A proposta comercial é um documento essencial para muitas empresas, não só na hora de prospectar possíveis novos clientes, mas também quando é preciso surpreender um cliente de longa data.

Uma proposta bem montada pode ser a diferença entre fechar ou não um negócio. Afinal, é ela que vai apresentar o valor da sua empresa para o possível cliente.

E com o apoio de um sistema de gestão, a proposta se torna uma ferramenta mais poderosa ainda dentro do funil de vendas.

Continue lendo e aprenda com a gente tudo sobre a proposta comercial!

O que é e para que serve uma proposta comercial?

A proposta comercial é um documento cujo objetivo é apresentar informações detalhadas sobre seus produtos ou serviços, relacionando-os a uma dor que o cliente deseja resolver.

Também conhecida como “orçamento”, ela serve para deixar claro quem é sua empresa, o que vocês fazem, quais produtos e/ou serviços você oferece e, claro, qual o valor proposto.

A ideia por trás da proposta é expressar qual solução sua empresa tem para o problema que o cliente está enfrentando naquele momento e como essa solução será efetivada. Quais são seus diferenciais e qualidades? O que você oferece que é melhor que seu concorrente?

Normalmente quem faz uso deste documento é o time de Vendas, que está tentando persuadir um cliente a fechar um negócio, mas também pode ser usado por um técnico que está orçando um serviço, por exemplo.

Da mesma forma que um vendedor está numa posição capaz de influenciar um consumidor a levar o produto, a proposta comercial também tem o poder de afetar a tomada de decisão dos clientes.

Que tipo de empresa usa a proposta comercial?

Empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos, independente da solução que oferecem, podem utilizar a proposta comercial.

Contudo, para entendermos melhor, podemos usar os prestadores de serviços como exemplo clássico de tipo de negócio que consegue tirar bastante proveito desta ferramenta.

Imagine que nossa empresa presta serviço de limpeza de tapetes. Dependendo do tamanho ou do material do tapete, o valor cobrado poderá ser maior ou menor, e podemos ter um prazo de conclusão diferente também. Talvez também temos um serviço de frete para buscar/entregar o tapete, e ainda podemos ter preços diferentes conforme a forma de pagamento escolhida, ou um desconto caso o cliente opte por contratar limpezas mensais, por exemplo.

Perceba como apesar de ser o mesmo serviço, há uma série de variáveis que além de afetarem o orçamento, podem ser o diferencial que o cliente está buscando. 

E é para isso que serve a proposta comercial: reunir e apresentar todas essas informações.

Como fazer uma boa proposta comercial?

Criar uma proposta comercial convincente ajuda sua empresa a se aproximar do consumidor, melhorando as suas chances frente à concorrência.

E como já comentamos, uma boa proposta deve detalhar o máximo possível sobre o produto ou serviço que sua empresa comercializa, além de explicar como você vai tratar a demanda daquele cliente. Ainda, não podemos esquecer do orçamento em si: o valor cobrado.

A proposta é específica para cada cliente, pois cada cliente estará lidando com uma situação própria. Mas, alguns itens são indispensáveis quando você estiver montando esse documento.

Confira abaixo os itens mais importantes para você considerar na hora de formular o seu modelo de proposta comercial.

Título e informações da sua empresa

Assim como qualquer outro documento, a proposta deve ter um título em destaque. Os dados da sua empresa (endereço, e-mail, telefone, CNPJ, etc) e o seu logotipo devem estar presentes logo no início do documento. 

Data e informações do cliente

A data de geração da proposta deve estar presente e clara no documento, evitando transtornos no futuro.

Da mesma forma que aparecem os dados da sua empresa, devem aparecer os dados do seu cliente – nem sempre teremos todos os dados nesse momento, mas precisamos pelo menos de um nome, a fim de identificar para quem esse orçamento está sendo proposto.

Problema e solução

Já explicamos que a proposta é o documento que apresenta a solução do seu negócio para o problema do cliente. É claro, então, que essas informações não podem faltar. Esse é o momento para você mostrar ao cliente como você vai resolver suas dores, e porquê ele deve fechar com a sua empresa.

Fica a seu critério o quão detalhado ou resumido você quer ser. Vale ressaltar que na fase da proposta, o negócio ainda não foi confirmado, então podemos fazer algo mais sucinto agora, e detalhar o que for necessário após a proposta ser aprovada.

Prazos, garantias e cronograma

É indispensável informar o tempo que você vai levar para entregar o produto, ou para prestar o serviço. Caso seja necessário, apresente um cronograma com as diferentes etapas até a conclusão do projeto.

Nem sempre conseguimos ter exatidão nesse critério, e se for o seu caso, deixe isso claro para o cliente. 

O que não podemos fazer é simplesmente não informar prazo algum – este é mais um ponto que trará confiança para o seu negócio e reforçará que você quer trabalhar com o cliente.

Aqui também entram prazos de validade (se aplicável), prazos de garantia, prazos para alteração no projeto, e até mesmo prazo para aceitação da proposta (antes de precisar fazer uma proposta nova).

Preços e impostos

Todos os itens deverão ter seu preço explícito na proposta. Isso envolve tanto os produtos comercializados, os serviços prestados, e também os materiais que serão gastos durante a execução do serviço.

Além disso, lembre-se dos impostos! Não queremos surpreender o cliente com um valor na hora do pagamento que não estava aparecendo na proposta.

Frete e transportadora

Muitas vezes o frete é que faz toda a diferença na hora do consumidor escolher onde um produto vai ser comprado.

Aqui, o ideal é conversar com o cliente sobre sua necessidade: ele quer economizar com o frete, ou ele precisa do produto com urgência e está disposto a pagar mais caro por um frete mais rápido?

Recomendamos o uso de um sistema de gestão para fazer a cotação dentre várias opções de transporte, oferecendo o máximo de flexibilidade possível para o seu cliente.

Condições comerciais

É a forma de pagamento. Será à vista, parcelado? Já foi combinado se será boleto, cartão, Pix? Foi oferecido algum desconto?

Por exemplo, acontece bastante de uma parte do pagamento ser à vista e o resto é parcelado ou na entrega do serviço/produto.

Tudo isso deve estar bem detalhado na proposta.

Proposta comercial com um sistema de gestão

Agora que você já sabe o que é e como montar uma proposta de sucesso, o próximo passo é colocar a mão na massa.

Com um ERP online como o Bling, você tem a possibilidade de criar propostas comerciais com agilidade e sem dor de cabeça, já que o próprio sistema vem pré-configurado com todos os campos que você conheceu nesse artigo, e muito mais!

O Bling também permite que você crie novos campos e ajuste o visual do documento, garantindo que suas propostas terão a cara da sua empresa e serão customizadas para o seu negócio, oferecendo a melhor experiência para seus clientes, que entenderão que você realmente preparou um orçamento específico para a situação deles.

Ainda, você pode salvar vários modelos de propostas para diferentes necessidades, e todas as suas propostas estarão conectadas com o resto do sistema de gestão da empresa. Lembra que comentamos sobre a importância de personalizar o orçamento para cada cliente, inclusive no que diz respeito ao transporte? Essa integração com o resto do Bling permite que você realize cotações de frete com todas as logísticas cadastradas, garantindo que seu cliente terá a melhor solução possível.

Além disso, você pode transformar a proposta em uma venda, em nota fiscal, em ordem de serviço, e também fazer todo o controle de estoque, finanças e comissões de técnicos e vendedores, já que todos os módulos do ERP conversam entre si.

Com a proposta finalizada, o Bling deixa você escolher se deseja imprimi-la, ou enviá-la para seus clientes através de e-mail ou diretamente no WhatsApp.

Clique aqui para conhecer tudo sobre as propostas comerciais do Bling.

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