Quem está no universo online, já comprovou que os marketplaces são uma maneira de conquistar novos clientes e possibilidades no e-commerce. Para quem está começando, estar integrado a grandes canais de venda é fundamental para adquirir mais vendas, ter a possibilidade de criar boas experiências de compra e consequentemente garantir boa reputação online ao negócio. 

O crescimento do comércio eletrônico já era uma tendência e uma crescente no mercado de vendas, nacional e internacional. A partir do fechamento obrigatório de estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais como medida de combate à pandemia do novo Covid-19, comprar online tornou-se uma forma de continuar fazendo compras, desde supermercados, itens de necessidade básicas e outros artigos. Segundo pesquisa do E-Commerce Brasil as compras online devem gerar faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, crescimento de 21% em relação ao ano passado. 

Neste cenário, para muitos lojistas, vender pela internet se tornou a melhor (e em alguns casos a única) opção para continuar realizando seus negócios. Muitos empresários estão criando a sua loja virtual ou entrando em marketplaces para escalonar vendas e ganhar mais destaque no varejo online. 

Além disso, o marketplace pode trazer mais simplicidade para algumas operações, uma vez que possui um sistema de gestão como o Bling, integrado para padronizar seu atendimento, o que pode facilitar a logística para e-commerce e a emissão de nota fiscal, a partir do ERP no varejo.

O que é Marketplace e quais as vantagens? 

O marketplace é um site voltado ao comércio eletrônico destinado a vender produtos de diferentes lojas. É um shopping virtual onde é possível encontrar opções de produtos e serviços oferecidos por estabelecimentos parceiros. Ele funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que reúne vários lojistas. O conceito de marketplace, portanto, é de um site de vendas colaborativo.

Para vender no marketplace primeiramente é necessário que o lojista se cadastre na plataforma e se adeque às regras e taxas de pagamento de cada plataforma. Para quem está começando no e-commerce, vender através de marketplaces é uma boa alternativa, pois oferece maior visibilidade, assim como para negócios já consolidados que queira ampliar sua presença digital. O que é válido é pensar em oferecer diversas condições para que os consumidores adquiram seus produtos online. Confira algumas vantagens em estar presente em marketplaces:

1. Sua loja em um shopping virtual

Vender em marketplace também permite que o vendedor tenha mais ofertas, com a possibilidade de oferecer diferentes produtos, mesmo que não os tenha em seu estoque físico. Todas essas possibilidades oferecem mais chances de um crescimento exponencial em um período de tempo menor do que um e-commerce.

2. Menor investimento com publicidade 

Ao vender em marketplace, o lojista pode gastar menos com marketing – afinal, o próprio sistema inteligente da plataforma ajudará a divulgar para os clientes que têm o perfil dos seus produtos. Além disso, a plataforma já deverá fazer os investimentos em segurança, mantendo a proteção dos dados dos seus consumidores por um custo menor para o lojista.

3. Maior alcance para sua loja 

Estar integrado a marketplaces, significa poder alcançar uma grande variedade de públicos, permitindo às lojas forte presença digital. Também é importante estar em diversos marketplaces para que esse alcance seja ainda maior, indo ao encontro da procura do consumidor. 

4. Praticidade para quem compra e para quem vende

Imagine uma loja física em uma rua. Agora imagine esta mesma loja física em um shopping. As chances de as pessoas com desejo de compra passarem pelo seu estabelecimento se amplia devido ao local onde está localizada: num espaço onde as pessoas vão para comprar produtos variados. O marketplace é isso: um shopping virtual onde as lojas podem vender seus produtos ao público que já procura o site de compras. Por isso é vantajoso para quem compra (que encontra produtos variados em um mesmo site) e também para quem vende (que tem a oportunidade de mostrar seu produto a um público variado. 

5. Aumento de chances de vendas 

Um outro ponto muito benéfico dos marketplaces é que eles proporcionam maior retenção dos consumidores. Isso porque eles ficam mais tempo na página, o que normalmente oferece a chance de maior navegação entre seus produtos. 

Dicas para iniciar as vendas em marketplaces

O comportamento do consumidor é um fator que está mudando, mostrando maior interesse nas compras pela internet, e cada vez mais, as empresas percebem que depender somente de vendas na loja física pode ser um limitador, e vender em outros canais, como loja virtual e marketplace é uma forma viável de manter a operação viva e saudável financeiramente.

Para quem está iniciando o trabalho no e-commerce é importante estudar o mercado e as plataformas onde quer vender para poder ter em mãos boas ferramentas para auxiliar no trabalho, e integrar seus canais de venda e gestão. Por isso, a primeira dica é sempre dispor de um sistema de gestão online , pois ele faz integrações com os maiores marketplaces do mercado e passa a se  tornar um aliado no trabalho do dia a dia, aumentando a produtividade dos colaboradores e garantindo mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica. Na hora de publicar seus produtos no marketplace, algumas dicas fazem toda a diferença. Confira algumas que separamos:

  • Faça descrições completas dos produtos

Quanto mais informações – e apresentadas de forma clara – a descrição do seu produto tiver, maiores as chances de conversão!

  • Use fotos que se destaquem em meio à concorrência

Boas fotos do produto, além de chamar a atenção do consumidor, ajudam a eliminar dúvidas sobre os produtos e passam mais confiança.

  • Escolha a plataforma mais adequada para seu negócio

Saiba o diferencial de cada plataforma, para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.

  • Cadastre e venda seus produtos

Com os produtos devidamente cadastrados na plataforma, você poderá vendê-los com muita praticidade.

  • Não se esqueça de ter presença de marca

Um dos pontos apresentados como negativos do marketplace é a predominância da plataforma sobre o visual da marca. No entanto, é possível colocar a marca da sua loja em seus produtos, criando um vínculo entre sua empresa e o consumidor.

  • Cuide da logística e fique de olho nos prazos de entrega

A logística é um fator determinante para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, é necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação.

  • Fique atento ao gerenciamento de contas do negócio

Apesar do marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precisa ter um pouco de atenção. Também fique de olho na taxa de comissionamento para não ter surpresas após começar as vendas. 

Com uma plataforma de gestão todos os canais da loja ficam integrados. O Bling permite que empresários possam organizar a gestão do negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência. São diversos serviços que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores entre outros. Além disso, o Bling é integrado com os Correios e com as maiores plataformas de e-commerce e marketplace do país.

Vendendo em múltiplos canais 

Para ter presença no e-commerce uma estratégia interessante que o lojista pode adotar é estar em múltiplos canais. Estar em múltiplos marketplaces se reverte em ter mais chances de vendas efetuadas. 

De modo geral, os marketplaces são vantajosos, tanto para quem compra, quanto para quem vende, facilitando a procura e a oferta de produtos. 

A audiência que um marketplace tem a loja virtual sozinha pode demorar muitos anos para ganhar, pois isso, começar as vendas em um marketplace é sempre importante. 

Quanto maior a audiência, mais o público que você deseja estará disposto a comprar o seu produto. Por isso vale analisar quais marketplaces estar presente, levando em conta o seu nicho de mercado para estar onde o consumidor do seu produto vai comprar.

Para vender mais e melhor

Algumas estratégias são interessantes para efetivar ainda mais vendas através de marketplaces. 

Frete grátis:

Essa é uma dica importante mas é preciso analisar os números da operação para ver se será viável para o seu negócio. Benefícios como frete grátis deixam o consumidor mais propenso para a compra e torna seu produto mais competitivo perante o mesmo produto de uma loja que tem custo de entrega. Outra opção interessante pode ser o comprar na site e retirar na loja, quando houve essa opção. Os motivos que levam o consumidor a preferir este formato é justamente o fato de não precisar pagar valor de frete, e também a instantaneidade em poder ter o produto de forma mais rápida. 

Integre as diferentes plataformas:

Criar um negócio unificado pensando sempre na experiência do consumidor passa por integrar as diferentes plataformas utilizadas. Isso cria um negócio unificado e com mais oportunidades de vendas. Além disso também é importante pois colabora para a organização do negócio como um todo, incluindo a expansão digital, a otimização de tempo de gestão e a exploração de diferentes oportunidades comerciais.  

Organize os processos:

Gerenciar um negócio no e-commerce também envolve muito processo de gestão interna. Manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados. O Bling, que é pensado para negócios de e-commerce, mantém seu sistema financeiro integrado às vendas e a entrega, fazendo com que o registro de tudo o que acontece no seu negócio tenha uma única central de informações. Ou seja, o ERP é um aliado para operacionalizar os serviços relacionados ao e-commerce de forma integrada com todas as frentes de atuações. 

Use o Bling para vender em marketplaces

No Brasil, diversos marketplaces ganharam força nos últimos anos – e com a pandemia ainda mais relevância. Entre os principais podemos citar o Mercado Livre, Amazon, B2W, Magazine Luiza, Via Varejo, Carrefour, entre outros. Se no mundo das vendas online, o marketplace é um shopping virtual, é bem interessante para o lojista estar inserido no canal de vendas para aumentar seu faturamento, conseguindo maior visibilidade e consequentemente, novos clientes. 

Optar pela integração de marketplace, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. Isso amplia as possibilidades do vendedor converter ao mesmo tempo que marca a presença da marca e seus produtos, ampliando a vitrine a diferentes consumidores.Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.

O Bling! possui integração com Shoptime, Submarino, Mercado Livre, Amazon, Carrefour, Magazine Luiza, Netshoes, Dafiti, Via Varejo e muito mais!

A gestão da sua loja em marketplace também fica simplificada, uma vez que boa parte do processo é feita diretamente pela plataforma. Sendo assim, o lojista pode se focar em oferecer o melhor serviço e os melhores preços, tornando-se mais competitivo.

No e-commerce, a experiência do cliente sempre deve ser observada como um todo, desde quando o cliente pesquisa o produto, a fácil visualização de detalhes (boas fotos), informações no marketplace, contato com o lojista, até chegar na logística de entrega. A jornada é longa e os cuidados são muitos, fique de olho nas condições e prazos de entrega. A logística é um fator determinante para a finalização do pedido do cliente.

Lembre-se que a reputação da sua loja online, mesmo através de marketplaces, é fundamental para ganhar a confiança do consumidor. Ou seja, investir energia para que a experiência do seu cliente seja positiva, do início ao fim, é importante para garantir a confiança de possíveis clientes. 

É por isso que um sistema de gestão como o Bling é tão importante para gerenciar seu negócio virtual em múltiplos canais de venda. Ter a sincronização do fluxo de caixa, estoque e logística em uma mesma plataforma, facilita o seu trabalho e confere organização aos seus processos. O universo do e-commerce é cheio de oportunidades mas também de muitos concorrentes. Por isso, fazer um serviço de excelência é importante para quem quer vender mais e atender bem às expectativas dos seus clientes.

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