Para garantir o sucesso do seu negócio, é muito importante acompanhar certos indicadores básicos, como lucratividade e rentabilidade. Com a popularização das compras pela internet nos últimos anos, cada vez mais empreendedores buscam investir em lojas virtuais. Mas você sabe como calcular o lucro de e-commerce?

Entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade e saber calcular cada um desses indicadores é essencial para analisar corretamente os dados de vendas online e determinar se eles vão trazer os resultados esperados.

Para saber como fazer isso, continue acompanhando este artigo!

O que é preciso para calcular o lucro de e-commerce?

Antes de começar a calcular, devemos estabelecer alguns conceitos básicos para garantir que seu e-commerce está indo no caminho certo.

Receita X Lucro

A receita bruta é toda a renda decorrente das vendas. Uma armadilha muito comum entre novos empreendedores e pequenos empresários é focar no número de vendas e faturamento (que correspondem à receita bruta) e não levar em consideração os custos que estão por trás dessas operações.

O lucro líquido é justamente o valor da receita bruta depois de descontados todos os custos e despesas (fixas e variáveis) envolvidas na fabricação de um produto ou na execução de um serviço.

A partir do lucro líquido é que se calcula a margem de lucro — ou lucratividade — de um determinado produto. A rentabilidade também é calculada a partir do lucro líquido, mas indica o retorno sobre o investimento realizado.

Como fazer os cálculos corretamente?

Para demonstrar como calcular o lucro de e-commerce em um exemplo, vamos partir do seguinte cenário:

  • investimento: R$ 100.000,00;
  • receita bruta: R$ 50.000,00;
  • custos/despesas: R$ 35.000,00.

O cálculo do lucro é a receita bruta menos os custos. Portanto:

  • lucro: R$ 50.000,00 – R$ 35.000,00 = R$ 15.000,00.

A margem de lucro é a porcentagem da receita a que o valor do lucro corresponde:

  • lucratividade: R$ 15.000 / R$ 50.000 = 0.3 x 100 = 30%.

E a rentabilidade é a porcentagem do investimento a que o valor do lucro corresponde:

  • rentabilidade: R$ 15.000 / R$ 100.000 = 0.15 x 100 = 15%.

Lembrando que o cálculo do lucro líquido deve incluir todos os gastos relevantes, como folha de pagamento, transporte, hospedagem do site, marketing, e assim por diante.  A partir da margem de lucro também é possível estabelecer qual seria o volume de vendas ideal para atingir as metas da empresa.

É recomendável estimar uma margem de lucro pretendida antes de definir o valor de venda, a fim de assegurar uma rentabilidade dentro do esperado. Só procure levar em consideração o mercado, para que o preço estabelecido não esteja alto demais a ponto de afetar as vendas.

Como potencializar a lucratividade de e-commerce?

Depois de calcular corretamente a sua lucratividade e rentabilidade, é hora de fazer um bom planejamento baseado nesses números. Aumentar a lucratividade vai envolver basicamente duas possibilidades: aumentar as vendas ou diminuir os gastos. Tanto uma quanto a outra podem se beneficiar de um investimento em ferramentas mais modernas.

Um software ERP, que promove integração de sistemas e automatização de atividades, pode ser um aliado inestimável na redução de custos, especialmente para e-commerce, que é um setor que requer muita agilidade. Além de melhorar a eficiência dos processos, o ERP ainda é uma ferramenta de fácil acesso, que pode ser disponibilizada na nuvem.

Entendendo os conceitos de lucratividade e rentabilidade na hora de calcular o lucro de e-commerce, fica muito mais fácil analisar os resultados de vendas corretamente para planejar o futuro e tomar decisões estratégicas — como o investimento em ERP.

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2 Comentários

  1. André

    10/04/2018 at 11:13

    Esclarecedor. Seria interessante em uma próxima postagem mostrar como apurar os custos e as despesas por produto.

    1. Bling

      Bling

      10/04/2018 at 11:33

      Oi André bom dia! ótima sugestão! Agradecemos o comentário! 😉

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