A transformação digital tornou a tecnologia acessível a pequenas, médias e grandes empresas. Com a implementação dos recursos tecnológicos disponíveis, as organizações passaram a ter acesso a otimização de processos, a automação de tarefas e a possibilidade de fazer mais em menos tempo, com mais segurança e qualidade. Mas, como aplicar a tecnologia no seu dia a dia? Uma das opções é usar o ERP para varejo.

O sistema ERP para varejo foi criado para auxiliar o trabalho de quem vende no comércio, seja nas lojas digitais ou físicas.

A partir desse software é possível integrar e automatizar os processos de venda para manter a organização do negócio ao mesmo tempo que expande a operação.

O software para comércio varejista é uma ferramenta que auxilia muitos os diferentes tipos de negócio do setor, e é sobre isso que vamos tratar neste artigo. 

Aqui apresentaremos quando e porquê optar por um ERP de varejo, seja ele online, híbrido ou físico. Continue a leitura para entender. 

O que é ERP?

ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão para o negócio, que oferece acessibilidade para centralizar processos e gerir os dados de uma maneira mais integrada e confiável, facilitando a execução de atividades empresariais e a tomada de decisão.

A partir dos dados que são armazenados pelo software, são feitos diversos diagnósticos aprofundados a respeito das medidas que seriam necessárias para aumentar a produtividade e reduzir os gastos. 

Com a integração que proporciona, diferentes setores de uma mesma empresa podem se comunicar de forma objetiva, entre eles, o controle financeiro, a gestão de vendas e o acompanhamento de estoque. 

Todos podem ser executados dentro de um sistema ERP e otimizar a velocidade com que tudo acontece.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre ERP Financeiro

Como funciona o ERP para varejo?

O varejo tem por definição a venda de produtos e serviços ao consumidor final, e o ERP é uma ferramenta que auxilia esse processo de integração de vendas entre a loja virtual, marketplace e rede social. 

Em uma realidade em que existem cada vez mais canais de venda para alcançar clientes e concluir transações, um negócio que atua com o varejo digital precisa encontrar uma forma de centralizar as informações. 

Somente assim o gestor será capaz de acompanhar o que acontece dentro do negócio e tomar as decisões necessárias para oferecer a melhor experiência possível ao cliente.

Contudo, ainda existem muitos varejistas que com múltiplos canais de venda optam por gerir o negócio sem qualquer integração entre as informações de cada plataforma. 

É possível fazer isso? Sim. É recomendado? Não.

Problemas da falta de integração dos canais de venda

A falta de centralização dos dados de vendas causa muitos problemas para um negócio de varejo, e talvez o mais emblemático seja a dificuldade na gestão e atualização do estoque

Se você tem múltiplos canais de venda e não integra as informações entre eles, corre o risco de vender um produto que já acabou e não está em seu estoque.

Ao fazer isso, será necessário cancelar a venda, o que resulta em perda de capital e gera uma experiência ruim para o consumidor, que pode desistir de comprar com você e criar uma percepção negativa sobre a sua loja. 

Esse é apenas um problema da falta de integração entre os canais de venda do varejo, vale lembrar que sem a centralização, dados como volume de vendas, taxas de conversão, atualização de novos produtos que chegaram ao estoque e até a comunicação com as transportadoras, podem ficar desatualizados e prejudicados.

Para evitar que tudo isso aconteça, a implementação de um ERP para varejo online é a solução que faltava em seu leque de ferramentas para gestão. 

Ele irá te ajudar a mediar uma operação comercial, seja no comércio online ou físico. 

O ERP para varejo contribui para as operações do dia a dia e auxilia o lojista no processo de oferecer uma melhor experiência ao cliente final. 

Por que implementar um software para comércio varejista?

Quando o lojista está prestes a contratar uma ferramenta de gestão, no caso um sistema ERP para varejo, que vai auxiliar na gestão do negócio, ele passa a pesquisar as ferramentas que melhor se encaixam dentro da sua necessidade, do seu nicho de mercado e, principalmente, dos canais de venda

Ou seja, existem ERPs mais direcionados para quem trabalha diretamente no varejo de loja física e outros mais adequados para quem trabalha no e-commerce. Uma vantagem importante da ferramenta é a integração de PDV

Atualmente as ferramentas de gestão estão bastante desenvolvidas, como é o caso do sistema de ERP para varejo do Bling. Nesses casos, o software atua nas duas frentes de varejo: físico e online.

Exatamente por isso são capazes de integrar as operações das lojas físicas e virtuais, além de incluir outros canais de venda como redes sociais e marketplaces. 

Ao fazer isso, permite que você faça toda a gestão do negócio, e de todos os canais de venda, em uma única plataforma.

Na prática, isso significa que a venda de uma mercadoria na loja física será atualizada nos demais canais, como seu e-commerce. 

Ao fazer isso, o estoque é atualizado automaticamente, o que evita a venda de itens que já acabaram. 

Outro benefício é a notificação prévia de que uma mercadoria está acabando, avisando a necessidade de compra de mais produtos.

E esses são apenas alguns dos recursos disponíveis na integração proporcionada pelo ERP para varejo.

De maneira geral, a funcionalidade de integração com e-commerce e marketplace do ERP  Bling permite que você gerencie todos os processos do seu negócio, desde a venda até a entrega, a partir de uma única ferramenta. 

Garantindo a integração com as maiores plataformas de e-commerce e marketplaces.

Vantagens do ERP para varejo

Diante dos problemas que listamos acima, o ERP para varejo, quando direcionado ao seu tipo de público (físico, online ou híbrido) é um aliado na gestão do negócio como um todo.

Quando se utiliza um ERP para varejo, outras vantagens são importantes: 

  • Organização interna;
  • Sincronização de vendas, estoque e entregas;
  • Emissão de notas fiscais e boleto bancário;
  • Agilidade na comunicação entre os setores;
  • Integrações aos canais de venda;
  • Integrações logísticas;
  • Redução de custos e otimização de tempo. 

Funcionalidades do ERP para varejo online

O ERP para varejo auxilia em processos como:

  • a mensuração de vendas;
  • estoque;
  • contas a pagar e a receber;
  • gestão de tributos;
  • logística de entrega. 

Também são importantes para emissão de documentos como notas fiscais e boletos, fatores que facilitam a experiência de compra do cliente.

No varejo físico, funções como PDV e frente de caixa são importantes aliados, assim como no e-commerce, as integrações aos canais de venda é que agem como facilitadores do negócio. 

Quer mais informações sobre o uso do ERP para varejo online? Então assista ao vídeo com o especialista Bruno de Oliveira, que compartilha informações importantes sobre a ferramenta.

Quais os tipos de ERP?

Existem diferentes tipos de ERPs no mercado e esses podem apresentar ferramentas que impactam diretamente no dia a dia do lojista, por isso é fundamental fazer um teste grátis antes de contratar qualquer ferramenta, assim é possível entender na prática como funciona o ERP. 

  • ERP gratuito: verão gratuita para que os clientes possam fazer um teste da ferramenta em uso;
  • ERP para e-commerce: mais direcionado para negócios online;
  • ERP para tamanhos diferentes de negócios: assim como existem ferramentas mais adequadas para micro e pequenas empresas, também existem ferramentas para empresas de tamanho médio e grande;
  • ERP para determinadas áreas de atuação: existem ferramentas para negócios específicos, como restaurantes, hospitais, escritórios de contabilidade, etc. Por isso, é imprescindível entender o tipo de negócio no momento de indicar ou contratar um ERP. 

Qual o melhor ERP para o meu varejo?

O melhor ERP para o seu varejo é o que se encaixa dentro da sua proposta de negócio, dependendo do ramo de atuação e localização da empresa.

Contudo, de maneira geral, a melhor opção é contar com um ERP online e com armazenamento em nuvem para manter o seu negócio conectado e garantir acesso de qualquer lugar. 

Utilizar um ERP é uma certeza para quem trabalha com varejo, já que a integração de vendas é uma facilidade importante para o lojista e também para o cliente.

Com menos tarefas operacionais, o gestor ganha mais tempo para estruturar campanhas de venda e deixar o ERP sincronizar as informações de gestão. 

Comece então fazendo o teste grátis do sistema ERP para varejo do Bling! e veja todos os benefícios que ele pode trazer para a gestão das suas lojas e pontos de venda físicos e virtuais. 

Depois do período de teste grátis, escolhe um dos planos a partir de R$30 mensais para empresa.