Os processos de expedição de pedido são os que mais podem gerar prejuízo para sua empresa. A expedição pode gerar prejuízos tanto com o tempo gasto no processo, quanto com os erros humanos que podem ocorrer. Uma maneira segura de agilizar a expedição de pedidos e torná-la mais segura é utilizando o Picking & Packing. Você conhece esse termo?

Em uma tradução livre, poderíamos chamar Picking & Packing de  “Separar & Embalar”. Contudo, o termo se refere mais especificamente a métodos de aumentar a eficácia nesses dois processos. 

Para vendedores de marketplace em momento de expansão, utilizar Picking & Packing pode salvar a operação. Ele ataca um setor primordial na empresa e torna sua gestão em marketplaces mais ágil e mais segura.

Expedição de Pedidos em Marketplaces

Cada lojista possui um processo de expedição próprio, particular e adaptado à realidade de sua empresa e de sua equipe. Entretanto, a expedição  basicamente cuida de separar todos os itens que devem ser enviados ao cliente final, prepará-los para envio e despachá-los.

Separar os itens não inclui apenas os produtos, mas também o comprovante, seja ele a Impressão do Pedido, a Declaração de Conteúdo ou a NFe, e a Etiqueta de Envio. Nesse processo já existe uma divergência na gestão de cada lojista: a expedição recebe as impressões citadas acima e então separa os produtos? A expedição separa os produtos e então realiza a impressão dos documentos acima? Ou ainda, a expedição recebe parte dos impressos, separa os produtos e imprime o restante posteriormente.

Independentemente da sua forma de gerenciar seus pedidos de marketplaces, o Picking & Packing pode ser utilizado. Para utilizar o método, você pode e deve ter auxílio de parceiros tecnológicos como um HUB, um ERP, ou ambos, se o seu cenário for mais robusto e você estiver em um momento de crescimento nas vendas. Contudo, o processo organizacional do Picking & Packing é feito dentro de sua gestão, independente da solução tecnológica que você utiliza.

Métodos de Picking & Packing

  • Discreto: um processo é executado do início ao fim por cada colaborador, separando um pedido por vez.
  • Por Zona:  estoque segmentado por zonas, com cada colaborador atendendo somente um tipo de SKU.
  • Por Lote:forma-se um lote com vários SKUs e, nesse processo, um único colaborador é responsável pelo lote.
  • Por Onda: cada colaborador atende somente um SKU, mas coordena isso por turnos, ou seja, por intervalos de tempos predeterminados. Essa forma é aplicada em empresas que necessitam de uma grande sincronia da coleta com a expedição.
  • Bucket Brigades: estratégia criada por professores da Georgia Tech  para tornar o processo auto balanceável. Os colaboradores trabalham em sincronia, gerando uma sucessão de tarefas.

Possuir métodos de Picking & Packing definidos é essencial para agilizar sua gestão de marketplaces. Possuindo essa organização interna, ficará mais simples executar os processos e treinar novos membros da equipe.

Além dessa organização, para tornar de fato seus processo mais eficazes, sua equipe mais produtiva e eliminar os erros de separação de produto, seu parceiro tecnológico precisa contar com funções que possibilitem e facilitem a aplicação dos métodos de Picking & Packing adotados.

HUB Marketplace com Picking & Packing

A Venda.la é um HUB Marketplace que possui uma função exclusiva de Picking & Packing nativa no sistema. Essa função permite que o vendedor confira rapidamente os pedidos a serem enviados. 

Com um leitor de código de barras, o Picking & Packing Venda.la possibilita ao lojista checar facilmente informações como:

  • Número do Pedido: o código do pedido em nosso sistema;
  • Produtos: os produtos que compõem o pedido em separação;
  • Rastreio: o código de rastreamento da etiqueta que corresponde a esse pedido, caso ela já tenha sido gerada;
  • Nota Fiscal: o número da NFe, caso ela já tenha sido emitida.

A função torna simples e seguro o processo de separação do pedido. Unindo os métodos de organização com essa tecnologia, o vendedor poderá conferir se todos os itens separados pertencem ao pedido que será despachado.

Além da agilidade que o sistema traz para a expedição, uma das maiores vantagens está em eliminar erros do processo. Conferindo os dados do pedido, da NFe, da etiqueta e dos produtos, o vendedor evita erros como o envio de produtos incorretos.

O Picking & Packing da Venda.la conta ainda com uma tela de conferência e comandos de automação ativados pelo leitor de códigos de barra.

Tela de Conferência do Picking & Packing Venda.la

Após ler o código de barras do pedido, do produto, da etiqueta de envio ou da NFe, a tela de conferência exibe o pedido e todas suas informações. Para as vendas do Mercado Livre, a tela exibe também as mensagens que foram trocadas com o comprador. 

A possibilidade de conferir as mensagens trocadas antes de enviar o pedido é um fator decisivo para evitar prejuízo nas vendas do Mercado Livre. Dessa forma, a expedição evitará o envio de um produto ou variação incorreta, que tenha sido negociada após a compra original.

Pelas configurações do Picking & Packing no sistema também é possível ativar a automação de alguns processos. Pelo leitor de código de barras é possível alterar o status do pedido, por exemplo.

Outra função inovadora dessa função é permitir que o lojista configure um status para o qual o pedido seja alterado automaticamente após o produto ter sido separado corretamente. Dessa forma, assim que o leitor de código de barras validar que o produto separado está correto, o sistema irá alterar o status do pedido automaticamente para o que estiver configurado.

Como a Venda.la possui funções como Emissão de Impressão  Automática de NFe e de Etiquetas de Envio, o vendedor pode determinar que após a separação do produto, o sistema gere e imprima automaticamente a NFe e/ou a Etiqueta de Envio.

A Venda.la é um HUB Marketplace integrado aos principais marketplaces do mercado, plataformas de e-commerce, sistemas de logística e ERPs, como o Bling. O sistema é focado em automações que buscam eliminar erros humanos e fazer com que o lojista gerencie até 20x mais rápido seus marketplaces. Por este link, você pode contratar a Venda.la com 30% de desconto e com isenção na primeira mensalidade.