs fará com que as pessoas saibam do seu negócio e comecem a comprar com você.
Aposte nas velhas e boas promoções para atrair o consumidor para dentro do seu negócio, use as redes sociais e seus influenciadores locais.
Faça anúncios direcionados e segmentados para seu público e lembre-se de seguir as diretrizes de divulgação de bebidas alcoólicas.
Use a internet
Não subestime o poder da internet! No atual cenário em que vivemos, estar presente no meio digital é fundamental para a sobrevivência do seu negócio.
Hoje quando uma pessoa busca comprar algo, é muito comum ela pesquisar no Google. Dessa forma, é essencial entender como vender pela internet. Use o poder do comércio online para aumentar as suas vendas.
Agora que você conferiu algumas dicas para o seu comércio de bebidas, já pode colocar em prática o seu empreendimento de sucesso.
Para isso, mais uma vez, reforçamos a importância de ter ao seu lado um sistema de gestão completo, feito para pequenas empresas, com preço acessível e fácil de usar.
Além de tornar sua gestão mais assertiva, ele permite que você gerencie todo a operação do negócio em um único sistema, aumentando a sua produtividade, reduzindo gastos e permitindo que você se preocupe com as estratégias de crescimento da empresa.
Tudo isso você encontra no Bling, por isso acesse nosso site, conheça as nossas funcionalidades e entenda como podemos te ajudar a transformar seu comércio de bebidas em uma empresa lucrativa.